Manual da pele saudável no Verão: do protetor solar às tatuagens, médica lista principais erros e cuidados
Publicado em 1 de dezembro de 2022 15:56
Por Marilise Gomes | Beleza & Estilo
Ama escrever sobre beleza, estilo, TV e astrologia. Curiosa, sabe que a autenticidade é segredo para o melhor look do dia.
Começou a contagem regressiva para a estação mais aguardada (por muitos!) no ano: o Verão. Para aproveitar o clima da nova estação com cuidados redobrados e sem erros, a dermatologista Marcella Alves tira dúvidas a seguir!
Manual da pele saudável no Verão: do protetor solar às tatuagens, médica lista principais erros e cuidados Quem pratica atividades ao ar livre não pode deixar de lado o protetor solar no verão Quem vai ficar em períodos mais prolongados no sol, como em um dia de praia, deve aplicar protetor solar pelo menos 15 minutos antes da exposição solar Em dia de praia, o protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas pois o corpo fica muito exposto Manual da pele saudável no Verão: do protetor solar às tatuagens, médica lista principais erros e cuidados
Veja + após o anúncio

Dezembro começou e, com o novo mês, se aproxima o Verão! A estação mais quente do ano pode trazer prejuízos à pele por conta da maior exposição ao sol. Por isso, é comum surgirem diversas dúvidas relacionadas ao cuidado com a pele: desde a aplicação correta do filtro solar até a melhor forma de proteger tatuagens.

Especialista em rejuvenescimento, a dermatologista Marcella Alves, da Clínica Les Peaux da Clínica Les Peaux, responde as principais perguntas relacionadas à proteção da pele no verão a seguir:

Protetor solar: quais são os principais erros ao usá-lo?

O protetor solar é indispensável em qualquer estação e no verão, um dos principais erros cometidos pelas pessoas, segundo a Dra. Marcella Alves, é não reaplicar o protetor por longos períodos e negligenciar certas área do corpo.

"Aplicar só no rosto e negligenciar o corpo, esquecendo inclusive de proteger costas, axilas, pescoço, orelhas, nuca, cotovelos e pés", indica.

A médica ainda sinaliza que em dias nublados a fotoproteção também não pode ser deixada de lado. "O filtro solar deve ser usado diariamente, faça chuva ou faça sol!", orienta a especialista.

Outras erros comuns são, segundo ela, não passar protetor porque está embaixo do guarda-sol (o sol na areia ou perto de água queima ainda mais por ter o efeito dos reflexo da luz); não proteger o couro cabeludo; usar o mesmo produto no rosto e no corpo e até mesmo usar o mesmo protetor solar por alguns verões, isto é, produtos fora de validade.

Como tratar as queimaduras solares do jeito certo?

De acordo com a médica, a queimadura de sol acontece a partir de um processo inflamatório forte, podendo levar ao surgimento de ressecamento e bolhas na pele. Mas, segundo ela, o problema maior vai além da questão estética.

Segundo a dermatologista, "danos maiores, como o surgimento de rugas e o aumento das chances de desenvolver cânceres de pele, podem advir dessa exposição excessiva e sem proteção adequada".

A especialista sinaliza que o pico da queimadura solar ocorre no período de três dias. "Quando as pessoas sofrem uma descamação, em decorrência podem surgir manchas castanhas permanentes, que também são chamadas de lentiginas", explica.

O primeiro passo depois de perceber a pele queimada deve ser um banho gelado de água fria, deixando a água correr no local afetado por 5 a 10 minutos, para garantir que todas as camadas da pele esfriem e deixem de queimar.

"A primeira dica é talvez a mais importante em todo o processo de cuidar de uma queimadura solar e consiste em esfriar bem a pele", orienta.

"Após esfriar a queimadura é normal que o desconforto se mantenha; por isso, uma forma de aliviar o desconforto e manter a queimadura fria consiste em aplicar compressas frias com chá de camomila, que possui propriedades calmantes e cicatrizantes ajudando a reparar a pele. No entanto, qualquer tipo de compressa fria vai ajudar bastante a combater o desconforto".

Como deve ser feita a limpeza da pele com queimaduras solares?

A especialista ainda faz um alerta sobre os produtos de higiene a serem usados na pele com queimaduras. "Sabão e sabonete podem agredir a pele, favorecendo seu ressecamento e, por isso, o mais indicado é tomar um banho somente com água, pelo menos no local afetado, e sem esfregar a pele. Na hora de secar, também não é recomendado usar a toalha no local da queimadura, deixando-se secar ao ar livre".

Depois do banho, é essencial hidratar bem a pele todos os dias, logo após o banho e várias vezes ao dia. "Aplique um bom creme hidratante para combater o ressecamento da pele afetada. Também podem ser usados cremes hidratantes e calmantes à base de plantas medicinais, como babosa, pois isso vai acalmar ainda mais a pele, diminuindo o desconforto", detalha Dra. Marcella Alves.

Como aplicar o protetor solar da forma correta?

