A homenagem a Preta Gil na abertura da novela "Vale Tudo" nesta segunda-feira (21) emocionou José Gil, irmão da cantora. O também músico é um dos oito filhos de Gilberto Gil, sendo do casamento do ex-ministro com Flora Gil (veja aqui quem é quem na grande família). A música "Brasil" teve a voz de Gal Costa substituída pela de Preta.
"Você merece todas as lembranças e homenagens nessa ida. Você será lembrada por todo seu amor, seu legado, sua liberdade. Inspiração para todos nós. Até para os caretas", escreveu José, que não chegou a conhecer o irmão Pedro, morto em 1990 em acidente de carro.
Cantora, atriz, apresentadora e empresária, Preta Gil morreu aos 50 anos no domingo após uma luta de dois anos e meio contra um câncer no intestino. A filha de Gil estava nos EUA desde maio, onde passava por um tratamento experimental contra a grave doença, e será velada no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, em data a ser definida.
Carolina Dieckmmann retornou dos EUA nesta segunda-feira onde passou quatro dias com a amiga até a morte. Após ser fotografada no desembarque em aeroporto de Guarulhos (SP), a Leila da novela "Vale Tudo" conversou com uma emissora de tevê a respeito dos últimos momentos de Preta. "Ela não sentiu dor e estava com muito amor", resumiu Carolina, que se tornou amiga da filha de Gil graças à ajuda de Ivete Sangalo.
A atriz acrescentou ainda que o estado da cantora se agravou nos últimos dias. "A gente queria muito que ela viesse para o Brasil, mas ela estava muito fraquinha. Sem dor, controlada pelos medicamentos e cercada de muito amor, Andreia. Muito amor, muito mesmo", completou Carolina a respeito do desejo que a própria Preta tinha, mas não conseguiu realizar diante do agravamento do seu estado de saúde.