Pouca gente sabe, mas Nana Caymmi foi desbancada em 'Tieta' por diretor da Globo e ganhou importante prêmio só 36 anos de carreira depois
Publicado em 2 de maio de 2025 às 09:14
Nana Caymmi gravou várias músicas para novelas e minisséries da Globo. Mas em 1989, acabou desbancada em 'Tieta' por um importante diretor do canal
Pouca gente sabe, mas Nana Caymmi foi desbancada em 'Tieta' por diretor da Globo e ganhou importante prêmio só após 36 anos de carreira Nana Caymmi morreu após 9 meses internada, aos 84 anos, em 1º de maio de 2025 Nana Caymmi recordou que iria cantar o tema de abertura de 'Tieta', mas no final função ficou com Luiz Caldas, que compôs tema com Boni, então diretor da Globo Nana Caymmi esteve na trilha sonora de incontáveis novelas e séries da Globo, como 'Cara & Coroa', 'Hilda Furacão', 'Renascer' e 'Suave Veneno' Nana Caymmi recordou que só ganhou primeiro disco de ouro após 36 anos de carreira depois de gravar álbum com temas de novelas da Globo
Veja + após o anúncio

Nana Caymmi teve sua carreira bastante ligada às novelas da Globo por cerca de cinco décadas. Tanto que em no fim dos anos 1990 gravou "Nana Novelas", onde interpretava músicas presentes nas trilhas sonoras de produções da emissora carioca. Nana morreu nesta quinta-feira (1º) aos 84 anos após longa internação em hospital do Rio, onde havia dado entrada em julho passado por conta de arritmia cardíaca, o que a levou à colocação de marca-passo.

Filha de Dorival Caymmi (1914-2008) e ex-mulher de Gilberto Gil, a artista que havia feito aniversário no dia 29 de abril navegou dos boleros aos samba passando pelo movimento da Bossa-Nova. O velório foi aberto às 8h30 no Theatro Municipal do Rio e o sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, na Zona Sul da cidade, onde estão enterrados também Daniella Perez, Zagallo, Cazuza, o animador Chacrinha, e Roberto Marinho (fundador da Globo).

Nana Caymmi ganhou prêmio inédito após 36 anos de carreira

Por falar na emissora líder, Nana teve sua voz ouvida na trilha sonora de novelas como "Roque Santeiro", "Cara & Coroa", "Suave Veneno" (com música de mesmo nome e parceria de Aldir Blanc e Cristóvão Bastos) e "O Clone" e em minisséries como "Hilda Furacão" (com a música "Resposta ao Tempo"). Em maio de 1999, a cantora festejava o que rotulou de "melhor fase da carreira".

Isso graças a algo inédito até ali após 36 anos de carreira. Havia ganho o disco de ouro, premiação voltada aos artistas que alcançassem 100 mil discos vendidos. "Acho o máximo, nessa altura do campeonato", vibrou ao "O Estado de S.Paulo". E, por pouco, Nana também não foi ouvida na abertura de "Tieta", hoje em reprise pela segunda vez no "Vale a Pena Ver de Novo".

Nana Caymmi perdeu vaga em abertura de 'Tieta'

Acontece que "Vem Morena" estava certa para ser o tema de abertura, mas tudo mudou aos 45 minutos do segundo tempo. "Na última hora, o Boni (José Bonifácio Sobrinho, ex-superintendente-executivo da Globo) tirou e botou uma composição dele com o Luís Caldas no lugar", entregou a artista, responsável também por "Dois Corações", do original de "Renascer", em 1993.

"Nunca penso em personagem nenhum, não me interessa saber do roteiro; pego a letra ou a música e viajo legal. Não sabia que a música ia ser tema daquele personagem meio chucro do Marcos Palmeira (João Pedro)", prosseguiu e admitindo que na ocasião havia deixado as novelas de lado. "Ganho dinheiro com as novelas, mas acho que elas já cansaram um pouco".

Por Guilherme Guidorizzi | Notícias da TV, novelas e famosos
Escreve sobre novelas e entrevista o elenco para trazer as novidades dos próximos capítulos. Produz conteúdos sobre famosos e TV.
Palavras-chave
Famosos brasileiros Novela Tieta Novelas Música Curiosidades Do baú Entretenimento
Tendências
Todos os famosos
Top notícias Novelas
Últimas Notícias
Últimas Notícias