Em 'A Viagem', novela reprisada atualmente no Vale a Pena Ver de Novo, na Globo, Ismael (Jonas Bloch) inferniza a família e Diná (Christiane Torloni). Machista e violento, o crápula já agrediu Diná durante uma discussão em Itatiaia, fazendo a empresária bater a cabeça. Para sorte da protagonista, Otávio Jordão (Antônio Fagundes) a socorreu antes do perigo.
Mas o crápula não para, pois o próximo alvo é Estela (Lucinha Lins). Ismael não se conforma com o fim do relacionamento e faz de tudo para atrapalhar o romance da ex-mulher com Alberto (Claudio Cavalcanti). Com isso, ele usa Bia (Fernanda Rodrigues) para atingir a mãe, cuja intenção é fazer a menina voltar a morar com ele.
No entanto, nem tudo são flores e Ismael terá um fim um tanto quanto merecido para um vilão de novela.
Antes da morte de Diná, o vilão será pego de surpresa ao confessar suas maldades para ela, mas não imagina que Bia está ouvindo tudo às escondidas. A partir daí, a menina começa a se revoltar contra o pai.
Já nos últimos capítulos do folhetim espírita, ele arma o sequestro da própria filha, mas seus planos dão errados. No desfecho, ele foge com Regina (Mara Carvalho), mas é perseguido pela polícia e leva um tiro.
Ele sobrevive, mas fica paraplégico. Desesperado, ele pede para que Bia e Estela desliguem os aparelhos que o mantém vivo, mas mãe e filha preferem não atender à exigência dele, fazendo com que termine seus dias em uma cadeira de rodas e, em seu caso, dependendo do auxílio de outras pessoas.