Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos Web Stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Império
Novela A Vida da Gente
Novela Gênesis
Novela Salve-se Quem Puder
Novela Nos Tempos do Imperador
Novela A Viagem
Resumo de novelas
TV
Power Couple
BBB21
Domingão do Faustão
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Streaming
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Andressa Suita
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Juliette
Casamento
Noivas
Looks para casamento
Make para casamento
Penteados para casamento
Beleza & Estilo
Cabelos
Maquiagem
Cuidados com a pele
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Beleza & Estética
Saúde e Bem-estar
Dieta

Guia da pele saudável: dermato dá as dicas para se cuidar na estação

O verão está chegando com tudo e você precisa conferir esse guia especial com dicas de dermatologista para manter a pele saudável não só na estação, mas o ano inteiro. Saiba mais!

Você sabia que a pele dá sinais de que não está saudável e que precisa de cuidados? No verão, com maior exposição ao sol, é importante ficar atenta a esses sinais para manter a pele saudável, sem manchas, com viço e hidratada. A dermatologista Vanessa Mussupapo, da Comunidade de Saúde da Alice, preparou um guia e tirou todas as dúvidas sobre cuidados com a pele para você se proteger a sua pele. Confira!

A rotina de cuidados com a pele deve começar desde cedo

A pele costuma dar sinais de quando não está saudável: poros dilatados, perda de brilho, acne, dermatite e opacidade são alguns deles. Por isso, é importante que a rotina de cuidados com a pele comece desde pequena. "A rotina de cuidados deve começar na infância (nada de esperar a vida adulta), com a orientação sobre o uso diário do filtro solar e, a partir da adolescência, com produtos específicos para cada tipo de pele", explica Vanessa.

Vídeo relacionado

Entre eles, o sabonete, hidratante - mesmo tendo a pele oleosa! - e o protetor solar são indispensáveis. "Pode-se acrescentar mais produtos à essa rotina, como ácidos e antioxidantes, mas sempre prescritos por um dermatologista, afinal cada pele tem suas particularidades".

Os cuidados com a pele devem ser mantidos mesmo dentro de casa

Ainda que você não saia de casa para ir à praia ou se expor ao sol durante o verão, os cuidados precisam ser mantidos. Isso porque, de acordo com a dermato, a luz que entra pela janela de casa, assim como a luz emitida pelos celulares e computadores, também provocam danos e o envelhecimento mais rápido da pele.

"Para os cuidados dentro de casa, devemos seguir a rotina de limpeza, hidratação e proteção diárias", reforça a especialista. No caso do filtro solar em casa, o produto deve ser usado pelo menos uma vez ao dia, com fator de proteção mínimo de 30.

Proteger e cuidar da pele devem ser hábitos que começam desde cedo
Proteger e cuidar da pele devem ser hábitos que começam desde cedo

Os cuidados para prevenir o câncer de pele

Muita gente acredita que o câncer de pele é uma realidade distante, que só acontecem em casos específicos. Mas, de acordo com a médica, não é assim não! "90% dos casos de câncer de pele são causados pelo acúmulo de exposição solar durante a vida. 80% da radiação solar que um indivíduo recebe na vida, ele recebe até os 18 anos, ou seja, se você teve queimaduras solares na infância e adolescência, o reflexo disso será um provável câncer de pele no futuro".

Ficou impactada? É por isso que é tão importante se prevenir desde a infância, com os cuidados adequados, para evitar doenças como câncer de pele e envelhecer de forma saudável. "O principal causador do envelhecimento da pele é o UVA, que ultrapassa o vidro e as nuvens. Por esse motivo devemos utilizar protetor solar até em dias nublados e com chuva".

Dicas rápidas da dermatologista Vanessa Mussopapo para ter uma pele saudável sempre:

1 - Use protetor solar diariamente: "faça disso um hábito, como escovar os dentes".

2 - Observe suas pintas: "faça o autoexame da pele. Se notar qualquer modificação ou aparecimento de pintas diferentes procure seu dermatologista. E não esqueça nunca do couro cabeludo!".

4 - Se exponha ao sol, mas não se queime: "evite o horário das 9 às 15h, quando a radiação UVB é mais intensa".

5 - Inicie o hábito de fotoproteção desde a infância: "oriente seus filhos, netos, sobrinhos!".

6 - Utilize produtos específicos para seu tipo de pele: "não pegue a receita da vizinha! O que é bom para ela pode não funcionar ou até prejudicar sua pele".

(Por Marina Couto)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.