O remake de ‘Vale Tudo’ é um marco tanto na TV aberta quanto na internet. A morte de Odete Roitman, exibida na noite desta segunda, 6 de outubro, faz parte de uma boa fatia de pessoas que interage nas redes sociais, compartilhando teorias, elogios, críticas, dicas, pistas e até apostas em bolões.
Se na versão de 1988 não havia redes sociais, em 2025 a tecnologia se tornou o verdadeiro termômetro da audiência de uma novela. Nesse sentido, uma pesquisa feita pela Ativaweb Inteligência Digital, durante 30 dias, analisou o comportamento do público em Instagram, TikTok, X e Youtube Shorts.
O levantamento identificou um total de 287 milhões de interações, o que representa um marco histórico na teledramaturgia brasileira.
Se considerarmos que esses números correspondem a cerca de 95 milhões de pessoas únicas (de um total de 150 milhões de usuários), em que cada um interage em média 3 vezes, conclui-se que aproximadamente 60% dos brasileiros falam sobre a atual novela das nove, incluindo o mistério sobre a morte da vilã mais cruel de todos os tempos.
A pesquisa realizada pela Ativaweb aponta que o público de 18 a 34 anos são os verdadeiros internautas, o que compõe 43% das interações. O mais interessante é que quatro momentos do folhetim da Globo se destacaram nas conversas digitais.
A morte de Odete, antes de acontecer, dominou 17,1 milhões de interações, enquanto o retorno de Leonardo à família Roitman gerou 17,6 milhões de visualizações; o confronto entre Odete e Maria de Fátima gerou 13,2 milhões. Os flashbacks de Heleninha e do acidente, exibidos em 2 de outubro, tiveram 14,4 milhões.
Com o fim marcado para 17 de outubro, o volume de engajamento deve crescer ainda mais à medida que o público tenta descobrir quem matou Odete Roitman.