Em 'Vale Tudo', Bartolomeu (Luís Mello) vive o momento tenso do desemprego. O idoso foi demitido do jornal em que trabalhava, e agora, em casa, vive a ansiedade de quem está ocioso.
Desesperado, ele buscará uma nova maneira de ocupar sua mente e colocar dinheiro para dentro de casa. Assim, ele revelará ao filho e à mulher, Eunice (Edvana Carvalho), que vai trabalhar em uma lanchonete. A notícia surpreenderá os familiares, mas o homem não baixará a guarda. "Errado é ficar parado, vendo a vida passar. Meu filho, eu preciso trabalhar"
Ivan (Renato Góes) se recusará a aceitar a decisão do pai, mas Bartolomeu insistirá em sua decisão. "Vou ser chapeiro com a minha idade, sim, qual é o problema?"
Eunice se preocupará com a saúde do marido. Mais adiante, ele aparecerá cansado, com os dedos queimados e sinais de desidratação, mas insistirá com o trabalho. "Isso não foi nada demais. O importante é que eu consegui passar na experiência, e amanhã tem mais", comentará.
A situação incomodará Heleninha (Paolla Oliveira). Durante um almoço com Renato (João Vicente de Castro), diretor da agência Tomorrow, a mãe de Tiago (Pedro Waddington) tomará uma providência: "Eu tomei a liberdade de falar com o Renato sobre a situação do seu Bartolomeu. E ele tá querendo marcar uma entrevista".
A nova oportunidade surgirá com força, mas Ivan, inicialmente, criticará a atitude da namorada para não ficar com a imagem de que está 'pedindo emprego' para seu pai. "Foi tudo muito por acaso. O Renato está de licença médica e disse que precisa de gente... Aí eu acabei falando", dirá a ricaça.
Na versão original de 'Vale Tudo', Bartolomeu (Cláudio Corrêa e Castro) consegue uma oportunidade na Paladar, empresa de Raquel (Regina Duarte). A oportunidade fez com que o bom homem se motivasse a seguir uma vida em paz.