A trajetória de Matheus Moreira no "Big Brother Brasil 26" tem sido marcada por sucessivas polêmicas que ultrapassaram os limites do jogo e os alertas já estão acontecendo, tanto dentro como fora da casa. Integrante do grupo Pipoca, o gaúcho passou a ser apontado por colegas e pelo público como um dos participantes mais problemáticos da edição, acumulando acusações de homofobia, machismo, distorção de falas e ataques pessoais.
Nas redes sociais, cresce a percepção de que, caso Matheus enfrente o Paredão, sua eliminação pode vir acompanhada de índices elevados de rejeição, especialmente após a mudança no sistema de votação.
A seguir, relembre os principais episódios que colocaram o brother no centro das críticas.
O estopim para o desgaste público de Matheus aconteceu durante a Festa do Líder de Alberto Cowboy, na madrugada do dia 22. O médico Marcelo Alves caiu no choro após uma atitude do brother que classificou como ofensiva e homofóbica.
Segundo Marcelo, Matheus teria desfilado “imitando trejeitos gays” de forma pejorativa durante uma brincadeira na sala, o que despertou gatilhos emocionais profundos.
“Eu passei minha vida todinha sofrendo com isso. Minha vida inteira sofrendo com esse negócio de ‘veadinho’”, desabafou Marcelo, visivelmente abalado. O episódio gerou revolta imediata de Juliano Floss, que afirmou que aquela não havia sido a primeira atitude preconceituosa do gaúcho no mesmo dia.
Ainda durante a festa, Juliano Floss relembrou que Matheus cantou um hino historicamente associado a torcidas de Inter e Grêmio, já punidas por entoarem cânticos considerados extremamente homofóbicos. “É a segunda vez hoje. Ele cantou um hino que fez o Inter e o Grêmio ficarem sem torcida”, afirmou o dançarino.
O desconforto se espalhou pela casa e também chegou ao público, que passou a cobrar uma posição mais firme da produção.
Outro momento que gerou forte rejeição ocorreu quando Matheus comentou aspectos íntimos da vida de Gabriela, durante conversa com Leandro na academia. Ao defendê-lo no jogo, o brother afirmou que a sister teria uma “visão de mundo limitada” por ser virgem. “A mina é virgem. Não tem essa abertura de mundo”, disse Matheus.
A fala foi duramente criticada por internautas, que apontaram machismo, exposição indevida da intimidade feminina e tentativa de desqualificar a participante com base em sua vida sexual.
A relação de Matheus com Ana Paula Renault também se tornou um dos pontos que mais viralizou na web. Em conversa com Sol Vega, o brother afirmou que a jornalista teria uma postura de “patroa” em relação a Milena, uma mulher preta que trabalhou por anos como empregada doméstica. "Branco não pode ser amigo de preto?", questionou a pipoca em um dos momentos.
A situação escalou quando Matheus repetiu o termo diretamente para Ana Paula, que reagiu de forma contundente. “Você é louco nesse ponto? Você fala e assume os absurdos que você tá falando”, disparou a jornalista.
Mais tarde, Matheus admitiu que usa certos termos propositalmente para gerar “cortes”, o que reforçou a imagem de alguém disposto a distorcer falas e situações em busca de protagonismo.
Nem o apresentador escapou das alfinetadas. Após ser interrompido por Tadeu Schmidt durante um discurso no programa ao vivo - quando comparava a dinâmica do Quarto Branco à fome no Brasil - Matheus criticou o apresentador em conversa com outros participantes. “Vai ele [Tadeu] tomar água de coco e ficar naquela condição...”, disparou.
A fala foi vista como desrespeitosa, especialmente após Tadeu explicar que a produção seguiu orientações médicas e nutricionais, e que os brothers tinham autonomia para deixar a prova.
Fora da casa, a situação ganhou contornos ainda mais sérios. Matheus foi denunciado ao Ministério Público de São Paulo por homofobia, em representação feita pelo deputado federal suplente Agripino Magalhães (PSOL-SP). A denúncia foi aceita pelo MPSP e cita imitação de trejeitos estereotipados e falas ofensivas contra pessoas LGBTQIA+.
Desde 2019, a homofobia é crime no Brasil, equiparada ao racismo por decisão do STF, com penas que podem chegar a cinco anos de reclusão.