Em 'Terra Nostra', novela exibida na Faixa Especial da Globo, Raymundo de Souza, de 73 anos, pode ser visto como o político Renato. O ator, com uma carreira extensa na TV e no teatro, passou por uma situação complicada muitos anos depois da transmissão do folhetim no horário nobre.
A estreia de Raymundo de Souza na TV aconteceu na novela 'Cara a Cara', em 1979, na Bandeirantes. Três anos depois ingressou na Globo na série 'Casos de Verdade', mas conquistou fama como o poeta Dimas na versão original de 'Sinhá Moça', em 1986.
Sempre atuante, esteve em novelas como 'Direito de Amar', 'Mandala', 'Pacto de Sangue', 'Pedra Sobre Pedra' e 'Cabocla'. Na sequência, passou por uma longa passagem na Record, atuando em tramas como 'Caminhos do Coração' e 'Os Dez Mandamentos', entre outras.
Sua última novela na TV foi 'Gênesis', em 2021, mas ele também pode ser visto na terceira temporada da série 'Arcanjo Renegado' (2024), no Globoplay.
Em abril de 2018, Raymundo de Souza sofreu um grave acidente de moto, tragédia que o fez permanecer por quase um ano num quarto de hospital. Na ocasião, um veículo colidiu em sua moto, como consequência, teve uma necrose na perna e passou por um duro tratamento. Ao total, foram 65 cirurgias.
Em seu Instagram, o artista comentou sobre a falta de responsabilidade do motorista, e da demora do hospital em realizar o procedimento cirúrgico.
"Cheguei ao hospital na terça e marcaram de me operar no sábado. Não era para ter acontecido desta maneira, e a minha perna necrosou, tive uma infecção hospitalar no osso. Tiveram que tirar 80% da minha pele entre o tornozelo e o joelho. Adiante, tive que passar por procedimentos para colocar pinos, depois cirurgias para colocar enxertos", contou ele ao jornal O Globo, em 2021.
Durante o tratamento, Raymundo ficou oito meses no hospital 'sem ver a luz do sol'.
"Coisa pior podia ter acontecido: na infecção, por exemplo, a bactéria podia ter ido para o sangue. O que não aconteceu. Eu me sinto um vencedor por ter conseguido passar por isso. Foram muitas idas ao hospital, muitos procedimentos. Ficam até alguns traumas. Agora, uma das sequelas é que tenho a perna direita menor do que a esquerda em três centímetros", completou à época.
O trabalho mais recente do ator foi o filme 'Horizonte', filmado em 2024.