O hábito de passar protetor solar no rosto pode ser comum para quem o hábito de se maquiar ou já criou uma rotina de skincare. No entanto, segundo a médica, no dia a dia, principalmente no verão, é importante também as "áreas que ficam mais expostas como as mãos, colo e pescoço; além do rosto".

Quem vai à praia ou à piscina vai ter uma exposição prolongada ao sol e, nesse caso, a dermatologista orienta que o protetor solar deve ser aplicado pelo menos 15 minutos antes da exposição solar. "E o produto deve ser reaplicado a cada duas horas quando estiver muito exposto. É necessário também aplicar a quantidade certa para garantir a eficácia do produto utilizado", conta.

Fator de proteção do filtro solar para rosto e corpo deve ser o mesmo?

Essa é outra dúvida muito recorrente e, segundo a dermatologista, o rosto, pescoço e colo são áreas que estão constantemente expostas no dia a dia, além terem uma pele mais delicada.

"Por receber maior incidência de luz, e ter como consequência o indesejável envelhecimento e rugas que acompanham, o protetor do rosto tende a ter melhor e maior cobertura que o do resto do corpo", justifica.

Protetor solar aplicado no rosto e no corpo é diferente © Shutterstock

Pele negra requer proteção solar, sim

Um dos mitos mais replicados sobre os cuidados com a pele negra é que ela não precisa ser protegida no sol. "Pela maior quantidade de melanina (composto responsável pela pigmentação), o que confere uma fotoproteção natural de 13.4, a pele negra acaba manchando com mais facilidade, precisando sim de proteção solar!", aponta a médica.

Bronzeador X Protetor Solar: Como combinar os produtos?

E quem não abre mão do bronzeador precisa associá-lo ao protetor solar, seja no mesmo produto ou separadamente. "Use produtos para bronze com o FPS igual ou acima de 30. Desta forma, além da sua pele adquirir um tom dourado você vai bloquear os raios nocivos do sol. O protetor solar não vai impedir que você conquiste o seu bronze", afirma.

Tatuagem e cicatrizes na pele: como protegê-las do Sol?

Quem tem tatuagens recentes, aponta a médica, deve evitar a exposição ao Sol por pelo menos um mês após a tê-la realizado. "A tatuagem é um ferimento, uma lesão na pele, a cicatrização superficial (casca) leva uma semana pra cair. Depois desse período, pode tomar sol com bloqueador solar (FPS 50 ou superior)", aponta.

Sobre as cicatrizes, a Dra. Marcella Alves orienta que aquelas que comprometem uma região grande da pele não conseguem eliminar o calor através do suor, o que compromete a temperatura corporal. "No caso de pequenas cicatrizes, o único cuidado é evitar tomar sol enquanto a cor da lesão não tiver adquirido a tonalidade normal da pele, após esse período deve-se sempre usar filtro solar com amplo espectro de proteção", indica.

Como proteger a pele durante a prática de atividades físicas ao ar livre no verão?

De acordo com a médica, para proteger a pele durante a prática esportiva ao ar livre, recomenda-se utilizar sempre filtro solar com fator no mínimo 30. "De preferência, com proteção UVB e UVA. Deve-se reaplicar o produto a cada 2 ou 3 horas", aconselha.

Caso o esporte seja aquático, a médica ressalta que a reposição deve ser feita sempre que sair da água. Em ambos os casos, vale também abusar da proteção física, com uso de chapéu, boné, camiseta e óculos. Hoje em dia existem todos esses produtos com proteção UV também.

Palavras-chave
Beleza & Estilo Beleza Pele Verão Primavera/Verão
Sobre o mesmo tema
Skincare no Outono: Saiba quais cuidados são essenciais para cuidar da pele na nova estação
Skincare no Outono: Saiba quais cuidados são essenciais para cuidar da pele na nova estação
23 de março de 2024
Príncipe William e Kate Middleton se sentem 'traídos' por príncipe Harry, 'não falam' com ele e não querem vê-lo. Entenda!
Príncipe William e Kate Middleton se sentem 'traídos' por príncipe Harry, 'não falam' com ele e não querem vê-lo. Entenda!
30 de abril de 2024
Notícias similares
Pele harmonizada e relaxada! Esses massageadores faciais rejuvenescem a pele de um jeito simples!
Pele harmonizada e relaxada! Esses massageadores faciais rejuvenescem a pele de um jeito simples!
11 de abril de 2024
Esses hidratantes corporais com uréia são ideais para cuidar da pele do corpo!
Esses hidratantes corporais com uréia são ideais para cuidar da pele do corpo!
16 de abril de 2024
Últimas Notícias
[IMAGENS FORTES] Mulher de Zé Vaqueiro mostra momento em que filho de 9 meses sofreu parada cardíaca: 'Agir para salvá-lo'
[IMAGENS FORTES] Mulher de Zé Vaqueiro mostra momento em que filho de 9 meses sofreu parada cardíaca: 'Agir para salvá-lo'
11:35
Pouca gente sabe, mas a conexão de Yasmin Brunet com a mãe, Luiza Brunet, vai além da moda e da genética
Pouca gente sabe, mas a conexão de Yasmin Brunet com a mãe, Luiza Brunet, vai além da moda e da genética
08:43
Últimas Notícias