Patrocinada
Quer dar fim ao vício no celular com Mindfulness? Descubra como!
Publicado em 23 de agosto de 2021 19:26
Por Purepeople Brasil | Redação
Apaixonados pelo universo de celebridades, beleza e estilo, TV, séries e muito mais!
O que é e como praticar a técnica Mindfulness? Descubra como utlizá-la a seu favor para acabar com o vício do celular associando a técnica com a TAC (Terapia de aceitação e compromisso). Confira um passo a passo para colocar em prática desde já e nos próximos dias!
Você é viciada em celular? A técnica Mindfulness pode te ajudar
O uso de celular é um vício: é a primeira e última coisa que fazemos no dia, seja para acessar notícias, mensagens, aplicativos ou ver fotos
Na primeira semana, anote observações acerca de seu uso do celular, como quais pensamentos passaram pela sua cabeça a cada vez que o celular era acionado
Na segunda semana, você deve se concentrar nos sentimentos ou pensamentos, mas também em quanto tempo e quais aplicativos utilizados
Na terceira semana, foque em se observar e a cada vez que sentir vontade de usar o celular para escapar do desconforto, faça 10 respirações
Após esse experimento, tente manter e ir alterando o que achar necessário a partir da quarta semana. Mas não se culpe quando não conseguir, isso faz parte de um processo
Compartilhe esse experimento com seus amigos
Tente parar de usar o celular por volta das 18h. Desta forma você poderá dormir e ter mais tempo longe do dispositivo
Veja + após o anúncio

O celular geralmente é a primeira e a última coisa vista por nós durante o dia. Nos acostumamos com a disponibilidade de informação 24h por dia e com os serviços oferecidos por aplicativos. Atualmente, quem não tem um celular, não está completamente integrado à sociedade.

As horas passadas no smartphone sem consciência são um problema comum, no entanto, enfrentam resistência para ser resolvida. É de se esperar que as consequências do tempo perdido inconscientemente comecem a refletir nos nossos relacionamentos e projetos pessoais e profissionais. Entretanto, tudo o que é demais não faz bem e um detox digital acaba sendo necessário para o bem-estar.

Assim como qualquer movimento repetitivo, o uso constante e compulsivo do celular pode afetar o funcionamento dos nossos olhos, coluna e mãos. Além disso, as relações humanas se tornam impessoais, pois o aparelho faz o papel de intermediário, deixando de lado a empatia, uma vez que o contato pessoal diminui.

E completando tudo isso, se pararmos para pensar na última vez na qual completamos uma tarefa sem ter a atenção voltada ao celular, perceberemos o quão nossas vidas foram afetadas por esse vício. Por este motivo, temos que buscar caminhos para amenizar a ansiedade no dia a dia. O site Wemystic, parceiro do Purepeople em temas como astrologia e dicas de bem-estar, te ajuda com algumas dicas essenciais a seguir!

TAC + MINDFULNESS

A sigla TAC significa "Terapia de aceitação e compromisso". Nessa terapia, desenvolvemos nosso autocontrole a partir da aceitação da natureza dos acontecimentos. Ou seja, se algo te magoar, sinta a tristeza, se algo te constrange, sinta o constrangimento. Isso significa que não há ganhos edificantes quando fugimos dos nossos problemas, mas sim quando os enfrentamos.

Associando essa ideia ao vício no celular, a intenção é pensarmos de que forma nos sentimos antes de utilizá-lo: tédio, desconforto, tristeza? É importante prestar atenção nos gatilhos. O mindfulness, ou atenção plena, oferece por sua vez o suporte para a TAC.

Essas duas práticas podem ser incorporadas lentamente em seu cotidiano, assim, elas serão assimiladas de forma mais natural pelo seu organismo.

Dicas Práticas: Comece com estas pequenas adições em seu cotidiano

Observar: sem juízos de valor, verifique seu estado mental e físico. Se pergunte como seu corpo se sente quando você cede à tentação de usar o celular, para onde seus pensamentos vão e qual postura você toma. Observe não apenas a si mesma, mas também as outras pessoas do seu âmbito pessoal de maneira crítica e sem julgamentos.

Agradecer: substitua o ato de checar o celular logo após acordar pelo ato de agradecer pelas pessoas e circunstâncias que te fazem feliz. Mentalize situações positivas

Meditar: faça uma caminhada meditativa pela manhã, sem pressa, observando as peculiaridades de seu entorno.

Natureza: sem levar o celular, caminhe por um ambiente natural, pode ser um parque, para entrar mais em contato com a natureza.

Pessoas: converse com pessoas interessadas por mindfulness, assim, vocês poderão trocar conselhos e acompanhar o desenvolvimento mútuo.

Então, o que fazer depois disso? Sem deixar de ter em mente que restrições muito rígidas não são a porta de entrada para um empreendimento de sucesso, precisamos ter consciência dos nossos vícios de maneira madura. Vamos aprofundar a abordagem capaz de oferecer uma saída realista do problema, longe de privações totais e utilizando a autonomia já existente em cada um de nós!

Dicas para colocar em prática na rotina hoje mesmo

O objetivo é ir assimilando aos poucos as práticas trazidas da TAC e do Mindfulness. Portanto, não é necessário que cobranças estressantes sejam feitas, pois se trata de uma reeducação de hábito. O mais importante é garantir o bem-estar em sintonia com a sua rotina.

Semana 1: Atue apenas observando-se. Intuitivamente, você conseguirá distinguir quais são os momentos em que o celular é usado para calar um sentimento negativo e quais momentos seu uso se fez necessário. Nesse momento, é necessário angariar dados para analisar melhor as situações.

Por isso, com a ajuda de um caderno ou bloco de notas, escreva pequenas observações acerca de seu uso do celular, como por exemplo quais pensamentos passaram pela sua cabeça a cada vez que o celular era acionado. Com isso, você terá mais concretude para se apoiar e presumir quais sentimentos funcionam como um gatilho para você.

Semana 2: É natural que a maioria das vezes em que o celular é utilizado, é para fugir de situações de tédio, tristeza ou desconforto. Você perceberá isso após a primeira semana. A segunda semana, por sua vez, será guiada pela "análise funcional". A análise funcional é um método que visa aprofundar um pouco mais as informações.

Com a ajuda dessa metodologia, suas anotações não serão concentradas somente nos sentimentos ou pensamentos, mas também em quanto tempo e quais aplicativos utilizados, bem como os efeitos a curto e longo prazo que o uso do celular desencadeou. Em outras palavras, é olhar-se com mais crítica, analisar-se e tirar conclusões edificantes disso.

Semana 3: Na terceira semana, atenha-se somente a um compromisso, o de se observar, e a cada vez que sentir vontade de usar o celular para escapar do desconforto, faça 10 respirações. Observe também como a vontade se comporta durante essas dez respirações (aproveite a oportunidade para colocar em prática a técnica da respiração das narinas alternadas).

A ideia é que ao invés de se sentir privado de algo, você esteja o oposto: mais atento e consciente de suas escolhas.

Semana 4: depois dessas semanas com esse pequeno experimento, tente manter e ir alterando o que achar necessário. Não se culpe quando não conseguir e tenha em mente que tudo isso faz parte de um processo. Veja algumas orientações para a quarta semana em diante:

1 - Recorra às 10 respirações conscientes em caso de dúvida;

2 - Pense a respeito dos sentimentos negativos após utilizar o aparelho;

3 - Compartilhe o experimento com amigos;

4 - Pare de usar o celular por volta das 18h. Assim, você poderá dormir e ter mais tempo longe do dispositivo;

5 - Tenha momento de "trapaça" intencional ao longo do dia. Momentos pré-determinados para que você se distraia também são importantes para afastar o estigma de proibição.

