Na reta final das gravações de 'Vale Tudo', a pergunta que ecoa há mais de três décadas voltou a dominar as conversas: "Quem matou Odete Roitman?". A cena mais emblemática da teledramaturgia brasileira ganhou novos desdobramentos depois que Bella Campos foi flagrada na noite desta quinta-feira (25) na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Nas fotos, a atriz aparece assustada, segurando um objeto que parecia estar enrolado em um pano. Poucos cliques depois, ela foi vista enterrando discretamente o suposto item com o pé na areia. Para muitos fãs, o gesto foi interpretado como uma referência direta à arma do crime que tirará a vida da temida empresária Odete Roitman, papel de Débora Bloch.
A cena decisiva da morte de Odete já começou a ser gravada em frente ao tradicional Hotel Copacabana Palace. Segundo o portal Leo Dias, a produção montou um verdadeiro espetáculo para simular a retirada do corpo da vilã em plena Avenida Atlântica. Nas imagens, bombeiros aparecem levando uma maca coberta por um saco preto, recriando o momento em que o país inteiro descobrirá que a personagem foi assassinada. Para preservar a identidade do assassino e evitar vazamentos, a Globo usou um boneco no lugar da atriz nas externas.
Apesar do impacto das cenas gravadas diante do hotel, parte fundamental da sequência não aconteceu no Copacabana Palace. O Notícias da TV revelou que a emissora construiu réplicas perfeitas do quarto de Odete em estúdio, justamente para evitar qualquer confusão entre ficção e realidade com os hóspedes do hotel.
Desde que a novela voltou ao ar em formato de remake, o público passou a revisitar uma das maiores questões da televisão brasileira. A lista de suspeitos inclui Marco Aurélio (Alexandre Nero), César (Cauã Reymond), Ana Clara (Samantha Jones) e até Leila (Carolina Dieckmann). Já a personagem Maria de Fátima, vivida por Bella Campos, chegou a ser cotada como a grande responsável pela morte da empresária.
No entanto, de acordo com o site Notícias da TV, a autora Manuela Dias teria desistido desse caminho. O motivo, segundo o colunista Gabriel Vaquer da Folha de S.Paulo, foi a boa aceitação da personagem junto ao público, que acabou convencendo a direção da trama a não associá-la ao crime.
O aguardado assassinato de Odete Roitman será exibido em 6 de outubro, em um capítulo que promete forte repercussão. O delegado Mauro (Claudio Jaborandy) analisará imagens internas do hotel e verá Odete e César voltando juntos para o quarto. Em seguida, o michê sairá sozinho, aumentando as desconfianças. Maria de Fátima ainda aparecerá rondando o local, mas sua foto não constará no quadro de suspeitos da investigação.
A cada flagra nas gravações, cresce a expectativa sobre como será resolvido o maior mistério da televisão brasileira. Se na década de 80 o Brasil inteiro parou para descobrir o desfecho, em 2025 a pergunta continua viva: quem matou Odete Roitman?