Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela A Dona do Pedaço
Novela Bom Sucesso
Novela Éramos Seis
Malhação - Toda Forma de Amar
As Aventuras de Poliana
Novela Topíssima
Novela Amor de Mãe
Resumo de novelas
TV
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza e estilo PB valendo 27/08/19
Cabelo
Make
Moda
Dieta & Saúde
Beleza & Estética
Especial Arezzo valendo

Especialista revela hábitos que podem prejudicar pele seca: 'Banho muito quente'

Compartilhe no Facebook
Vermelhidão, coceira e descamação podem ser características de quem tem a pele seca. Para evitar essa aparência, é necessário ter uma rotina de beleza apropriada, principalmente por ela ser muito sensível. Em entrevista para o Purepeople, a dermatologista Mayara Bravo ensina quais são os passos de limpeza essensiais para quem tem esse tipo de pele

Criar uma rotina de beleza com cuidados próprios para a pele é essencial, independente das características do maior órgão do corpo humano. Por ser a mais sensível entre os quatro estilos, a pele batizada como seca precisa de uma atenção extra, necessitando de mais hidratação. Em entrevista para o Purepeople, a dermatologista Mayara Bravo esclarece qual é a melhor maneira de deixá-la impecável além de descrever qual a aparência desse tipo de pele. "Ela é caracterizada por uma disfunção na barreira cutânea, que menos hidratada, torna-se mais propensa a penetração de agentes externos, como microorganismos e alergenos", esclarece a especialista.

O que fazer: 'Passos de limpeza, tonificação, hidratação e tratamento'

Para valorizar a beleza natural, é importante saber quais os métodos próprios para essa pele. "A rotina deve conter passos de limpeza, tonificação, hidratação e tratamento/prevenção. A escolha dos produtos adequados deve ser baseada com o tipo de pele", ensina a médica ao revelar alguns hábitos que influenciam na qualidade do órgão: "Peles secas devem evitar produtos contendo álcool, sabonetes bactericidas, temperatura da água muito quente durante o banho pois esses fatores podem contribuir para redução do perfil lipídico." Cosméticos devem ter fórmulas que não sejam agressivas para torná-la menos sensível. "Sabonetes neutros hidratantes, sem corantes ou cheiros, além de optar por tonificantes contendo ativos calmantes como alantoína", aponta a profissional da All Clinik ao recomendar: "Utilizar ativos rejuvenescedores em veículos especiais como gel-creme ou creme dependendo da umidade do ambiente; adicionar o uso diário de hidratantes contendo ureia em baixa concentração para não causar irritação e ativos como ácido hialurônico, fortalecendo a barreira cutânea." Da mesma maneira que os cuidados com a oleosa, esse tipo de pele também precisa de uma proteção contra os raios solares: "Por fim, é sempre fundamental o uso de protetores solares, que podem ser físicos em caso de peles muito sensibilizadas."

O que fazer com a vermelhidão: 'Algumas doenças podem ser diagnosticadas'

Quem possuí a pele seca, pode notar algumas mudanças na aparência provocadas pelas características: "Se torna mais sensível e irritativa, podendo apresentar vermelhidão, coceira, descamação e perda do viço." Para evitar que isso aconteça, é preciso se atentar a erros na prática diária. "Além de banhos muito quentes, a escolha de sabonetes errados, uso inapropriado de hidratantes e óleos de banho e adequar às necessidades da pele influenciam", alerta Mayara ao solucionar: "Há diversas opções de hidratantes, sejam loções, cremes, sprays ou até mesmo versões para serem utilizadas no próprio banho. O importante é otimizar o uso desses ativos adequando com a rotina e as características de cada um." Já se a cor da pele for se alterando, a médica aconselha: "Em caso de irritação intensa ou coceira, o ideal é consultar um dermatologista, pois algumas doenças podem ser diagnosticadas como dermatite atópica, necessitando de cuidados especiais."

Mito ou verdade: 'Evitar lavar o rosto muitas vezes'

Como a limpeza da pele pode retirar o óleo natural fabricado pelo órgão, muitos acreditam que não se deve lavar o rosto, mas isso é um mito. "Todos os tipos de pele devem ser higienizados. No entanto, a escolha do tipo de sabonete deve ser ajustado e quantidade de vezes no dia em que se lava o rosto também", esclarece a dermatologista ao recomendar: "Quem tem pele muito seca deve evitar lavar o rosto muitas vezes ao dia pois mesmo sabonetes neutros podem causar alguma irritação. Mas, a limpeza diária é fundamental para saúde e viço da pele."

(Por Fernanda Casagrande)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.