
Em 'Vale Tudo', Raquel (Taís Araújo) e Ivan (Renato Góes) enfrentam inúmeros contratempos para que o relacionamento permaneça em harmonia.
De um lado, está Raquel, uma mulher batalhadora que coloca o trabalho como principal fonte de renda para ter uma vida digna; do outro lado, Ivan, ambicioso e estrategista, disposto a tudo para alcançar o topo da TCA.
Na novela assinada por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, em 1988, o casal vivido por Regina Duarte e Antônio Fagundes começa a ruir a partir do momento em que a mala de Marco Aurélio (Reginaldo Faria/Alexandre Nero) cai em suas mãos. A ética se torna um grande contraponto entre os dois.

Para piorar a situação, Maria de Fátima (Gloria Pires/Bella Campos) arma um golpe para ficar com o dinheiro e ainda incriminar Ivan.
Sem acreditar no namorado, Raquel termina a relação, e quando é tarde para recomeçar, ele já está casado com Heleninha (Renata Sorrah/ Paolla Oliveira). Essa aproximação entre o bom homem e a mãe de Tiago (Fabio Villa Verde/ Pedro Waddington) tem as mãos de Odete Roitman (Beatriz Segall/ Debora Bloch).
A grande vilã da novela das nove ordena que o genro suborne um agente da alfândega para liberar equipamentos retidos. A armação é tão bem feita que o protagonista acaba na cadeia por corrupção.
No final da trama, Ivan assume sua culpa, em consequência do golpe planejado pela sogra e cumpre dois anos de prisão. Em liberdade, o homem refaz sua vida ao lado de Raquel.