Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Namoro
Sertanejo
Últimos Web Stories
Famosos do esporte
Instagram dos famosos
Gravidez das famosas
Look de famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Pantanal
Novela Cara & Coragem
Novela Além da Ilusão
Novela Carinha de Anjo
Novela Poliana Moça
Novela Reis
Novela A Favorita
Resumo de novelas
TV
Power Couple Brasil
Masterchef Brasil
A Fazenda
BBB 23
Reality Show
Domingão com Huck
Caldeirão
Mais Você
Encontro com Fátima
Séries
Filme 365 Dias
Casamento às Cegas Brasil
Cinema
Séries e filmes
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Virginia Fonseca
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Paolla Oliveira
Wanessa
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Jade Picon
Andressa Suita
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Casamento
Noivas
Looks para casamento
Make para casamento
Penteados para casamento
Inverno
Beleza & Estilo
Cabelos
Maquiagem
Cuidados com a pele
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Beleza & Estética
Saúde e Bem-estar
Beleza Madura
Dieta
Astrologia
Coluna É Trend!
Home Últimas Notícias

São João de Campina Grande 2022 volta ao Parque do Povo após duas edições online. Confira detalhes!

São João de Campina Grande 2022 volta ao Parque do Povo após duas edições online. Confira detalhes!
21 fotos
O São João de Campina Grande reencontra o público presencialmente em 2022 com um line-up repleto de grandes estrelas. Confira os principais destaques do evento, veja a programação completa e descubra curisiodades reveladas pelas estrelas da festa!

Um dos eventos mais aclamados da Paraíba desde a década de 1980, o São João de Campina Grande está de volta em 2022 depois de duas edições inteiramente online por conta da pandemia. Neste ano, a festa acontece do dia 10 de junho até 10 de julho, com 24 dias repletos de grandes shows.

+ São João Purepeople: Claudia Leitte revela detalhes sobre show em Caruaru, Xand Avião celebra retomada, Solange Almeida detalha rotina intensa e informações sobre o São João de Caruaru!

Para marcar a primeira edição do evento após a pandemia da Covid-19, o São João de Campina Grande vai homenagear um ícone do forró que faleceu em janeiro de 2021 vítima da doença: Genival Lacerda. O cantor já havia sido celebrado na última edição online, mas, agora, os tributos acontecerão no palco principal.

Os grandes espetáculos acontecem no Parque do Povo, mas as programações do São João de Campina Grande estão espalhadas por toda a cidade. Neste ano, o público pode conferir shows e atividades culturais regionais nos distritos de Galante e São José da Mata. Há, também, eventos privados, como o Arraiá de Cumpade e Vila Sítio São João, que ajudam a atrair ainda mais turistas. A seguir, confira os principais destaques do evento e conheça mais sobre a história!

SÃO JOÃO DE CAMPINA GRANDE 2022: LINE-UP É MARCADO POR LENDAS DO FORRÓ

Já na noite de estreia (10/06), o Parque do Povo receberá um line-up com diferentes gerações do forró. A abertura do evento ficará a cargo de Flávio José e, em seguida, o "comandante" Xand Avião comanda a festa. Para encerrar a noite, João Lacerda, filho de Genival, o grande homenageado da edição sobe o palco. Nonato Neto completa a grade do primeiro dia.

Das tradicionais bandas aos artistas revelados por estas que hoje estão em carreira solo, a grade do São João de Caruaru recebe grandes ícones do forró eletrônico. Cavaleiros do Forró, Limão Com Mel, Eliane, Calcinha Preta, Banda Magníficos, Taty Girl, Solange Almeida e Walkyria Santos são alguns dos nomes que abrilhantam o evento; boa parte deles toca em julho (confira a programação completa abaixo).

Já da nova geração do forró e do piseiro, Luan Estilizado, Mano Walter, Avine Vinny, Matheus Fernandes, Nattan, Mari Fernandez e Zé Vaqueiro são alguns dos nomes muito aguardados pelo público. Alguns destes, vale destacar, enfrentarão uma maratona intensa de São João para grandes públicos pela primeira vez porque começaram a fazer sucesso durante a pandemia.

Para manter a tradição, Elba Ramalho se apresentará, mais um ano, no dia 23 de junho, véspera do São João. Desde os anos 1980, ela comparece ao São João de Campina Grande na mesma data. "Subi nesse mesmo palco com meu barrigão de grávida e, dois dias depois, Luã [filho da cantora com Maurício Mattar] nasceu. Por isso, sempre venho nesse dia", disse a artista, em entrevista à revista Isto é Gente, em 2000.

