Quem matou Odete Roitman na nova versão da novela "Vale Tudo"? Essa pergunta volta a ser feita nesta segunda-feira (6), faltando duas semanas para o remake da Globo chegar ao fim. O misterioso assassinato se tornou um marco na televisão brasileira e movimentou com apostas até a Bolsa de Valores no começo de 1989.
E há pouco mais de 20 anos, outro mistério em novelas da emissora carioca era respondido: "quem matou Lineu?". A pergunta foi feita a partir do capítulo 110 de um total de 221 de "Celebridade", outra trama de Gilberto Braga (1945-2021) e que segue em reapresentação no canal pago Globoplay Novelas (o antigo Viva) quando o empresário era executado com um tiro.
Alerta, spoiler!, essa matéria revela lá no final quem matou o poderoso empresário pai de Beatriz (Deborah Evelyn).
Infelizmente, pouco mais de 10 anos após "Celebridade" chegar ao fim, Hugo Carvana, ator que deu vida ao Lineu naquela novela, saía de cena aos 77 anos. O ator morreu no dia 4 de outubro de 2014 em hospital do Rio de Janeiro após uma semana de internação e tratava um câncer no pulmão.
Com uma carreira de quase seis décadas, o ator e cineasta imortalizou o típico "malandro carioca" no cinema, onde fez mais de 50 produções. Foi Hugo o nome principal de "Vai Trabalhar, Vagabundo", "Se Segura, Malandro" e "O Homem Nu".
Curiosamente, Hugo nasceu também num dia 4, mas de junho de 1937. Nas novelas, estreou em 1975 em "Cuca Legal", da Globo, emissora no qual fez todos os seus trabalhos na TV. De lá, atuou na primeira versão de "Gabriela", em "Roda de Fogo", "O Dono do Mundo", "Fera Ferida", Cara & Coroa", "Três Irmãs" e "Insensato Coração". Se despediu do vídeo na minissérie "O Brado Retumbante", em 2012.
Bem antes de Lineu ser executado, o veterano disparou em entrevista ao "Jornal do Brasil" de 7 de dezembro de 2003: "Só sei que o Lineu Vasconcelos vai ser assassinado, não sei por quê. A novela vai virar um 'Quem matou Odete Roitman?'". Ah, e quem matou Lineu? A vilã Laura, personagem de Claudia Abreu.