Quem acompanha o remake de 'Vale Tudo' deve ter sentido a ausência do protagonismo de Raquel (Taís Araujo) nos capítulos mais recentes. O último acontecimento que marcou a vida da empresária foi quando voltou a vender sanduíche na praia e, na sequência, recuperou a Paladar, transformando-a em um restaurante solidário.
Nada disso tem chamado a atenção do público, embora Taís Araujo tenha brilhado em todas as cenas. Praticamente coadjuvante nesta reta final da novela das nove da Globo, Raquel está completamente sem função, bem no momento em que a novela foca em um embate tanto quanto absurdo e previsível: a briga entre Odete Roitman (Débora Bloch) e Marco Aurélio (Alexandre Nero).
Em 1988, a personagem de Regina Duarte manteve o protagonismo até o último capítulo. E, se compararmos, Taís Araujo perde muito com cenas que seriam importantes para sua trajetória na trama.
Na reta final do folhetim assinado por Gilberto Braga, a empresária mantinha uma relação secreta com Ivan (Antonio Fagundes) para que o rapaz não fosse preso, diante do golpe de Odete (Beatriz Segall). No remake, esse segredo amoroso não aconteceu, pois rapidamente Heleninha (Paolla Oliveira) assinou os papeis do divórcio.
Outro destaque inesquecível que não acontecerá é a revelação bombástica de Raquel a Heleninha (Renata Sorrah): a própria mãe havia sido a responsável pelo acidente de Leonardo. A confissão ocorreu em plena TCA, em uma cena carregada de tensão e emoção.
Ao que tudo indica, Raquel estará longe desse conflito, uma vez que Maria de Fátima (Bella Campos), Ana Clara (Samantha Jones) e Mário Sérgio (Thomás Aquino) estarão envolvidos no segredo cabeludo da executiva.
Por fim, a Raquel do passado lutou para recuperar o neto dos braços de um casal estrangeiro. Na ocasião, Maria de Fátima entregou a criança para adoção ilegal em troca de dinheiro, mas a heroína recuperou o bebê no aeroporto.
Até o momento não há indícios de que a autora Manuela Dias inclua esse enredo na história. Caso aconteça, será na última semana e, às pressas, isso porque no capítulo de 11 de outubro - a cinco do final -, Fátima ainda estará grávida, e fugirá da cidade para evitar a prisão pela morte de Odete.
Ao que tudo indica, Raquel salvará a filha da suspeita do crime, mas nada irá se comparar com o final xoxo destinado à batalhadora. Não é à toa que Taís Araújo admitiu frustração com o enredo de Raquel em entrevista à Quem no mês de agosto.
player2