Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Malhação - Viva a Diferença
Novela Haja Coração
Novela Laços de Família
Novela Flor do Caribe
Novela A Força do Querer
Novela Gênesis
Novela Salve-se Quem Puder
Novela Nos Tempos do Imperador
Novela Amor de Mãe
Resumo de novelas
TV
BBB21
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Streaming
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Andressa Suita
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Juliana Paes
Beleza & Estilo
Cabelos
Make
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Dieta & Saúde
Beleza & Estética
Verão 2020

Outubro Rosa inspira estilista em coleção de vestidos de noivas:'Moda inclusiva'

Edson Eddel, especializado em moda noiva, criou uma linha rosa e inclusiva de peças, e conversou com o Purepeople sobre ela. 'Eu soube de mulheres em tratamento de câncer que foram desrespeitadas em algumas lojas, por estarem careca em razão da quimioterapia. Num caso, a vendedora levou a cliente com câncer para uma sala separada, longe das outras mulheres que estavam provando vestidos. Mais do que discriminação, isso é crueldade', relata

A moda pode, sim, ser instrumento de alerta à prevenção no Outubro Rosa, mês destinado à conscientização sobre do câncer de mama. Foi pensando nisso que o estilista Edson Eddel, especializado em moda noiva, criou uma coleção de vestidos inspirada no mês - e com parte da renda revertida para a instituição beneficente Anjos e Asas, de Curitiba, Paraná. "Eu soube de mulheres em tratamento de câncer que foram desrespeitadas em algumas lojas, por estarem careca em razão da quimioterapia. Num caso, a vendedora levou a cliente com câncer para uma sala separada, longe das outras mulheres que estavam provando vestidos. Mais do que discriminação, isso é crueldade. Toda mulher deve ser tratada da mesma maneira, independentemente de sua aparência", diz Edson em conversa com o Purepeople.

Vestidos são feitos sob medida para mulheres mastectomizadas

A perda da mama com a mastectomia é um reflexo que afeta negativamente muitas pacientes, mas pode ser driblada com o uso de peças que disfarçam a cirurgia. "A única diferença é aumentar o bojo para ocupar a ausência de volume da mama retirada. Faço sob medida. Incentivo as pacientes de câncer a estimular sua vaidade. Sentir-se bonita e sensual pode ajudar no tratamento e até na cura", motiva o estilista, que valoriza a diversidade em suas criações: "Defendo a moda inclusiva para gordas, baixas, idosas, portadores de nanismo, cadeirantes, enfim, para todas aquelas que sofrem preconceito estético". Os vestidos são doados para noivas que não têm condição de comprar um, mas podem ser adquiridos por R$ 3 mil a R$ 20 mil para qualquer cliente que queira subir de rosa ao altar e ainda ajudar a causa.

Saiba mais: entenda como a mamografia é feita

Estilista viu cliente ser abandonada por noivo

A importância da família e de pessoas que amam é fundamental durante o tratamento e, por isso mesmo, um dos casos que mais surpreendeu Edson foi o de uma jovem, cujo nome foi preservado por ele para resguardar a privacidade, abandonada pelo noivo após receber o diagnóstico. "Uma moça descobriu ter câncer quando estava de casamento marcado. O noivo inventou uma viagem e sumiu, nunca mais a procurou nem atendeu suas ligações e mensagens. Durante o tratamento, ela conheceu um médico, se apaixonou e os dois se casaram. Parece trama de novela, mas é a vida real. Muitos namorados, noivos e maridos abandonam a mulher com câncer. Pra mim, são covardes", relata Edson.

'Quero fazer a diferença', afirma Edson

Edson destaca, finalmente, a importância da solidariedade em seu trabalho. "Como estilista, quero fazer a diferença no mundo. Não basta só criar lindos vestidos. É necessário ajudar as pessoas por meio da moda. Quando vejo uma mulher sorrir e com brilho nos olhos por se sentir bonita com um vestido meu, me sinto realizado. A garra dessas pacientes em tratamento de câncer me fez desprezar os pequenos problemas do cotidiano e dar mais valor a tudo de bom que já conquistei", vibra.

(Por Marilise Gomes)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.