
Nas mãos de Viola (Gabz), o restaurante Violá Violeta é um verdadeiro sucesso na novela 'Mania de Você'. Ambiente maravilhoso, com gastronomia requintada e pratos variados são o forte da culinária do Albacoa Resort. Mas nem tudo são flores. Se os frequentadores tivessem acesso aos bastidores da cozinha, certamente ficariam horrorizados com a quantidade de equívocos que vão contra qualquer norma profissional.
O Purepeople conversou com Fillipe Braga, analista de qualidade da Tutto Nhoque, uma das maiores redes de comida italiana do Rio de Janeiro, para entender melhor os deslizes da novela das nove no mundo da gastronomia. Para o especialista, 'Mania de Você' comporta diversos erros que fariam qualquer dono de restaurante sentir vergonha.
"De acordo com a vigilância sanitária, é proibido entrar com adornos na cozinha, os acessórios podem se soltar e cair nos alimentos. Isso é uma regra básica de qualquer cozinha profissional e pode render até multas caras se não for cumprida”, alerta Fillipe, referindo-se aos adornos utilizados pela personagem de Agatha Moreira, que circula com brincos e anéis perto de panelas e pratos.

Imagina se algum personagem engole um desses acessórios? Bem que poderia ser o Molina (Rodrigo Lombardi), não é?
Outra questão apontada é a ausência de padrão nos uniformes da equipe, principalmente entre as chefs Luma e Viola. "Em restaurantes grandes, como parece ser o caso do que existe no Albacoa Resort, famoso por ser reconhecido mundialmente, é comum ter padronização de uniforme na equipe. No entanto, na novela as chefs Luma e Viola estão sempre com uniformes diferentes das suas equipes", observa.
Além da falta de vestimenta adequada, o descaso com a higiene na trama das nove é revoltante. "Touca é um item de uso obrigatório em uma cozinha. E na novela vemos diversos personagens entrando sem touca na cozinha, como o próprio gerente, chefs, entregadores. Pode usar lenço, boné ou touca descartável, mas precisam prender o cabelo", diz Fillipe.

Luma e Viola são peças fundamentais que dão mau exemplo para seus funcionários. "Na cozinha profissional, o chef de cozinha é um líder à frente da equipe. Na trama, vemos diversas vezes os chefs abandonarem o plantão e deixando suas equipes sozinhas na cozinha, sem uma liderança, fazendo com que outros cozinheiros tenham que assumir o posto para cobrir a falta do chefe. Isso não condiz com a realidade da cozinha, que tem um horário pesado e uma jornada intensa de trabalho.", avalia.
Por fim, a velocidade no preparo dos pratos é algo inexplicável, fugindo totalmente da realidade. De uma hora para outra, refeições elaboradas chegam à mesa do cliente como um passe de mágica. "Outra coisa fora da realidade na novela é que vemos produções demoradas ficando prontas em minutos. Como bisque de lagostim entre outros", aponta.
Diante de tantos erros, fica a dúvida: será que vale a pena arriscar uma refeição no restaurante mais desorganizado do horário nobre?