Com mais de 30 anos de trajetória no SBT, a jornalista Simone Queiroz foi incumbida da responsabilidade mais difícil da história da emissora: noticiar a morte de Silvio Santos aos espectadores. Em entrevista ao portal Terra, a comunicadora revelou os bastidores do momento.
"Foi a missão mais difícil que eu precisei desempenhar como jornalista", iniciou Simone. A morte de Silvio foi confirmada poucos minutos após as 10h da manhã do último sábado (17), mas o SBT entrou com plantão por volta de 11h30. A demora se deu, a jornalista admite, porque a emissora não tinha material preparado previamente.
"Bom, como todo mundo já sabe, normalmente, as emissoras, os jornais, têm preparados textos e matérias sobre pessoas que você acha que já estão doentes e estão próximos de morrer. Enfim, parece um pouco desumano isso, mas é uma questão prática", explicou.
+ 45 fotos raras e emocionantes da trajetória de Silvio Santos
A jornalista se mostrou compreensiva com a decisão da família. "É absolutamente compreensível, aceitável, porque eu jamais, por exemplo, como filha, permitiria em relação ao meu pai, que se discutisse ou que se tentasse arrumar alguma coisa para o dia que ele fosse morrer. Então nós, como nós, somos todos e temos esse DNA de SBT, esse DNA Silvio Santos, isso foi tudo preparado na hora", expôs.
Enquanto a Globo e as demais emissoras da TV aberta interromperam imediatamente a programação para falar da morte e homenagear Silvio Santos, o SBT seguiu exibindo o "Sábado Animado". Quem entrava na emissora fundada pelo ícone se deparava com um episódio de Scooby Doo.
O discurso de Simone na primeira entrada ao vivo no SBT deu o tom familiar característico da emissora, nesta que já pode ser considerada uma cobertura histórica na televisão brasileira.
"Bom dia. Nós interrompemos a nossa programação só agora porque também estamos administrando a nossa dor. A dor da imensa família brasileira. E agora, falando olho no olho do público do SBT, pra dar uma notícia que nós nunca desejamos dar: a morte do apresentador Silvio Santos, aos 93 anos", disse a jornalista.