Iluminador para todas: maquiador dá dicas para diversos tons de pele e rostos
Publicado em 16 de agosto de 2019 10:27
Por Bruna Vilar
Maquiagem com um pouco de iluminação para dar um up no visual do dia a dia ou um toque mais marcante para a noite. Seja qual for a ocasião, é fundamental ter em mente que diferentes formatos de rosto (oval, redondo, retangular e triangular, por exemplo) e tons de pele exigem aplicações específicas. Para você não errar mais e saber o que destacar em cada caso, o Purepeople conversou com o maquiador Lú Ramos
Maquiagem com iluminador: extremamente versátil, o iluminador pode ser usado em todos os tons de pele e formatos de rosto
Iluminador na maquiagem em peles morenas: o ideal é o tom puxado para o dourado
Maquiagem para peles mais claras pedem tons de iluminador rosados e frios
A maquiagem na pele negra funciona bem com tom cobre, pois valoriza o fundo escuro natural
Iluminador na maquiagem de mulheres com maxilar mais largo e marcado: segundo especialista, o ideal é evitar usar o produto nessa área
Maquiagem com iluminador para rostos redondos: Lú Ramos aconselha iluminar queixo, nariz, testa e abaixo da sobrancelhas
Maquiagem no rosto oval: priorizar a aplicação do iluminador no centro do rosto, segundo indica expert
Em maquiagem para noite, o iluminador pode acompanhar um olho bem marcado
Veja + após o anúncio

O iluminador já se estabeleceu como um dos produtos de maquiagem preferidos pelas mulheres durante o preparo da pele. E as razões são muitas! Além de dar um glow especial ao rosto, ele é muito versátil e pode ser usado em todas as estações do ano, conferindo diferentes efeitos à produção. O Purepeople conversou com o maquiador Lú Ramos, do Espaço Boutique Lú Ramos, para descobrir como aplicar o iluminador em diferentes tons e formatos de rosto.

Maquiagem com iluminador: como escolher o ideal

Diferentes tons de pele pedem diferentes cores de iluminador, certo? É o que afirma o beauty artist Lú Ramos. De forma geral, a principal dica na hora de escolher um iluminador é se guiar pela sua cor de pele para que a aplicação do produto seja a mais natural possível. Segundo ele, tons frios e rosados são ideais para peles claras. As morenas, por sua vez, combinam muito bem com cores puxadas para o dourado. "Já para as mulheres de pele negra, tons acobreados funcionam melhor", afirma o maquiador.

Iluminador no rosto oval: 'Contorno com blush ajuda'

É preciso saber onde iluminar. Para quem tem rosto oval, o ideal é aplicar o iluminador no centro do rosto - e desviar a atenção de outros atributos mais marcados, como testa e queixo. "O que também ajuda é fazer um contorno usando blush em tom mais escuro nas áreas em que você deseja suavizar", explica o profissional.

Make no rosto com formato redondo

No caso de rostos redondos, Lú indica começar passando o combo blush + bronzer em direção às têmporas para afinar e alongar a face. Depois, o iluminador entra para destacar as seguintes regiões: queixo, nariz, testa (de forma suave) e abaixo da sobrancelhas.

Rosto retangular: blush e iluminador em áreas específicas

Mulheres com esse formato costumam ter rostos mais longos e estreitos, com uma estrutura mais rígida. Por isso, o maquiador aconselha aplicar um blush mais escuro nas têmporas, no queixo e nos ossinhos próximos às orelhas. Em seguida, vale destacar algumas áreas com o iluminador como meio da testa (fazendo um triângulo invertido), alto do nariz, centro do queixo e abaixo dos olhos.

Dica de maquiagem em rosto com formato triangular

Em rostos triangulares, o maxilar tende a ser mais largo enquanto a parte de cima é estreita. Nesse caso, a dica do expert é passar o mesmo tom mais escuro de blush nas têmporas para diminuir a largura da testa e um pouco na ponta do queixo, de forma a equilibrar as maçãs do rosto. Já o iluminador entra na região da testa, sob os olhos e no queixo.

Aplicação básica para todos os formatos

Para o profissional, uma forma de não errar é começar nas têmporas em forma de "C" e, depois, distribuir o iluminador suavemente no osso do nariz. Independente do formato de rosto, a escolha por essas áreas é estratégica: com a movimentação do dia a dia, essas regiões ficam em evidência devido ao reflexo causado pela luz solar segundo o expert.

(Por Bruna Vilar)

Palavras-chave
Maquiagem Beleza Pele Principais notícias Beleza negra
Sobre o mesmo tema
Top 5 iluminadores quentes perfeitos para peles mais escuras!
Top 5 iluminadores quentes perfeitos para peles mais escuras!
21 de dezembro de 2023
Pele harmonizada e relaxada! Esses massageadores faciais rejuvenescem a pele de um jeito simples!
Pele harmonizada e relaxada! Esses massageadores faciais rejuvenescem a pele de um jeito simples!
11 de abril de 2024
Notícias similares
BBB 24: Como ter a 'pele de boneca' de Raquele, assunto na casa e nas redes sociais!
BBB 24: Como ter a 'pele de boneca' de Raquele, assunto na casa e nas redes sociais!
29 de fevereiro de 2024
Réveillon 2024: Essas ideias de make são incríveis para inovar na virada do ano!
Réveillon 2024: Essas ideias de make são incríveis para inovar na virada do ano!
29 de dezembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias