7 dicas para fazer um detox digital e aproveitar a vida offline
Publicado em 29 de março de 2020 13:50
Por Marina Couto
Estar sempre conectada te ajuda a saber das principais notícias e acompanhar as pessoas que você curte. Mas até que ponto a sua relação com a tecnologia é saudável? Muita informação e ficar online o tempo inteiro pode desencadear problemas sérios, como ansiedade e depressão. Para deixar sua rotina mais equilibrada, o Purepeople propõe um detox digital. Saiba como!
O detox digital melhora a sua relação com a tecnologia e as redes sociais
Aproveite o final de semana para se desconectar, sem nenhum aparelho eletrônico por perto
Tenha horários para ficar online, assim você não fica conectada o tempo inteiro
Desligue todas as notificações enquanto estiver concentrada em alguma tarefa
Não deixe de registrar momentos importantes, mas deixe para postar depois
Exclua os perfis que te deixam ansiosa nas redes sociais
Faça mais atividades que não precisem usar o celular ou o computador
O detox digital pode te ajudar a dormir melhor
Veja + após o anúncio

Saber o que está acontecendo no mundo, interagir com os amigos, mandar mensagem para a família e postar fotos nas redes sociais são algumas vantagens da tecnologia. Por outro lado, o excesso de informações também provoca ansiedade, depressão e falta de foco, além de nos tirar do momento presente. Que tal, então, fazer um detox digital? Não é preciso abandonar a internet por completo, mas algumas atitudes podem te ajudar a ter mais equilíbrio na vida online e offline. Confira 7 dicas que o Purepeople separou para você!

1 - Desligue as notificações do seu celular

O primeiro passo para um detox digital é desligar as notificações do celular. Se não puder desligar todas, tente pelo menos desativar os aplicativos que mais tiram a sua atenção. Isso ajuda a bastante quem precisa estar focada, mas não consegue se concentrar com tantas mensagens e alertas pipocando na tela o tempo todo. Além disso, silencie todos aqueles grupos de mensagens que você sabe que pode responder depois. Quando algo for urgente, você vai saber!

2 - Estabeleça horários para responder as mensagens

Você não precisa ficar conectada 24 horas por dia para estar em contato com sua família, amigos e até mesmo com os colegas de trabalho. Separe momentos do dia para se atualizar, acessar suas redes sociais, se distrair e responder mensagens pendentes, sem ter que ficar online o tempo inteiro. O mesmo vale para os emails: se possível e for ajudar, deixe uma mensagem automática avisando os horários que você costuma estar disponível. Assim as pessoas já sabem que horas é mais fácil de te encontrar.

3 - Faça uma limpa nos perfis que você segue

As pessoas que você segue nas redes sociais são inspiradoras? Oferecem um conteúdo legal? Te deixam feliz? Se cada vez que abre suas redes, você se sente para baixo e ansiosa, avalie as pessoas que você anda acompanhando e não tenha pena de excluir aquelas que não fazem mais sentido para você. Uma limpa honesta nos perfis mantém as pessoas que você gosta por perto e evita comparações com quem tem um estilo desalinhado com o seu. Dica extra: se não der para excluir, é só silenciar!

4 - Faça mais atividades offline no seu tempo livre

Se você precisa estar muito conectada por conta do trabalho ou outro motivo, aproveite os momentos livres e intervalos durante o dia para focar em outras atividades que não envolvam rolar o feed, assistir stories ou dar like. Caminhe, converse com que está do seu lado, leia um capítulo de um livro, coma sua sobremesa favorita, escute o álbum de um artista que você não conhece, enfim, são muitas opções simples que você aproveitar.

5 - Coloque o celular em modo avião ao comer e na hora de dormir

Sabia que a forma como você come interfere na sua digestão? Por isso é tão importante fazer uma refeição com calma, mastigando corretamente e evitando os estímulos externos, que te deixam mais agitada e alteram o funcionamento do seu organismo. O sono também é muito prejudicado quando ficamos grudados nas telas, por conta das luzes e cores que afetam a melatonina e os hormônios que te ajudam a ficar mais relaxada. A dica, nesses casos, é colocar o celular em modo avião, para não ter interrupções. O corpo agradece!

6 - Curta o momento, poste depois

O detox digital também é perfeito para as ansiosas que querem postar tudo o que estão fazendo no momento em que ele está acontecendo. Além de não aproveitar a situação plenamente, você ainda dispõe toda a sua atenção para pensar na melhor legenda, em quantas pessoas irão curtir ou se o crush vai comentar. Pode registrar à vontade o show, a comida e a saída com as amigas, mas deixa para postar quando chegar em casa. As curtidas e os comentários estarão lá do mesmo jeito.

7 - Aproveite o final de semana para se desconectar

Se você não trabalha final de semana, não precisa usar a internet e quer curtir os dias com mais presença e equilíbrio, então pode ficar desconectada de vez. Deixe os aparelhos eletrônicos de lado e, se possível, longe do seu alcance. Assim, nos momentos de tédio, você não entra no automático de entrar nas redes sociais só para ver o que os outros estão fazendo. Descanse e use o final de semana para economizar a bateria do celular e recarregar as suas energias para os próximos dias.

(Por Marina Couto)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Beleza Bem-estar Saúde Mulher
Sobre o mesmo tema
Bruna Biancardi flagra Mavie 'conversando' com 3 meses de vida: esse vídeo vai deixar seu útero coçando nessa semana
Bruna Biancardi flagra Mavie 'conversando' com 3 meses de vida: esse vídeo vai deixar seu útero coçando nessa semana
12 de janeiro de 2024
Bebê milionária! Valor que Lua, filha de Viih Tube e Eliezer, tem na conta bancária com 6 meses de vida vai fazer o seu queixo cair. Confira!
Bebê milionária! Valor que Lua, filha de Viih Tube e Eliezer, tem na conta bancária com 6 meses de vida vai fazer o seu queixo cair. Confira!
17 de outubro de 2023
Notícias similares
O que é lipedema, a doença que fez Luana Andrade optar por lipoaspiração no joelho?
O que é lipedema, a doença que fez Luana Andrade optar por lipoaspiração no joelho?
9 de novembro de 2023
Marina Ruy Barbosa sai em defesa de Adriana Lima após críticas à aparência da modelo ao mostrar maternidade real: 'Doentio e tóxico'
Marina Ruy Barbosa sai em defesa de Adriana Lima após críticas à aparência da modelo ao mostrar maternidade real: 'Doentio e tóxico'
16 de novembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias