Peste bulbônica ataca: Resumo da novela 'Terra Nostra' (12 a 17 de janeiro) tem Giuliana em desespero, Maria do Socorro perto da morte e dois nascimentos
Publicado em 9 de janeiro de 2026 às 13:44
Por Rafael Munhos | Novelas e TV
Jornalista apaixonado por novelas, filmes, séries e música eletrônica. Também adoro fazer corrida de rua.
Doença chega para apavorar os personagens de 'Terra Nostra'; saiba qual será a reação de cada um
Peste bulbônica assusta Giuliana e Maria do Socorro corre risco de morte após parto no resumo da novela 'Terra Nostra' (12 a 17 de janeiro) Maria do Socorro despede-se do marido e desmaia no capítulo de sexta, 16 de janeiro Rosana (Carolina Kasting) e Marco Antônio (Marcello Antony) desistem da separação. Augusto (Gabriel Braga Nunes) e a mulher celebram a vitória dele na eleição. Hortência (Claudia Raia) planeja vender sua antiga casa e os negócios deixados pelo marido.
Veja + após o anúncio

Semana tensa em 'Terra Nostra' com a chegada da peste bulbônica. A grave doença deixa Giuliana, Marco Antonio e muitas pessoas preocupadas. Leia o resumo completo da sua novela da Faixa Especial da Globo

Capítulo 107 - Segunda-feira, 12/1

Rosana (Carolina Kasting) e Marco Antônio (Marcello Antony) desistem da separação. Maria do Socorro (Debora Duarte) alegra-se ao perceber que o marido também deseja o filho que ela espera.

Quatro meses se passam na trama. Padre Olavo (Elias Gleizer) recebe com surpresa a notícia da gravidez de Maria do Socorro. Bartolo (Antônio Calloni) dedica-se aos parreirais. Paola (Maria Fernanda Candido) exibe a gestação avançada.

Hortência (Claudia Raia) planeja vender sua antiga casa e os negócios deixados pelo marido. Augusto (Gabriel Braga Nunes) e a mulher celebram a vitória dele na eleição. Damião (Gesio Amadeu) e Tiziu (André Luiz Miranda) resolvem morar com Naná (Adriana Lessa).

Anacleto (Mário César Camargo) e Inêz (Débora Olivieri) instalam-se na casa da filha. Florinda (Bianca Castanho) e Augusto (Gabriel Braga Nunes) trocam olhares correspondidos.

Mariana (Tânia Bondezan) inicia o trabalho na residência de Gumercindo (Antonio Fagundes). O cocheiro Josué (Juan Alba) trata Janete (Ângela Vieira) com gentileza.

Paola sente a ausência de Francesco (Raul Cortez), que está em viagem. Augusto alerta Gumercindo sobre os riscos da sociedade com Francesco.

Capítulo 108 - Terça-feira, 13/1

Hortência revela estar grávida e comunica seu casamento com Amadeo (Fabio Dias). Mariana avisa Maria do Socorro que Francesquinho está na Santa Casa. Inêz demonstra preocupação com o cansaço da filha. Luiza e Antônia fofocam sobre a patroa e Josué.

Francesco retorna de viagem. Bartolo conta a Gumercindo que recebeu conselhos de uma família italiana produtora de vinhos. Francesco decide que Paola deve ficar em casa à espera do bebê, o que a deixa irritada.

Fazendeiros cobram um posicionamento de Augusto. Janete enfurece-se ao avistar Mariana na casa vizinha. Mariana relata a Rosana que todos na Santa Casa acreditam que Francesquinho é seu filho e o chamam de Mariano.

Capítulo 109 - Quarta-feira, 14/1

Francesco tranquiliza-se ao saber que a criança está bem e doa uma quantia significativa ao orfanato. Rosana sente vergonha da gravidez da mãe. Naná dá à luz uma menina. Hortência e Amadeo oficializam a união. Nasce Aurora, filha de Francesco e Paola.

Janete comemora o fato de não ser um menino. Toninho (Paulo de Almeida) sugere que Hortência venda a casa e aplique o dinheiro nos negócios. Mariana e Leonora (Lu Grimaldi) temem a decisão de Maria do Socorro de ter o parto em casa.

Marco Antônio emociona-se com a irmãzinha e irrita-se com as insinuações maldosas da mãe. Angélica questiona se Augusto assedia Florinda. A italiana confirma as investidas, mas defende sua inocência. Matteo (Thiago Lacerda) manifesta o desejo de ver o filho, e Marco Antônio repassa a informação a Rosana.

Veja também
Quem matou Hernandez na novela 'Terra Nostra'? Hortência tem vida devastada com assassinato do marido violento - teria sido ela a culpada pelo crime?
Capítulo 110 - Quinta-feira, 15/1

Rosana convence-se de que Gumercindo impedirá Matteo de ver o menino. Hortência e Amadeo planejam o futuro, e ele sugere investir na construção de casas. A descoberta de um caso de peste bubônica em Santos gera apreensão geral.

Gumercindo resolve voltar para a fazenda. Maria do Socorro, com a gravidez avançada, arruma as malas e ordena que Leonora e Mariana se preparem para a viagem.

