O que é a bolsa de colostomia, usada por Preta Gil de modo definitivo após cirurgia de mais de 20h? Entenda para que serve e como ajuda na saúde da cantora
Publicado em 27 de janeiro de 2025 às 09:16
Por Guilherme Guidorizzi | Notícias da TV, novelas e famosos
Escreve sobre novelas e entrevista o elenco para trazer as novidades dos próximos capítulos. Produz conteúdos sobre famosos e TV.
Preta Gil revelou que vai fazer uso de forma definitiva de uma bolsa de colostomia após cirurgia de 21 horas no final de dezembro de 2024. Entenda sua utilidade e como ela auxilia na saúde. Detalhes!
O que é a bolsa de colostomia, usada por Preta Gil de modo definitivo após cirurgia de mais de 20h? Entenda para que serve e como ajuda na saúde da cantora Câncer de Preta Gil: cantora revelou que fará uso de modo definitivo de bolsa de colostomia após retirada do reto Câncer de Preta Gil: cantora já fez uso de bolsa de ileostomia, colocada na parte final do intestino delgado. A bolsa de colostomia é colocada no intestino delgado Bolsas de colostomia e ileostomia precisam de cuidados mas podem pegar água e sabão no banho Bolsas de colostomia e ileostomia apresentam a mesma função e são implantadas em diversos tratamentos. Luciano Szafir precisou fazer uso de uma após contrair Covid-19
Veja + após o anúncio

Em luta contra um câncer há dois anos, Preta Gil segue internada em hospital de São Paulo mais de um mês após passar por complexa cirurgia de aproximadamente 21 horas. E neste domingo (26), tempos depois de se submeter a retirada do reto a filha de Gilberto Gil revelou que passou a usar de forma definitiva uma bolsa de colostomia.

E você sabe qual é a utilidade dessa bolsa e como ela ajuda na saúde de quem a coloca? E qual é a diferença entre as bolsas de colostomia e ileostomia, usada no passado por Preta? O Purepeople te conta.

Bolsa de colostomia e bolsa de ileostomia são iguais? Saiba diferenças

A diferença fundamental entre essas bolsas coletoras é o local da cirurgia para sua colocação. A bolsa de colostomia pega uma parte do intestino grosso. Já a de ileostomia atinge a parte final do intestino delgado. O paciente e a equipe médica decidem em conjunto a escolha do tipo de bolsa se dividida em duas peças ou não, opaca ou transparente, e fechada ou drenável.

Veja + após o anúncio

Não há diferença entre elas em relação ao trajeto final das fezes. Porém, essas fezes apresentam odor e são mais sólidas no caso das bolsas de colostomia. Já na de ileostomia, as fezes são ácidas, sem cheiro e em forma mais pastosas. No caso de serem mais líquidas, é necessário aplicar pomadas adequadas para proteção da pele.

As duas bolsas têm a mesma função e são direcionadas para pacientes sem o controle voluntário da evacuação, sendo dessa forma totalmente necessárias.

Que cuidados devo ter ao usar bolsa de colostomia ou de ileostomia?

Em termos de bolsas de colostomia elas são direcionadas a pacientes com inflamação aguda, fístula anal, colostomia parcial ou diverticulite, por exemplo. Ou ainda câncer colorretal em casos avançados ou remoção permanente do reto (o que ocorreu com a cantora).

Veja + após o anúncio

Médicos e nutricionistas acompanham a evolução do paciente com bolsa de colostomia e podem liberar o consumo de alimentos favoritos. Não é preciso fazer a remoção da bolsa para tomar banho, uma vez que o sabão e a água não a prejudicam, contudo sangramentos podem ocorrer caso o jato do chuveiro seja direcionado para a abertura onde foi implantada a bolsa.

Também não se deve usar esponjas ásperas e nem utilizar força na hora de se esfregar o local. Por outro lado, é recomendável que a área pegue 15 minutos de sol no começo do dia e se faça uso de gaze umedecida. Também se aconselha levar outra bolsa e material de higiene ao sair de casa. E evitar pomadas, cremes e álcool, que podem desencadear alergias.

Sobre
Palavras-chave
Famosos brasileiros Saúde Doença Curiosidades Entretenimento
Sobre o mesmo tema
Notícias similares
Últimas Notícias
Últimas Notícias