
O final de 'Tieta', exibida no Vale a Pena Ver de Novo da Globo, promete surpreender o público com um feito quase pouco visto na TV: o fim de Santana do Agreste. Assim como ocorreu na novela 'Fim do Mundo', em 1995, a novela de Aguinaldo Silva usou essa tática anos antes da trama de Dias Gomes.
Em 'Tieta', uma tempestade de areia se forma na cidade de Santana do Agreste, levando o caos para os moradores da região.
No último capítulo, a areia vinda do Mangue Seco cobre a região, provocando a impressão de que os habitantes foram engolidos pela catástrofe.

O lado poético, característico de Aguinaldo Silva, coloca o fim de Santana do Agreste como uma espécie de renascimento.
Tudo isso a partir do ponto de vista de que Tieta (Betty Faria) deixou sua marca duas vezes: quando foi embora escorraçada pelo próprio pai, e quando volta 20 anos depois para apresentar a modernidade. Antes do término da cidade, ela vai embora para nunca mais voltar.
Conforme o site Resumo de Novelas On, Aguinaldo Silva chegou a mencionar em entrevistas que parte de sua motivação para criar o desfecho metafórico serviu para evitar a pressão de produzir uma continuação da novela, lembrando que 'Tieta’ foi um sucesso na década de 90.

Logo, 'Tieta' virou filme, com Sônia Braga no papel principal após Betty Faria ter recusado interpretar a personagem no cinema.
A Globo já bateu o martelo sobre o fim de 'Tieta' nas tardes da Globo. Exibida desde 2 de dezembro de 2024, a novela de Aguinaldo Silva terminaria em 25 de abril, mas a emissora aumentou a reprise em três semanas, terminando em 16 de maio.
Com isso, a novela protagonizada por Betty Faria termina com 119 capítulos ao invés dos 104 previstos inicialmente.
O esticamento da novela se deve ao fato de evitar conflito na grade da emissora no final do mês. Isso porque 'Volta por Cima' termina em 26 de abril, o que evita o desfecho de dois folhetins ao mesmo tempo.