A música brasileira perdeu no último domingo, 20 de julho, uma de suas vozes mais autênticas e queridas: Preta Gil. Aos 50 anos, a filha de Gilberto Gil nos deixou após uma longa batalha contra um câncer no intestino, descoberto em 2023. A cantora estava fazendo um tratamento experimental nos Estados Unidos e se preparava para voltar ao Brasil, mas não resistiu.
Nascida no berço da música popular brasileira, Preta Gil não demorou a seguir os passos do seu pai Gilberto Gil, o tio Caetano Veloso e a madrinha Gal Costa e trilhar uma carreira de sucesso no cenário nacional. Mas ela também se aventurou na atuação, embora esse não tenha sido o seu grande trunfo.
Preta foi cantora, atriz, apresentadora, empresária e, durante toda sua carreira, foi uma voz ativa ao empoderamento feminino e deu importantes lições contra a gordofobia, preconceito que sofreu em diversos momentos de sua trajetória. Nos últimos anos, a artista enfrentou um câncer no intestino que, entre idas e vindas, representou sua última batalha.
Como um último adeus, hoje reunimos, na galeria desta matéria, 65 fotos que narram a trajetória de Preta Gil: da infância ao lado da família, os momentos inesquecíveis que viveu palcos, os bastidores da carreira, os dias de festa e os dias de luta contra o câncer. Acesse!
Em entrevista à Globonews, Carolina Dieckmmann, uma das melhores amigas de Preta Gil, contou os detalhes dos últimos dias de vida da cantora. A atriz de 'Vale Tudo' esteve nos Estados Unidos ao lado da artista, que se preparava para voltar ao Brasil quando acabou falecendo, e desembarcou sozinha no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (21).
"Quando eu resolvi ir para NY não tinha nada de grave acontecendo, além de ela está fraca com o tratamento mesmo. Mas quando eu cheguei lá a situação tinha mudado drasticamente muito rápido. A gente queria muito que ela viesse para o Brasil, mas ela [estava] muito fraquinha, [porém] sem dor, controlada pelos medicamentos", contou Carol.
Segundo Carolina Dieckmmann, os últimos dias de Preta Gil foram de puro amor: "Ela estava cercada de muito amor. Eu passei os últimos dias fazendo carinho nela, dizendo que a amava, a gente debruçado sobre ela, amando profundamente em todos os minutos. Eu quis falar para dizer para as pessoas que ela não sentiu dor e ela estava com muito amor", ressaltou.
player2