A noite de São João, 24 de junho, será marcada pela estreia de Juliette no evento. A artista nasceu em Campina Grande. Já para o encerramento da festa, em 10 de julho, a cidade receberá um show de Wesley Safadão, recordista de público na última edição, em 2019.

JONAS ESTICADO CELEBRA RETORNO DO SÃO JOÃO: 'COMO SE FOSSE A PRIMEIRA VEZ'

O cantor Jonas Esticado já pode comemorar antecipadamente o sucesso do período: são 43 shows já confirmados, com chance de adicionar ainda mais espetáculos à agenda. Atração do São João de Campina Grande e, também, em Caruaru, o forrozeiro conversou com o Purepeople sobre a expectativa de retorno das festas.

"Eu diria que é uma mistura de sentimentos: felicidade, gratidão e outros que não consigo explicar. Se a gente parar para pensar, estávamos dois anos em casa, sem shows, sem o calor do público, sem aquela adrenalina dos palcos. Voltar para a estrada e fazer o que eu mais amo não tem explicação", conta Jonas.

O cantor destaca o primeiro ano nos principais eventos de São João do Nordeste como a lembrança mais emocionante neste período. "Eu sempre via tudo pela TV, então, a primeira vez que cantei, subi ao palco, há uns quatro anos, para mim, foi emocionante, e continua sendo, pois desde quando realizei esse sonho, todos os anos volto aos palcos e a sensação é sempre como se fosse a da primeira vez. Graças a Deus e ao público, estou dentro desses maiores eventos todos os anos e tenho a oportunidade de levar essa mesma energia e o forró para outras celebrações pelo Brasil", comemorou.

VOCALISTA DO CAVALEIROS DO FORRÓ, KALLY FONSECA DETALHA PREPARAÇÃO PARA O SÃO JOÃO

Com 20 anos de estrada, a Cavaleiros do Forró é uma das bandas de forró eletrônico mais aguardadas do São João de Campina Grande. O grupo sobe ao palco no dia 15 de junho. Em depoimento exclusivo para o Purepeople, a vocalista Kally Fonseca dividiu detalhes sobre a rotina de preparação para enfrentar a maratona de shows do período junino.

"Já estou me preparando, tomando bastante água, tendo uma alimentação balanceada, saudável. Sempre que eu chego de viagem, pelo menos, uma ou duas vezes na semana, eu faço meu cardio, faço meu treino. Tomo bastante vitamina C, vou cuidando bem da minha imunidade porque tenho que ficar na pressão pra esse São João", revelou.

Kally entrou na Cavaleiros no final de 2019 e ainda não teve a oportunidade de viver a frente da banda a loucura do São João, mas ela se mostra muito animada com a maratona depois de 2 anos de hiato. "Confesso que eu estava bem desacostumada com essa correria, com essa rotina, que eu amo, eu acho gostoso", disse.

SÃO JOÃO DE CAMPINA GRANDE 2022: CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO

10/06 (sexta-feira):

Flávio José

Xand Avião

Nonato Neto

João Lacerda

11/06 (sábado):

Luan Estilizado

Zezo

Banda Palov

Mano Walter

12/06 (domingo):

Léo Santana

Pedrinho Pegação

Geovane Júnior

Alexandre Tan

14/06 (terça-feira):

Programação gospel

15/06 (quarta-feira):

Cavaleiros do Forró

Katia Cilene

Bob Leo Mercadoria

Forró do Nosso Jeito

17/06 (sexta-feira):

Avine Vinny

Nathan Vinicius

Rapha Melo

Aduílio Mendes

18/06 (sábado):

Felipe Araújo

Diego Santana

Tom Oliveira

Fabrício Rodrigues

19/06 (domingo):

Gusttavo Lima

Pedro Cavalcanti

Raphael Moura

Filipe Rossi

21 de junho (terça-feira):

Padre Nilson

Elson Júnior

22/06 (quarta-feira):

Alok

Matheus Fernandes

Filipe Santos

Ramon Schnayder

23/06 (quinta-feira):

Elba Ramalho

Nattan

Diego Faria

Tony Dumond

24/06 (sexta-feira):

Roberta Miranda

Juliette

Mari Fernandez

Os Gonzagas

Assisão

25/06 (sábado):

Israel e Rodolfo

Biliu de Campina Grande

Vitoria Freitas

Felipe Alcantara

26/06 (domingo):

Bruno e Benner

Luka Bass

Gil Mendes

Jeito Nordestino

28/06 (terça-feira):

Limão com Mel

Lipe Lucena

Forrozão das Antigas

Forró D2

29/06 (quarta-feira):

