
Em 26 de abril, a Globo celebra 60 anos de história na televisão, um marco para a teledramaturgia brasileira. Líder consolidada de audiência ao longo de décadas, a emissora ajudou a moldar o imaginário popular com novelas que marcaram gerações.
Embora os números não sejam satisfatórios nos tempos atuais em relação a um passado não muito distante, a Globo ainda segue produzindo histórias que mexem com o público.
Nos últimos anos, porém, a emissora tem apostado em remakes como forma de reaproximar os telespectadores 'fujões'. Exemplos recentes desse movimento são as novelas 'Elas por Elas', 'Pantanal', 'Renascer', e agora 'Vale Tudo'.

No ano em que comemora 6 décadas de história, uma situação um tanto curiosa paira no ar. De todas as novelas exibidas na TV, apenas uma será original nos próximos meses: 'Dona de Mim'.
Desconsiderando 'Garota do Momento' e 'Volta por Cima', que estrearam em 2024 e seguem para a reta final, no ar constam apenas reprises ou readaptações. Na faixa vespertina é tradição histórias do gênero, como 'História de Amor', de 1995 e 'Tieta', de 1989, que ambas conquistam novamente os noveleiros.
Entre as produções inéditas, em junho estreia 'Êta Mundo Melhor', título provisório da continuação da bem-sucedida 'Êta Mundo Bom', de 2016. Recém-estreante', 'Vale Tudo' assumiu o horário nobre com a história de Raquel, Maria de Fátima e Odete Roitman, trama que evidentemente passa por súbitas comparações com a versão original de 1988.

Resta para 'Dona de Mim' contar uma história crível e inovadora que ficará no ar entre maio e outubro. Bem-sucedida no horário das sete, a autora Rosane Svartman ('Vai na Fé', 'Bom Sucesso') investe no enredo de uma jovem que deixa para trás seus sonhos por conta de uma crise pessoal e precisa se reerguer.
"É a primeira novela que escrevo algo em que a mocinha começa num buraco e precisa retomar sua vida", disse a autora na coletiva virtual da trama, que contou com a presença do Purepeople.
'Dona de Mim' estreia em 28 de abril com grande elenco: Clara Moneke assume o protagonismo ao lado de Juan Paiva, Humberto Morais e Rafael Vitti.
O elenco ainda conta com nomes como Tony Ramos, Claudia Abreu, Marcello Novaes, Marcos Pasquim, Aline Borges, Giovanna Lancellotti, Giovana Cordeiro, Felipe Simas, entre outros.