A autora Manuela Dias está inovando nos rumos dos personagens de 'Vale Tudo' nesta reta final. Previsto para ir ao ar o último capítulo em 17 de outubro, a novela das nove trará desfechos diferentes para alguns personagens.
O destino de Afonso (Humberto Carrão) parece estar definido conforme o enredo criado por Manuela Dias até o momento. Após sofrer seus últimos meses com a quimioterapia como base para a recuperação da leucemia, o triatleta parece que terá um final feliz ao lado de Solange (Alice Wegmann).
Por diversos momentos, o personagem de Humberto Carrão expôs a vontade de permanecer em casa enquanto não encontrasse um doador de medula, como se fosse uma espécie de despedida da vida. Até um vídeo para os gêmeos ele fez com essa finalidade.
Pois bem, ao que tudo indica, Afonso realizará o tão sonhado transplante a partir do sangue de Leonardo (Guilherme Magon). O filho mais velho será descoberto pela família Roitman após o tiro que Ana Clara (Samantha Jones) levará, tornando a aparição do jovem uma possibilidade de sobrevivência, que se concretizará.
A trajetória de Heleninha (Paolla Oliveira) ainda é uma incógnita. Na versão de 1988, a jovem descobre que não matou o irmão gêmeo - Leonardo havia morrido de fato-, e conseguiu se recuperar do alcoolismo.
É muito provável que a artista plástica tenha um final feliz na novela, mas antes disso passará por mais um calvário. Ela será acusada de assassina de Odete Roitman.
Em cenas que irão ao ar em 15 de outubro, o delegado Mauro (Claudio Jaborandy) prenderá Heleninha após uma acareação feita com ela e Celina (Malu Galli). Na cadeia, a personagem passará por momentos de sofrimento e solidão. O folhetim mostrará Renato (João Vicente de Castro) na cadeia em dia de visita.
Somente no último capítulo o público saberá se Heleninha é realmente a assassina de Odete Roitman ou se, inocente, será solta e buscará sua felicidade.