Virgínia Fonseca revelou que tem sofrido com ansiedade. Nesta segunda-feira (08), a influenciadora mostrou o dedo ferido após uma crise. Apesar de não substituir o acompanhamento psicológico ou psiquiátrico, a alimentação pode ser um forte aliado no combate ao transtorno.
“A nutrição pode ajudar a reduzir os níveis de estresse, não apenas fornecendo nutrientes essenciais para o funcionamento ideal do corpo, mas também reduzindo os níveis de ansiedade e elevando o humor”, explicou a médica Sonia Clavería, com mestrado em Nutrição e Alimentação, em artigo publicado pela revista Elle na Espanha.
Segundo a especialista, alguns alimentos específicos têm propriedades que podem acalmar o sistema nervoso e melhorar o humor. Além disso, é essencial criar hábitos saudáveis no dia a dia. Entre eles, evitar alimentos processados, controlar o nível de açúcar no sangue, não consumir álcool e café em excesso, comer devagar e beber bastante água.
“A dieta pode reduzir a ansiedade. Adotar uma dieta equilibrada e consciente, com os suplementos nutricionais necessários e sob supervisão médica, não só melhora a saúde física, como também ajuda a manter a saúde mental. Reduz os sintomas de ansiedade e melhora o bem-estar geral da pessoa, aumentando assim sua qualidade de vida”, afirma a doutora.
• Alimentos ricos em magnésio, como espinafre, amêndoas, milho, sementes de girassol e cacau, estão envolvidos na liberação de serotonina e dopamina e ajudam no combate da ansiedade.
• Ômega-3: peixes gordurosos, como salmão, sardinha e cavala, contêm altos níveis de ácidos graxos ômega-3, que podem ser úteis no controle do estresse. Sementes de chia e linhaça também são fontes vegetais de ômega-3.
• O triptofano é um aminoácido necessário para a produção de serotonina. Pode ser encontrado em carnes, como frango e peru; ovos (especialmente a gema); laticínios; frutas, como banana, abacaxi e abacate; vegetais, como agrião e espinafre; nozes, amêndoas e pistache; leguminosas, como grão-de-bico, lentilhas e soja; e sementes.
• Vitaminas do complexo B: abacates, ovos e leguminosas, como lentilhas, grão-de-bico e feijão, são excelentes fontes de vitaminas do complexo B, que contribuem para o bom funcionamento psicológico.
player2
player2