Preta Gil, falecida aos 50 anos no último domingo (20), deixou um importante legado às próximas gerações. Ela, que lutou bravamente contra um câncer no intestino, era conhecida não só pelo seu trabalho, como também por estar sempre rodeada de amigos.
Quem esteve com ela em diversos momentos foi Ivete Sangalo, sua "irmã" e parceira, prestando auxílio em inúmeras ocasiões, inclusive durante uma intensa crise financeira. Dessa amizade também surgiram boas histórias.
Poucos vão se lembrar, mas há mais de vinte anos, a filha de Gilberto Gil se viu numa baita situação inusitada com a "Veveta". No programa Que História É Essa, Porchat?, do GNT, onde as duas marcaram presença em 2024, Preta trouxe mais detalhes.
Preta Gil foi uma das convidadas da atração comandada por Fábio Porchat. Durante o bate-papo, ele perguntou quantos clipes da Ivete ela já tinha produzido. A filha de Sandra Gadelha disse que acreditava ter sido, em média, umas cinco produções. As famosas se conheceram em "Carro Velho" (Banda Eva, 1998):
"E você produzia, e chamava o pessoal para fazer participação?", perguntou o apresentador. Preta concordou, e revelou algo inesperado que aconteceu nos bastidores do clipe "De Ladinho": "Começou na pré-produção, quando a gente recebeu a lista de exigências da 'estrela' Ivete Sangalo", disse.
Em seguida, ela pontuou: "Eu já falei: 'Lá vem ela com 50 toalhas, trailer... Não tinha nenhuma exigência. A única era que ela queria comer bode no catering [comida do set de filmagem]. Eu falei: 'Meu Deus, onde é que eu arrumo um bode?'", recordou-se Preta, que já brigou com Ivete no passado.
Para complementar, a irmã de Bela Gil deixou claro que foi atrás do prato exótico: "Liguei para Dito [assistente de Ivete]: 'Onde é que é esse bode? Como que é esse bode? Como é que faz? (...)", pontuou, Por fim, deixou claro que conseguiu o "telefone da mulher do bode", e que Ivete conseguiu comer a refeição desejada.
Parentes, amigos e fãs prestaram homenagens após a confirmação da morte de Preta Gil. Por meio de seu perfil na web, Ivete deixou um recado comovente em seu último adeus à artista, relembrando vários momentos especiais ao lado da cantora:
"Meu amor, que caminhada hein! Eu nem sei o que escrever pra você, porque meu coração tá tão pequenininho. Mas quero lhe dizer que bom que a gente se encontrou por aqui", iniciou, além de compartilhar um vídeo ao lado de Preta.
"Me apaixonei por você no mesmo instante que nos encontramos. Foi fulminante e ainda é. Não consigo entender essas notícias sobre sua partida", disse em outro trecho. No final, ela se despediu: "Te amo infinito. Siga, meu amor, sem dores, siga em paz". O velório de Preta será nesta sexta-feira (25), no Rio de Janeiro, de 09h até 13h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
player2