Estudos realizados pelo psicólogo Albert Mehrabian, professor emérito de psicologia na Universidade da Califórnia, conhecido por suas pesquisas sobre comunicação não-verbal, revelam que a verdadeira importância de uma mensagem não reside na mensagem em si, mas em como a transmitimos através do tom de voz e das expressões faciais que usamos ao falar.
Com base nessa teoria, existe uma frase que pessoas emocionalmente inteligentes dizem a si mesmas para ganhar respeito e fortalecer seus relacionamentos. É brilhante e simples, com apenas nove palavras: "Não é o que você diz, é como você diz."
Mehrabian e Morton Wiener, pesquisador de Psicologia Social, investigaram como uma pessoa julga os sentimentos de outra quando o que é dito é inconsistente em relação ao tom de voz utilizado.
O objetivo era determinar se o conteúdo ou as palavras usadas eram mais ou menos importantes do que o tom de voz. Os pesquisadores concluíram que quando o que é dito em palavras não corresponde ao tom de voz, a atitude percebida baseia-se principalmente no componente tonal.
Em outro estudo, Mehrabian se juntou a Susan R. Ferris e, juntos, analisaram a importância da imagem na comunicação. Neste caso, estuda-se o alinhamento entre o que dizemos e nossos gestos e como isso influencia a compreensão da nossa mensagem pelo destinatário. Eles concluíram que quanto mais próxima a mensagem está da linguagem corporal, mais precisas eram as respostas.
O professor Robin Dunbar, da Universidade de Oxford, liderou um estudo que estimou que 80% das informações sobre relacionamentos sociais estão contidas em sinais não-verbais. "As palavras que usamos são apenas os blocos de construção das conversas. São as conversas, não as palavras, que criam os blocos de construção dos nossos relacionamentos", explica o pesquisador.
Com base nestas pesquisas, a frase "não é o que você diz, é como você diz" se mostra como a chave para melhorar nossa comunicação, ganhar respeito e fortalecer nossos relacionamentos. Se a mantivermos em mente ao nos comunicarmos com os outros, não apenas demonstraremos que somos emocionalmente inteligentes, como também conquistaremos o respeito de nossos interlocutores e fortaleceremos nossos laços, sejam eles quais forem.
player2