
O prefeito de Sorocaba (SP) Rodrigo Manga (Republicanos) é um dos alvos de operação da Polícia Federal em mais de 10 cidades nesta quinta-feira (10). O político ganhou notoriedade nacional por seus vídeos postados no TikTok e em 2024 foi reeleito para a prefeitura daquele município com mais de 263 mil votos.
A PF investiga possíveis desvios de dinheiro público que seriam destinados à saúde. Por volta das 9h15 já haviam sido expedidos 28 mandatos de busca e apreensão em Sorocaba, Santos, Osasco, Santo André e Itu, entre outras cidades paulistas e Vitória da Conquista, na Bahia.
Batizada de Copia e Cola, a operação esteve na prefeitura de Sorocaba, no gabinete de Manga e também na casa do prefeito. A Secretaria de Saúde, o Diretório Municipal do Republicanos e a casa de Vinicius Rodrigues, secretário de saúde, foram outros locais por onde passaram os mais de 100 homens da PF.

Até o momento, foram encontrados R$ 600 mil em dinheiro nesses endereços. Uma caixa e o porta-malas de um carro foram usados para esconder a quantia. Fausto Bossolo, que secretariou a pasta de Governo e Administração, é outro investigado. Uma igreja e um empresário dono de uma imobiliário podem estar envolvidos na ação criminosa, relatou o g1.
Possíveis fraudes na contratação de uma Organização Social para cuidar da parte de saúde de Sorocaba foram detectadas em 2022, dois anos antes da reeleição de Rodrigo Manga. Pode ter havido uma lavagem de dinheiro e caso os investigados sejam culpados irão responder por crimes como corrupção ativa e passiva.
e
- Aos 45 anos e natural de Sorocaba, Manga tem quase 3 milhões de seguidores no Instagram e no TikToke, onde surge em vídeos bem-humorados. Daí ganhou o apelido de "prefeito tiktoker". No último dia 1º, postou gravação protestando contra os aumentos de preços - em especial os dos remédios - e revelou intenção de ser pré-candidato à Presidência da República.