Peste bubônica ataca: Resumo da novela 'Terra Nostra' (12 a 17 de janeiro) tem Giuliana em desespero, Maria do Socorro perto da morte e dois nascimentos
Publicado em 9 de janeiro de 2026 às 13:44
Doença chega para apavorar os personagens de 'Terra Nostra'; saiba qual será a reação de cada um
Peste bulbônica assusta Giuliana e Maria do Socorro corre risco de morte após parto no resumo da novela 'Terra Nostra' (12 a 17 de janeiro) Maria do Socorro despede-se do marido e desmaia no capítulo de sexta, 16 de janeiro Rosana (Carolina Kasting) e Marco Antônio (Marcello Antony) desistem da separação. Augusto (Gabriel Braga Nunes) e a mulher celebram a vitória dele na eleição. Hortência (Claudia Raia) planeja vender sua antiga casa e os negócios deixados pelo marido.
Veja + após o anúncio

Semana tensa em 'Terra Nostra' com a chegada da peste bulbônica. A grave doença deixa Giuliana, Marco Antonio e muitas pessoas preocupadas. Leia o resumo completo da sua novela da Faixa Especial da Globo

Capítulo 107 - Segunda-feira, 12/1

Rosana (Carolina Kasting) e Marco Antônio (Marcello Antony) desistem da separação. Maria do Socorro (Debora Duarte) alegra-se ao perceber que o marido também deseja o filho que ela espera.

Quatro meses se passam na trama. Padre Olavo (Elias Gleizer) recebe com surpresa a notícia da gravidez de Maria do Socorro. Bartolo (Antônio Calloni) dedica-se aos parreirais. Paola (Maria Fernanda Candido) exibe a gestação avançada.

Hortência (Claudia Raia) planeja vender sua antiga casa e os negócios deixados pelo marido. Augusto (Gabriel Braga Nunes) e a mulher celebram a vitória dele na eleição. Damião (Gesio Amadeu) e Tiziu (André Luiz Miranda) resolvem morar com Naná (Adriana Lessa).

Anacleto (Mário César Camargo) e Inêz (Débora Olivieri) instalam-se na casa da filha. Florinda (Bianca Castanho) e Augusto (Gabriel Braga Nunes) trocam olhares correspondidos.

Mariana (Tânia Bondezan) inicia o trabalho na residência de Gumercindo (Antonio Fagundes). O cocheiro Josué (Juan Alba) trata Janete (Ângela Vieira) com gentileza.

Paola sente a ausência de Francesco (Raul Cortez), que está em viagem. Augusto alerta Gumercindo sobre os riscos da sociedade com Francesco.

Capítulo 108 - Terça-feira, 13/1

Hortência revela estar grávida e comunica seu casamento com Amadeo (Fabio Dias). Mariana avisa Maria do Socorro que Francesquinho está na Santa Casa. Inêz demonstra preocupação com o cansaço da filha. Luiza e Antônia fofocam sobre a patroa e Josué.

Francesco retorna de viagem. Bartolo conta a Gumercindo que recebeu conselhos de uma família italiana produtora de vinhos. Francesco decide que Paola deve ficar em casa à espera do bebê, o que a deixa irritada.

Fazendeiros cobram um posicionamento de Augusto. Janete enfurece-se ao avistar Mariana na casa vizinha. Mariana relata a Rosana que todos na Santa Casa acreditam que Francesquinho é seu filho e o chamam de Mariano.

Capítulo 109 - Quarta-feira, 14/1

Francesco tranquiliza-se ao saber que a criança está bem e doa uma quantia significativa ao orfanato. Rosana sente vergonha da gravidez da mãe. Naná dá à luz uma menina. Hortência e Amadeo oficializam a união. Nasce Aurora, filha de Francesco e Paola.

Janete comemora o fato de não ser um menino. Toninho (Paulo de Almeida) sugere que Hortência venda a casa e aplique o dinheiro nos negócios. Mariana e Leonora (Lu Grimaldi) temem a decisão de Maria do Socorro de ter o parto em casa.

Marco Antônio emociona-se com a irmãzinha e irrita-se com as insinuações maldosas da mãe. Angélica questiona se Augusto assedia Florinda. A italiana confirma as investidas, mas defende sua inocência. Matteo (Thiago Lacerda) manifesta o desejo de ver o filho, e Marco Antônio repassa a informação a Rosana.

Veja também
Quem matou Hernandez na novela 'Terra Nostra'? Hortência tem vida devastada com assassinato do marido violento - teria sido ela a culpada pelo crime?
Capítulo 110 - Quinta-feira, 15/1

Rosana convence-se de que Gumercindo impedirá Matteo de ver o menino. Hortência e Amadeo planejam o futuro, e ele sugere investir na construção de casas. A descoberta de um caso de peste bubônica em Santos gera apreensão geral.

Gumercindo resolve voltar para a fazenda. Maria do Socorro, com a gravidez avançada, arruma as malas e ordena que Leonora e Mariana se preparem para a viagem.

