A cena é bastante comum: duas pessoas começam a conversar sobre um determinado assunto, até que uma delas eleva o tom de voz no meio do diálogo.
Na maioria das vezes, uma situação como essa é imediatamente entendida como um sinal de raiva do interlocutor. Um comportamento que expressa ira ou, em casos mais graves, até mesmo intimidação e costuma servir como gatilho para uma discussão entre os envolvidos.
De acordo com o psicólogo Boris Herzberg, em um artigo publicado na Psychology Today, nem sempre, porém, isso é verdade. Embora de fato elevar a voz seja uma das formas mais comuns de expressarmos nossa raiva, falar mais alto do que o normal também pode dizer o exato oposto, servindo como uma maneira de expressarmos nossa impotência.
Muitas pessoas elevam o tom de voz de maneira inconsciente, utilizando o comportamento quase como um mecanismo de defesa. Na tentativa de serem ouvidas ou de se protegerem de algo, elas falam mais alto, tentando se impor.
O comportamento pode funcionar tanto como um pedido de escuta quanto uma tentativa de ter mais controle sobre a situação. E, até mesmo a sensação de estresse e frustração do momento pode ser gatilho para que a pessoa, mesmo sem perceber, já aumente o tom de voz.
“Às vezes, é um comportamento que a pessoa aprendeu para satisfazer suas necessidades. É bem possível que, na infância, ela tenha gritado para se impor aos pais e conseguir o que queria, ou para ser ouvida quando os adultos não lhe davam atenção”, explica o terapeuta.
Além de Boris, outros especialistas já se debruçaram sobre as causas que podem estar por trás de um tom de voz mais elevado.
Segundo a psicologia, esse tipo de comportamento desvenda bastante a respeito das intenções e emoções do ser humano e é capaz de expressar diferentes tipos de humor, como alegria, excitação e desespero, além de revelar nuances da situação.
É o caso de um casal que discute o tempo todo a fim de ter a palavra final em um debate ou até mesmo de um adolescente que fala mais alto a fim de intimidar alguém na escola. Em ambos os casos, eles usam sua voz para demonstar algo que estão sentindo, mas também para causar algum tipo de sensação (boa ou ruim) na pessoa com quem estão falando.
Por isso, é tão importante perceber o que tentamos exprimir quando aumentamos o tom de voz. Além do autoconhecimento adquirido, conseguir enxergar além da superfície é importante para lidarmos melhor com nossas emoções e, de quebra, para nos comunicarmos melhor (e de forma menos barulhenta) com o mundo.
player2