





Fenômeno do forró romântico na atualidade, a banda Seu Desejo foi uma das mais requisitadas dos festejos juninos no Nordeste. Com tamanha demanda, a vocalista Yara Tchê precisa se preocupar também com o guarda-roupa extenso. Nesta temporada, a cantora roubou a cena pelos looks, que misturam tendências à lá diva pop com elementos tradicionais do festejo.
“Ah, o São João é minha época preferida e mais esperada! Eu gosto de pensar nos figurinos como parte do show mesmo, não é só roupa, é linguagem, é a representação da Yara Tchê”, disse a voz do hit “Beijos, Blues e Poesia” em conversa com o Purepeople.
Para se apresentar em Macaranaú, no Ceará, onde Seu Desejo levou mais de 170 mil pessoas, a estrela apareceu com um body azul cravejado de pedrarias prateadas, com franjas metalizadas no busto e nos braços, e botas brancas. Já em Campina Grande, que disputa com Caruaru o título de maior São João do mundo, a escolha foi um visual de noivinha, com vestido branco de saia armada e delicadas aplicações de borboletas em tons de rosa (+ os looks citados nesta matéria podem ser vistos na galeria de fotos acima).
“Me inspiro muito nas raízes nordestinas, mas também nas tendências que me encantam para subir no palco e mostrar que a gente pode ser cultural, sensual e ousada.”
Xadrez, tendência clássica do São João, também apareceu nas produções de Yara, como no vestido com estampa xadrez colorida, cheio de babados volumosos e aplicações de flores, que ela usou para apresentações em Arcoverde (PE) e Monteiro (PB). No entanto, a vocalista reforça o gosto por misturar o tradicional e o moderno.
“Eu amo um xadrez! Mas não precisa ser sempre aquele clássico, né? Gosto de brincar com as cores, com os cortes... adoro pegar essas referências e dar uma modernizada. É um São João raiz, mas com glow moderno”, conceituou.
Questionada sobre o figurino favorito desta turnê, Yara escolhe o vestido usado no São João de Petrolina - não coincidentemente a cidade pernambucana que a abraçou e onde ela e o colega de palco e ex-marido Alessandra Costa moram há mais de 15 anos.
A artista subiu ao palco com um vestido branco, com bordados pretos que remetem a xilogravura de cordel. “Me senti poderosa. Figurino pra mim é isso, não é só beleza, é armadura pra encantar”, refletiu.
Seu Desejo encerrou junho com 40 shows e já anunciou mais de 30 datas confirmadas para o mês de julho. O volume alto de trabalho exige uma logística muito cuidadosa quando o assunto é o figurino.
“Olha... É um desafio maior que cantar (risos). A gente acaba fazendo um cronograma detalhado do que vou usar em cada show, sempre pensando no conforto e no espaço da mala.”
O responsável pelos figurinos de Yara é o estilista Mateus Carvalho. Eles trabalham juntos desde os tempos em que ela estava nos vocais da banda Desejo de Menina. O designer também já atendeu outras estrelas do forró, como Ohara Ravick, da Calcinha Preta. Apesar da parceria de longa data, a gaúcha participa de todo o processo.
“Sou dessas que gosta de acompanhar tudo, de participar, de escolher tecido, modelagem, tudo mesmo! Às vezes, mando uma referência do nada, porque a moda pra mim é uma extensão da minha voz. O palco é o meu lugar de expressão e o figurino ajuda a contar a história junto comigo.”
Yara também viraliza seus looks fora do São João. Em maio, a cantora se tornou assunto ao recriar um figurino de Sabrina Carpenter para um show em João Pessoa. Ela faz mistério, mas adianta que, em breve, pode surgir inspirada em outra diva pop.
“Eu amo misturar o que é nosso com o que vejo lá fora... estou me empenhando nos looks esse ano, não só nas botas! Pode esperar mais sim, viu? Não vou dar spoiler, mas tem uns visuais vindo aí que vão deixar vocês de boca aberta!”.