Gustavo Mioto

Eliane

Brucelose

Gegê Bismarck

01/07 (sexta-feira):

Calcinha Preta

Stella Alves

Os 3 de Nordeste

Banda Cascavel

02/07 (sábado):

Zé Vaqueiro

Donas da Farra

Banda Magníficos

Cavalo de Pau

03/07 (domingo):

Walkyria Santos

Waldonys

Niedson Lua

Henry Freitas

04/07 (segunda-feira):

Matheus Alves

Forrozão Karkará

Lord Vinne

Japãozinho

05/07 (terça-feira):

Solange Almeida

Samya Maia

Michel Barka

Márcia Fellipe

08/07 (sexta-feira):

Dorgival Dantas

Taty Girl

Victor Santos

Felipe Warley

09/07 (sábado):

Jonas Esticado

Santanna

Felipe Lemos

Banda Mexe Ville

10/07 (domingo):

Wesley Safadão

Bizay

Capilé

Gleydison Gavião

SÃO JOÃO DE CAMPINA GRANDE: DESCUBRA 5 CURIOSIDADES SOBRE A FESTA QUE ARRASTA MULTIDÕES

1) O início do São João de Campina Grande

O São João de Campina Grande vai 'quarentar' no ano que vem! O evento começou em junho de 1983, no mesmo local onde, hoje, é o Parque do Povo. Uma palhoça, uma espécie de cabana, e um piso de cimento foram montados de improviso em um terreno baldio para que as pessoas dançassem em forró. O festejo teve rápida ascensão e no final da mesma década, já era considerado um dos grandes eventos turísticos do Brasil.

No entanto, muito tempo antes, a população campinense já tinha gosto por celebrar o São João. Segundo a diretora do Memorial do Maior São João do Mundo, a professora Cléa Cordeiro, a tradição já se mantinha anos antes com quadrilhas em festas de bairros e em clubes.

2) Ônibus e Trem do forró

Estas são duas opções muito celebradas por turistas que visitam Campina Grande. Estreante em 2016, o Ônibus do Forró leva os visitantes aos principais pontos turísticos da cidade. Além da vista panorâmica, a viagem oferece, claro, muita música com o forró pé-de-serra. Locais como o Museu dos Três Pandeiros e o Monumento Jackson do Pandeiro estão no itinerário.

O Trem do Forró costuma fazer viagens para levar pessoas do centro de Campina Grande até o distrito de Galante. Em cada vagão, o público pode conferir apresentações de diferentes trios do forró. Para garantir bastante espaço para dançar, o veículo não conta com bancos. Em 2022, ainda não houve confirmação sobre o projeto.

3) Casamento coletivo

Outra grande tradição do São João de Campina Grande é o casamento coletivo. Em 2022, 100 casas devem concretizar os matrimônios no Parque do Povo; o numero, que, a princípio, seria 80, foi ampliado. Ainda assim, a quantidade está bem abaixo dos 164 de 2019. Neste ano, a cerimônia acontecerá no dia 12 de junho, em pleno Dia dos Namorados.

Os pombinhos deste ano já participaram das ações pré-casamento, que incluem uma reunião com a juíza responsável por celebrar a união civil. Em 32 edições, mais de mil casais já participaram do casamento coletivo.

4) Recorde de turistas na última edição

Deixou saudades mesmo! A última edição do São João de Campina Grande aconteceu em 2019 e estabeleceu marcos históricos. Segundo o portal Viva Campina Grande, o evento bateu recorde de público e recebeu mais de 1,8 milhão de turistas, o que levou a um aquecimento de 30% para estabelecimentos da região.

Segundo a empresa organizadora do evento, os grandes destaques daquela edição foram Wesley Safadão e Xand Avião. Na data em que o ex-"Aviões do Forró" se apresentou, foi o dia em que mais pessoas passaram pelo festejo, com registro de mais de 117 mil visitantes. Já o ex-"Garota Safada" angariou o recorde de dia com mais pessoas dentro do Parque do Povo simultaneamente, com mais de 80 mil pessoas.

5) O Maior São João do Mundo?

O título de "Maior São João do Mundo" ainda rende muita disputa entre Campina Grande e Caruaru. No entanto, o evento paraibano já se apropriava dessa marca há muitos anos, bem antes de a "rivalidade" se intensificar.

Ainda de acordo com a professora Cléa Cordeiro, o título de "Maior São João do Mundo" já foi colocado pelos organizadores da primeira edição. "Claro, não era o maior São João do mundo, mas para o espírito do Campinense, era. Então ele já começa grande, apesar de ser pequeno", disse ela, em entrevista ao Portal T5.

|
Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.