A novela "A Viagem" vem aí! A produção, com autoria de Ivani Ribeiro (1922-1995), estreia na TV Globo nesta próxima segunda-feira (12 de maio), na faixa do Vale a Pena Ver de Novo. Esse grande clássico da teledramaturgia vai substituir "Tieta", cuja protagonista é a atriz Betty Faria.
A novela espírita originalmente estreou em 1994, e já foi reprisada no canal Viva em 2024.
O noveleiro de plantão com certeza se recorda dos versos do Roupa Nova: "O teu amor chamou e eu regressei; todo amor é infinito...", que embalam a abertura do folhetim.
A história gira em torno de Alexandre (Guilherme Fontes), um rapaz acusado de roubo e homicídio, que tira a própria vida na cadeia, e promete vingança a todos.
Após a morte, ele atormenta aqueles que considera seus verdadeiros inimigos - o irmão Raul (Miguel Falabella), o advogado Otávio Jordão (Antonio Fagundes) e o cunhado Téo (Maurício Mattar). Diná (Christiane Torloni) é irmã de Alexandre, que acaba nutrindo sentimentos Otávio.
Sendo assim, o Purepeople destaca agora 5 curiosidades que ainda deixam qualquer um chocado. Quem aí já está preparado para maratonar a novela?
Muita gente não se recorda, mas na verdade "A Viagem" (1994) é um remake da produção homônima da extinta TV Tupi, de 1975. O trio de protagonistas foi estrelado por Eva Wilma (Diná), Ewerton de Castro (Alexandre) e Altair Lima (César Jordão). Tony Ramos também estava no elenco.
O espiritismo como tema central da novela acarretou uma alta no universo dos livros que tratavam sobre essa abordagem: eles tiveram, na época, um aumento de 50% nas vendas, segundo uma pesquisa das livrarias na ocasião.
A atriz foi enganada por Wolf Maya, diretor da Globo na época, para integrar o elenco de peso da novela. Ele disse que o enredo se tratava de uma comédia. Contudo, quando iniciou as gravações, descobriu a verdadeira história. Ao Gshow, ela deu mais detalhes:
"Ele me mandou uma sinopse sintetizada e corrigida, eu diria. Tenho essa sinopse até hoje. Ele fez um dedicatória assim: 'Chris, olha a comédia que está nos esperando'. Quando a gente começou a gravar eu falei: isso é drama'. Ele disse: 'tenho certeza que se eu tivesse te avisado, você não voltava'. Foi maravilhoso ele ter me enganado", pontou ao veículo em 2021.
Em 1991, Guilherme, filho da atriz, faleceu diante de um acidente ocorrido dentro de casa.
Conforme informou o site Memória Globo, as cenas do Céu tiveram suas gravações em um capo de golfe localizado em Nogueira, Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro.
Em outra ponta, o Vale dos Suicidas se deu em uma pedreira desativada em Niterói. Algumas outras cenas também foram gravadas em Valença.
Conforme informou o Gshow, a produção foi transmitida na faixa das 19h e acarretou um grande aumento na audiência da emissora, naquela época.
Além disso, diversos atores marcaram presença, abrilhantando ainda mais a obra, como Lucinha Lins, mãe de Claudio Lins - este vive Bruno em "História de Amor", além de Fernanda Rodrigues, Jonas Bloch, pai de Debora Bloch, a grande Odete Roitman do remake de "Vale Tudo", a veterana Laura Cardoso e diversas outras estrelas.
player2