Paola preocupa-se com o destino da fábrica de macarrão, caso precise sair de São Paulo. Giuliana (Ana Paula Arósio) sofre com insônia. Maria do Socorro entra em trabalho de parto na estrada e precisa dar à luz no meio do mato, auxiliada por Leonora e Mariana. Gumercindo ouve os gritos da mulher e decide permanecer ao lado dela.

Capítulo 111 - Sexta-feira, 16/1

Maria do Socorro pede que o marido se afaste. A criança nasce e o choro ecoa na mata. Gumercindo emociona-se ao constatar que é um menino. O fazendeiro carrega a mulher no colo para dentro da propriedade e jura a si mesmo nunca mais pensar em Naná.

José Alceu e Tiziu encontram ratos pelo caminho. Rosana insiste em ir para a fazenda. Francesco e Marco assustam-se com a confirmação do primeiro caso de peste na capital. Maria do Socorro apresenta febre.

Padre Olavo, que perdeu a paróquia por traduzir a missa, garante que batizará o filho de Gumercindo na capela da fazenda antes de deixar a batina. Marco Antônio tenta tirar Giuliana e Aninha da cidade, mas ela decide ficar por causa de Matteo.

Todos oram pela saúde de Maria do Socorro. Augusto acalma Rosana e diz não haver motivo para pânico. Maria do Socorro despede-se do marido e desmaia.

Capítulo 112 - Sábado, 17/1

Maria do Socorro recupera a consciência e a febre cede. Paola decide quebrar o resguardo para gerenciar a fábrica de macarrão. Mariana e Leonora retornam da fazenda e comunicam a Rosana o nascimento do irmão.

A peste bubônica faz muitas vítimas, e o governo cria o Instituto Butantã. Maria do Socorro levanta-se para o batizado do filho. Bartolo chega a São Paulo para buscar Leonora. Amadeo avisa Matteo sobre a possibilidade de desfazer a sociedade a qualquer momento.

Toninho aconselha Hortência a recusar a proposta de Amadeo de vender os armazéns para construir sobrados. Doutor Heriberto (Roberto Bomtempo) manda soltar Januário e suspeita de Toninho. Gumercindo convida Bartolo e Leonora para serem padrinhos da criança.

Matérias relacionadas
Juanito escapa da morte em 'Terra Nostra'? Doença grave do filho leva Giuliana ao limite: italiana toma uma decisão desesperada
Juanito escapa da morte em 'Terra Nostra'? Doença grave do filho leva Giuliana ao limite: italiana toma uma decisão desesperada
O leite seco de Giuliana na novela ‘Terra Nostra’ expõe grande dor, frustração materna e solidão que muda a vida da italiana
O leite seco de Giuliana na novela ‘Terra Nostra’ expõe grande dor, frustração materna e solidão que muda a vida da italiana
O dia em que um simples macarrão em 'Terra Nostra' vira motivo de confusão, gritaria e prato voando na parede
O dia em que um simples macarrão em 'Terra Nostra' vira motivo de confusão, gritaria e prato voando na parede
Por Rafael Munhos | Novelas e TV
Jornalista apaixonado por novelas, filmes, séries e música eletrônica. Também adoro fazer corrida de rua.
Sobre
Ana Paula Arósio
Ana Paula Arósio
O final emocionante de Giuliana em 'Terra Nostra' prova que o ciclo da vida é uma caixinha de surpresas; saiba com quem a italiana termina
2 de fevereiro de 2026 às 11:54
Todos os itens
Palavras-chave
Entretenimento Novelas TV TV Globo Resumo de novela Novela Terra Nostra
Tendências
Todos os famosos
Top notícias Novelas
Como Giuliana e Matteo reagem à morte de Juanito em ‘Terra Nostra’? Emocionante notícia pega casal de surpresa e muda os rumos da novela
Como Giuliana e Matteo reagem à morte de Juanito em ‘Terra Nostra’? Emocionante notícia pega casal de surpresa e muda os rumos da novela
9 de fevereiro de 2026
Juanito morre? Giuliana recebe a pior notícia para qualquer mãe no resumo da novela 'Terra Nostra' (09 a 14 de dezembro)
Juanito morre? Giuliana recebe a pior notícia para qualquer mãe no resumo da novela 'Terra Nostra' (09 a 14 de dezembro)
6 de fevereiro de 2026
Últimas notícias das Novelas
Quem morre no final da novela 'Mãe'? Três mortes chocantes mudam o destino de Melek - as duas últimas são pura emoção
Quem morre no final da novela 'Mãe'? Três mortes chocantes mudam o destino de Melek - as duas últimas são pura emoção
19:09
A maior prova de burrice chega ao capítulo 100 de 'Três Graças' e só confirma que o amor é mesmo cego
A maior prova de burrice chega ao capítulo 100 de 'Três Graças' e só confirma que o amor é mesmo cego
18:39
Chama Luisa Mell, urgente! Maus-tratos ao burro Policarpo em 'Êta Mundo Melhor' faz Candinho lutar por defesa do animal
Chama Luisa Mell, urgente! Maus-tratos ao burro Policarpo em 'Êta Mundo Melhor' faz Candinho lutar por defesa do animal
18:07
Novelas
Últimas Notícias
Últimas Notícias