O 'Quilos Mortais' desta sexta-feira, dia 03 de outubro, é mais dramático e doloroso que o habitual. Conhecido pelos seus 'antes e depois' chocantes, o reality show, apresentado por Celso Zucatelli na Record TV, mergulha na história de Coliesa McMillian, uma mulher de 292 quilos e com quatro filhas que enfrentou as maiores dores da vida.
A trajetória de Coliesa foi marcada desde cedo por traumas. Ela cresceu em meio a um lar instável, convivendo com um pai alcoólatra e enfrentando a perda da mãe ainda jovem. Adotada junto com os irmãos, acabou voltando a viver com o pai, situação que só acabou com a sua saúde mental. Para lidar com a solidão e a dor, Coliesa acabou encontrando na comida um refúgio que, com o tempo, se transformou em sua maior prisão.
A saúde de Coliesa já estava bastante debilitada antes de sua participação no 'Quilos Mortais'. Aos 39 anos, ela sofreu um ataque cardíaco que deixou sequelas graves: seu coração estava tão fragilizado que não podia ser operado e a deixava em um risco constante de vida, tendo em vista as complicações da obesidade mórbida.
Além disso, pouco antes das gravações, ela perdeu o noivo Melvin em um acidente de carro, o que a fez mergulhar de vez em sua compulsão alimentar. Totalmente dependente da família, incluindo as filhas, Coliesa não conseguia se movimentar e já havia perdido as esperanças com a própria vida antes de recorrer à ajuda do Dr. Now, que hoje está com 80 anos.
Como de costume, cirurgião bariátrico Dr. Younan Nowzaradan exige que seus pacientes percam peso por conta própria antes da cirurgia, através de dieta e exercícios. E foi exatamente isso que aconteceu com Coliesa, que conseguiu perder 66 quilos durante sua participação no reality show.
Com um risco iminente de morte, ela passou pela cirurgia e terminou sua participação em 'Quilos Mortais' de forma bem-sucedida. Sua luta contra a balança e os traumas emocionais que marcaram sua vida emocionaram o público, que torceu para que ela conseguisse mudar seu destino... mas, infelizmente, ela não teve tanta sorte assim.
Após aparecer no programa, Coliesa enfrentou meses de internações. Em junho de 2020, mesmo ano em que o reality foi exibido, uma atualização em sua página de apoio no Facebook já relatava que ela estava "internada e quase havia morrido". Em agosto, voltou ao hospital e, pouco depois, sua família confirmou que ela não havia resistido.
Coliesa McMillian morreu em setembro de 2020, aos 41 anos, em um hospital de Louisiana, nos Estados Unidos, após complicações decorrentes da cirurgia bariátrica. De acordo com relatos de sua sobrinha, Blair Shelton, uma sutura interna teria se rompido, provocando uma hemorragia grave. O Dr. Nowzaradan, responsável pelo caso, precisou realizar uma operação de emergência para conter o sangramento.
Apesar da intervenção, Coliesa nunca se recuperou completamente: passou cerca de um mês e meio na UTI em Houston, intubada e em coma induzido. Nesse período, sofreu paralisia parcial, desenvolveu escaras e enfrentou uma infecção urinária que evoluiu para sepse [infecção generalizada].
A causa exata do falecimento nunca foi oficialmente revelada. O site 'Starcasm' relatou versões diferentes, enquanto o TMZ indicou "insuficiência renal aguda e complicações da cirurgia bariátrica". Já a família foi mais direta: em publicação no Facebook, as filhas de Coliesa afirmaram que ela "tinha problemas de saúde devido à cirurgia e que seu corpo simplesmente não aguentou mais".