
A série "Uma Família Perfeita" ("Good American Family", no título original) chegou recentemente ao Disney+ e já está gerando intensos debates. Baseada no caso verídico de Natalia Grace, uma menina com nanismo que foi abandonada por seus pais adotivos, a produção mistura realidade e ficção, despertando a curiosidade do público sobre o que realmente aconteceu.
A história de Natalia Grace já havia sido tema da série documental "O Curioso Caso de Natalia Grace", do canal Investigation Discovery, que investigou a controversa alegação de que ela seria, na verdade, uma adulta fingindo ser criança. O caso, repleto de reviravoltas, tornou-se um dos maiores mistérios familiares da atualidade. Agora, "Uma Família Perfeita" apresenta uma nova abordagem, trazendo diferentes pontos de vista sobre os acontecimentos.
Em 2010, o casal Kristine Barnett (interpretada por Ellen Pompeo) e Michael Barnett (vivido por Mark Duplass) adotou uma menina ucraniana chamada Natalia Grace (Imogen Faith Reid), acreditando que ela tinha 6 anos. Diagnosticada com uma rara condição de nanismo, a garota precisaria de cuidados especiais.

Três anos depois, os Barnett decidiram deixá-la morando sozinha em um apartamento e se mudaram para o Canadá com seus outros três filhos, alegando que Natalia era, na verdade, uma adulta "sociopata" que fingia ser criança para prejudicá-los. A família chegou a alterar legalmente seu ano de nascimento para 1989. Entretanto, um exame de sangue realizado em 2023 indicou que Natalia tinha, aproximadamente, 22 anos naquele momento, o que significaria que, na época da adoção, ela teria apenas 9 anos.
A minissérie escalou um elenco talentoso para trazer à tona as diferentes perspectivas desse caso polêmico. Confira quem interpreta quem e como se comparam às figuras da vida real:
A atriz novata Imogen Faith Reid dá vida a Natalia Grace. Em entrevista ao TV Insider, ela destacou o desafio de atuar em uma história tão ambígua, onde sua personagem pode ser vista como vítima ou manipuladora, dependendo da versão dos fatos.

“Os primeiros quatro episódios foram muito divertidos, e eu entrei na personagem completamente… foi minha era de vilã. Foi muito legal interpretar, mas prefiro a perspectiva de Natalia porque é muito dolorosa e cheia de nuances. É difícil chegar à verdade”, afirmou a atriz estreante.
Famosa por Grey’s Anatomy, Ellen Pompeo assume o papel da polêmica Kristine Barnett. Para se preparar, a atriz leu relatórios policiais e utilizou sua experiência como mãe para entender a complexidade emocional de sua personagem.
Pompeo afirmou à People: “Acho que todas as mães têm a intenção de amar seus filhos incondicionalmente e fazer o possível para garantir o melhor para eles. Você precisa se colocar em um estado emocional para conseguir dizer certas falas de forma verdadeira. É difícil, mas tem que mergulhar em lugares sombrios da mente e se sentir desconfortável.”

No papel de Michael Barnett, Mark Duplass inicialmente hesitou em aceitar o projeto. No entanto, ele ficou intrigado pela abordagem multifacetada da série, que mostra diferentes versões da história.
Em entrevista à Variety, ele contou: “Já existe um documentário, já tem um filme chamado A Órfã com temas parecidos, já saiu na imprensa. Por que precisamos de mais uma história tirada dos noticiários?”. Mas, após conversar com os showrunners, percebeu que o formato da minissérie daria uma nova perspectiva ao caso.
Indicada ao Emmy, Christina Hendricks interpreta Cynthia Mans, mulher que acolheu Natalia depois que os Barnett a abandonaram. No entanto, o documentário revela que Natalia fugiu da casa dos Mans em 2023 e mais tarde os acusou de abuso.

Sobre a série, Hendricks declarou ao TV Insider: “Muita gente já tem ideias formadas porque ouviu trechos da história. Mas acho que, se você assistir do começo ao fim, terá uma visão muito diferente sobre tudo o que achava que sabia.”
“Uma Família Perfeita” está disponível exclusivamente no Disney+. A série conta com 8 episódios, lançados semanalmente toda quarta-feira. Já o documentário "O Curioso Caso de Natalia Grace" está disponível completo no Max (antigo HBO Max), para quem quiser mergulhar na versão documental dos eventos.