Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos Web Stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Império
Novela Gênesis
Novela Pega Pega
Novela Nos Tempos do Imperador
Novela Verdades Secretas
Novela Verdades Secretas II
Novela Carinha de Anjo
Novela Pantanal
Novela Além da Ilusão
Novela Um Lugar ao Sol
Novela Quanto Mais Vida Melhor
Resumo de novelas
TV
A Fazenda 13
The Masked Singer
Masterchef Brasil
Domingão com Huck
Caldeirão
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Séries
Round 6
Cinema
Séries e filmes
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Virginia Fonseca
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gabi Martins
Andressa Suita
Cleo
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Paolla Oliveira
Casamento
Noivas
Looks para casamento
Make para casamento
Penteados para casamento
Beleza & Estilo
Cabelos
Maquiagem
Cuidados com a pele
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Beleza & Estética
Saúde e Bem-estar
Beleza Madura
Dieta

Autora de novela das 18h lamenta 'erro grosseiro' após debate sobre racismo reverso na web

Uma cena de 'Nos Tempos do Imperador' gerou debate sobre racismo reverso nas redes sociais. Protagonizada pelo casal Samuel (Michel Gomes) e Pilar (Gabriela Medvedovski), a sequência foi comentada por diversos famosos e Thereza Falcão reconheceu 'erro grosseiro' da produção. Entenda!

"Nos Tempos do Imperador", no ar desde a segunda semana deste mês no horário das 18h, foi centro de uma polêmica nas redes sociais por uma sequência exibida no sábado (21) e protagonizada por Pilar (Gabriela Medvedovski) e Samuel (Michel Gomes), casal interracial formado por uma filha de coronel e um escravo que conseguiu a liberdade após uma fuga.

Posteriormente, uma das autoras da trama da Globo, Thereza Falcão, se manifestou na web, desculpando-se e admitindo "erro grosseiro". Entenda mais detalhes a seguir:

Desde a exibição da cena, usuários do Twitter se questionaram sobre a fala de Samuel. Incomodado com o fato de a namorada ter tido permanência aprovada na Pequena África, reduto em que negros libertos se acolhiam e apoiavam no século XIX, o personagem indagou: "Só porque você é branca não pode morar na Pequena África? Como queremos ter os mesmos direitos se fazemos com os brancos as mesmas coisas que eles fazem com a gente".

Na mesma sequência, Pilar reconheceu seus privilégios por ser branca, mas a declaração de seu par romântico levantou o debate sobre racismo reverso. Apresentador do "Trace Trends", influenciador e ativista, AD Júnior fez um post nesta segunda-feira (24) em que definiu a sequência como "desserviço total".

"A fala de um homem negro no período da escravidão dessa forma seria tão bizarra que chega a assustar quem assiste uma cena dessas. Quem foi o ser que escreveu esse texto?! Aplicar o conceito de racismo reverso numa fala é muito perigoso e essa cena vai morar na cabeça de milhares de pessoas", argumentou.

O influenciador ainda apontou um equívoco histórico na trama. "Lembrando também que relações interraciais de forma explícita naquela época eram raras, uma vez que o conceito de relações entre negros e qualquer outros grupo étnico era malvisto pela sociedade - durante o período escravagista", acrescentou Junior. Veja o post completo a seguir!

Artistas se incomodam com cena de novela

No post de AD Junior, artistas como Ícaro Silva, Hélio de La Peña e Polly Marinho teceram críticas à sequência. "Bastante vergonha", afirmou Ícaro. "Deve ter doído muito para o ator fazer essa cena, fico aqui pensando no psicológico do Michel Gomes", apontou a atriz. "Bola fora total! Uma cena que marca e deseduca. Lamentável", reagiu o comediante.

Algumas horas depois, Thereza Falcão, novelista responsável pela trama de época com Alessandro Marson, admitiu que o diálogo era inapropriado. "Foi péssimo. Pedimos muitas desculpas. Eu mesma quando vi a cena aqui em casa, falei: 'O que foi isso?'", afirmou, inicialmente.

Autora de novela das 18h lamenta 'erro grosseiro' após debate sobre racismo reverso na web
Autora de novela das 18h lamenta 'erro grosseiro' após debate sobre racismo reverso na web
Autora de novela das 18h lamenta 'erro grosseiro' após debate sobre racismo reverso na web
Autora de novela das 18h lamenta 'erro grosseiro' após debate sobre racismo reverso na web

A escritora pontuou que os capítulos iniciais da trama haviam sido escritos em 2018 e gravados em 2019, período anterior à entrada da consultoria especializada de expert em cultura afro-brasileira. "Na época, não contávamos com uma assessoria especializada, o que só aconteceu no ano passado, com a entrada do [pesquisador de cultura afro-brasileira] Nei Lopes. Hoje assisto a muitas cenas com uma sensação muito longínqua", pontuou Thereza, reforçando: "Mais uma vez pedimos desculpas por cometer um erro grosseiro como esse".

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.