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Bem-estar Saúde Beleza & Estilo Principais notícias Lifestyle Astrologia
Sobre o mesmo tema
Amizade de Davi e Isabelle chegou ao fim? Briga com Wanessa faz Cunhã dar bronca e 'partir' coração do amigo: 'Sendo bem sincera, fiquei...'
Amizade de Davi e Isabelle chegou ao fim? Briga com Wanessa faz Cunhã dar bronca e 'partir' coração do amigo: 'Sendo bem sincera, fiquei...'
29 de fevereiro de 2024
Fim da novela 'A Gata': Descubra quem ficará com quem no último capítulo da trama do SBT
Fim da novela 'A Gata': Descubra quem ficará com quem no último capítulo da trama do SBT
6 de março de 2024
Antes do 'BBB 24', o que Yasmin Brunet fez no bumbum? Descubra o segredo da modelo para dar mais volume à região
Antes do 'BBB 24', o que Yasmin Brunet fez no bumbum? Descubra o segredo da modelo para dar mais volume à região
9 de janeiro de 2024
Al-Hilal quer acompanhar recuperação de Neymar de perto e web vê fim das festas do jogador
Al-Hilal quer acompanhar recuperação de Neymar de perto e web vê fim das festas do jogador
19 de outubro de 2023
Qual é o fim de Sampaio em 'Mulheres de Areia'? Querido personagem do saudoso Adriano Reys reverte situação caótica
Qual é o fim de Sampaio em 'Mulheres de Areia'? Querido personagem do saudoso Adriano Reys reverte situação caótica
14 de novembro de 2023
Deu ruim? Descubra qual é o final de Lorena no novela 'A Gata'; tragédia, caos e solidão marcam fim da vilã
Deu ruim? Descubra qual é o final de Lorena no novela 'A Gata'; tragédia, caos e solidão marcam fim da vilã
6 de março de 2024
Notícias similares
O que fazer na lua minguante? Essas dicas de autocuidado são perfeitas para a lunação!
O que fazer na lua minguante? Essas dicas de autocuidado são perfeitas para a lunação!
4 de novembro de 2023
Descubra os 5 benefícios transformadores de praticar Yoga
Descubra os 5 benefícios transformadores de praticar Yoga
2 de dezembro de 2023
Cheiro de mulher rica, sim! Você precisa conhecer estes perfumes nacionais que são sucesso de vendas
Cheiro de mulher rica, sim! Você precisa conhecer estes perfumes nacionais que são sucesso de vendas
22 de novembro de 2023
Como Rafa Justus está após rinoplastia? Ticiane Pinheiro mostra filha mais velha após primeiro dia de aulas pós-cirurgia
Como Rafa Justus está após rinoplastia? Ticiane Pinheiro mostra filha mais velha após primeiro dia de aulas pós-cirurgia
21 de fevereiro de 2024
Antes e depois de Rafa Justus: jovem mostra resultado da rinoplastia e reação da família, chocada, impressiona: 'A cara da...'
Antes e depois de Rafa Justus: jovem mostra resultado da rinoplastia e reação da família, chocada, impressiona: 'A cara da...'
4 de março de 2024
Rinoplastia de Rafa Justus gera polêmica: veja fotos de 7 famosos que também fizeram a cirurgia e mudaram completamente
Rinoplastia de Rafa Justus gera polêmica: veja fotos de 7 famosos que também fizeram a cirurgia e mudaram completamente
22 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
Viciou na tendência! Sem sutiã, Bruna Marquezine elege vestido transparente para curtir noitada nos Estados Unidos
Viciou na tendência! Sem sutiã, Bruna Marquezine elege vestido transparente para curtir noitada nos Estados Unidos
08:47
Não mexa com eles! Esses são quatro signos mais vingativos do zodíaco, de acordo com a astrologia
Não mexa com eles! Esses são quatro signos mais vingativos do zodíaco, de acordo com a astrologia
07:24
'BBB 24': Fernanda faz duras críticas ao Quarto Fada e admite: 'Me recuso a acreditar que são perfis de ganhadores'
'BBB 24': Fernanda faz duras críticas ao Quarto Fada e admite: 'Me recuso a acreditar que são perfis de ganhadores'
05:13
Beatriz ou Matteus? Após conquistar a liderança no 'BBB 24', Pitel revela quem indicará ao Paredão
Beatriz ou Matteus? Após conquistar a liderança no 'BBB 24', Pitel revela quem indicará ao Paredão
03:50
Paredão com três Fadas no 'BBB 24'? Com Pitel na liderança, jogo pode virar e deixar Gnomos em vantagem; entenda!
Paredão com três Fadas no 'BBB 24'? Com Pitel na liderança, jogo pode virar e deixar Gnomos em vantagem; entenda!
02:50
Todo mundo já ganhou no 'BBB 24'! Saiba os prêmios que cada brother conquistou durante o jogo
Todo mundo já ganhou no 'BBB 24'! Saiba os prêmios que cada brother conquistou durante o jogo
02:07
Últimas Notícias