Paola preocupa-se com o destino da fábrica de macarrão, caso precise sair de São Paulo. Giuliana (Ana Paula Arósio) sofre com insônia. Maria do Socorro entra em trabalho de parto na estrada e precisa dar à luz no meio do mato, auxiliada por Leonora e Mariana. Gumercindo ouve os gritos da mulher e decide permanecer ao lado dela.

Capítulo 111 - Sexta-feira, 16/1

Maria do Socorro pede que o marido se afaste. A criança nasce e o choro ecoa na mata. Gumercindo emociona-se ao constatar que é um menino. O fazendeiro carrega a mulher no colo para dentro da propriedade e jura a si mesmo nunca mais pensar em Naná.

José Alceu e Tiziu encontram ratos pelo caminho. Rosana insiste em ir para a fazenda. Francesco e Marco assustam-se com a confirmação do primeiro caso de peste na capital. Maria do Socorro apresenta febre.

Padre Olavo, que perdeu a paróquia por traduzir a missa, garante que batizará o filho de Gumercindo na capela da fazenda antes de deixar a batina. Marco Antônio tenta tirar Giuliana e Aninha da cidade, mas ela decide ficar por causa de Matteo.

Todos oram pela saúde de Maria do Socorro. Augusto acalma Rosana e diz não haver motivo para pânico. Maria do Socorro despede-se do marido e desmaia.

Capítulo 112 - Sábado, 17/1

Maria do Socorro recupera a consciência e a febre cede. Paola decide quebrar o resguardo para gerenciar a fábrica de macarrão. Mariana e Leonora retornam da fazenda e comunicam a Rosana o nascimento do irmão.

A peste bubônica faz muitas vítimas, e o governo cria o Instituto Butantã. Maria do Socorro levanta-se para o batizado do filho. Bartolo chega a São Paulo para buscar Leonora. Amadeo avisa Matteo sobre a possibilidade de desfazer a sociedade a qualquer momento.

Toninho aconselha Hortência a recusar a proposta de Amadeo de vender os armazéns para construir sobrados. Doutor Heriberto (Roberto Bomtempo) manda soltar Januário e suspeita de Toninho. Gumercindo convida Bartolo e Leonora para serem padrinhos da criança.

Matérias relacionadas
Juanito escapa da morte em 'Terra Nostra'? Doença grave do filho leva Giuliana ao limite: italiana toma uma decisão desesperada
Juanito escapa da morte em 'Terra Nostra'? Doença grave do filho leva Giuliana ao limite: italiana toma uma decisão desesperada
O leite seco de Giuliana na novela ‘Terra Nostra’ expõe grande dor, frustração materna e solidão que muda a vida da italiana
O leite seco de Giuliana na novela ‘Terra Nostra’ expõe grande dor, frustração materna e solidão que muda a vida da italiana
O dia em que um simples macarrão em 'Terra Nostra' vira motivo de confusão, gritaria e prato voando na parede
O dia em que um simples macarrão em 'Terra Nostra' vira motivo de confusão, gritaria e prato voando na parede
Sobre
Ana Paula Arósio
Ana Paula Arósio
Poucos vão lembrar, mas Globo mudou drasticamente 'Terra Nostra' com a novela já no ar; Giuliana teria até uma neta que viveria lindo romance
7 de janeiro de 2026 às 12:26
Quais são os maiores riscos de 'Avenida Brasil 2'? Com Ana Paula Arósio cotada, a volta de Carminha e Tufão empolga, mas novela da Globo pode cair em 5 armadilhas fatais
6 de janeiro de 2026 às 19:59
Todos os itens
Palavras-chave
Entretenimento Novelas TV TV Globo Resumo de novela Novela Terra Nostra
Tendências
Todos os famosos
Top notícias Novelas
Últimas notícias das Novelas
Sandra morre na novela 'Êta Mundo Melhor!'? Vilã tem gesto de bondade antes de juramento de destruição em cemitério
Sandra morre na novela 'Êta Mundo Melhor!'? Vilã tem gesto de bondade antes de juramento de destruição em cemitério
15:02
Morte triste de Maria do Socorro em 'Terra Nostra'? Gravidez inesperada leva a parto dramático, febre alta, desmaio e desespero
Morte triste de Maria do Socorro em 'Terra Nostra'? Gravidez inesperada leva a parto dramático, febre alta, desmaio e desespero
12:33
Poucos se lembram, mas Solange Couto, a eterna Dona Jura e hoje no ‘BBB 26’, viu morte de amigo durante gravação de novela: 'Queria morrer no palco'
Poucos se lembram, mas Solange Couto, a eterna Dona Jura e hoje no ‘BBB 26’, viu morte de amigo durante gravação de novela: 'Queria morrer no palco'
18 de janeiro de 2026
A decisão ligada à ‘Presença de Anita' que Mel Lisboa, pupila de Manoel Carlos, vê até hoje como um dos 'maiores desastres' da vida
A decisão ligada à ‘Presença de Anita' que Mel Lisboa, pupila de Manoel Carlos, vê até hoje como um dos 'maiores desastres' da vida
17 de janeiro de 2026
Novelas
Últimas Notícias
Últimas Notícias