Semana tensa em 'Terra Nostra' com a chegada da peste bulbônica. A grave doença deixa Giuliana, Marco Antonio e muitas pessoas preocupadas. Leia o resumo completo da sua novela da Faixa Especial da Globo.
Rosana (Carolina Kasting) e Marco Antônio (Marcello Antony) desistem da separação. Maria do Socorro (Debora Duarte) alegra-se ao perceber que o marido também deseja o filho que ela espera.
Quatro meses se passam na trama. Padre Olavo (Elias Gleizer) recebe com surpresa a notícia da gravidez de Maria do Socorro. Bartolo (Antônio Calloni) dedica-se aos parreirais. Paola (Maria Fernanda Candido) exibe a gestação avançada.
Hortência (Claudia Raia) planeja vender sua antiga casa e os negócios deixados pelo marido. Augusto (Gabriel Braga Nunes) e a mulher celebram a vitória dele na eleição. Damião (Gesio Amadeu) e Tiziu (André Luiz Miranda) resolvem morar com Naná (Adriana Lessa).
Anacleto (Mário César Camargo) e Inêz (Débora Olivieri) instalam-se na casa da filha. Florinda (Bianca Castanho) e Augusto (Gabriel Braga Nunes) trocam olhares correspondidos.
Mariana (Tânia Bondezan) inicia o trabalho na residência de Gumercindo (Antonio Fagundes). O cocheiro Josué (Juan Alba) trata Janete (Ângela Vieira) com gentileza.
Paola sente a ausência de Francesco (Raul Cortez), que está em viagem. Augusto alerta Gumercindo sobre os riscos da sociedade com Francesco.
Hortência revela estar grávida e comunica seu casamento com Amadeo (Fabio Dias). Mariana avisa Maria do Socorro que Francesquinho está na Santa Casa. Inêz demonstra preocupação com o cansaço da filha. Luiza e Antônia fofocam sobre a patroa e Josué.
Francesco retorna de viagem. Bartolo conta a Gumercindo que recebeu conselhos de uma família italiana produtora de vinhos. Francesco decide que Paola deve ficar em casa à espera do bebê, o que a deixa irritada.
Fazendeiros cobram um posicionamento de Augusto. Janete enfurece-se ao avistar Mariana na casa vizinha. Mariana relata a Rosana que todos na Santa Casa acreditam que Francesquinho é seu filho e o chamam de Mariano.
Francesco tranquiliza-se ao saber que a criança está bem e doa uma quantia significativa ao orfanato. Rosana sente vergonha da gravidez da mãe. Naná dá à luz uma menina. Hortência e Amadeo oficializam a união. Nasce Aurora, filha de Francesco e Paola.
Janete comemora o fato de não ser um menino. Toninho (Paulo de Almeida) sugere que Hortência venda a casa e aplique o dinheiro nos negócios. Mariana e Leonora (Lu Grimaldi) temem a decisão de Maria do Socorro de ter o parto em casa.
Marco Antônio emociona-se com a irmãzinha e irrita-se com as insinuações maldosas da mãe. Angélica questiona se Augusto assedia Florinda. A italiana confirma as investidas, mas defende sua inocência. Matteo (Thiago Lacerda) manifesta o desejo de ver o filho, e Marco Antônio repassa a informação a Rosana.
Rosana convence-se de que Gumercindo impedirá Matteo de ver o menino. Hortência e Amadeo planejam o futuro, e ele sugere investir na construção de casas. A descoberta de um caso de peste bubônica em Santos gera apreensão geral.
Gumercindo resolve voltar para a fazenda. Maria do Socorro, com a gravidez avançada, arruma as malas e ordena que Leonora e Mariana se preparem para a viagem.
Paola preocupa-se com o destino da fábrica de macarrão, caso precise sair de São Paulo. Giuliana (Ana Paula Arósio) sofre com insônia. Maria do Socorro entra em trabalho de parto na estrada e precisa dar à luz no meio do mato, auxiliada por Leonora e Mariana. Gumercindo ouve os gritos da mulher e decide permanecer ao lado dela.
Maria do Socorro pede que o marido se afaste. A criança nasce e o choro ecoa na mata. Gumercindo emociona-se ao constatar que é um menino. O fazendeiro carrega a mulher no colo para dentro da propriedade e jura a si mesmo nunca mais pensar em Naná.
José Alceu e Tiziu encontram ratos pelo caminho. Rosana insiste em ir para a fazenda. Francesco e Marco assustam-se com a confirmação do primeiro caso de peste na capital. Maria do Socorro apresenta febre.
Padre Olavo, que perdeu a paróquia por traduzir a missa, garante que batizará o filho de Gumercindo na capela da fazenda antes de deixar a batina. Marco Antônio tenta tirar Giuliana e Aninha da cidade, mas ela decide ficar por causa de Matteo.
Todos oram pela saúde de Maria do Socorro. Augusto acalma Rosana e diz não haver motivo para pânico. Maria do Socorro despede-se do marido e desmaia.
Maria do Socorro recupera a consciência e a febre cede. Paola decide quebrar o resguardo para gerenciar a fábrica de macarrão. Mariana e Leonora retornam da fazenda e comunicam a Rosana o nascimento do irmão.
A peste bubônica faz muitas vítimas, e o governo cria o Instituto Butantã. Maria do Socorro levanta-se para o batizado do filho. Bartolo chega a São Paulo para buscar Leonora. Amadeo avisa Matteo sobre a possibilidade de desfazer a sociedade a qualquer momento.
Toninho aconselha Hortência a recusar a proposta de Amadeo de vender os armazéns para construir sobrados. Doutor Heriberto (Roberto Bomtempo) manda soltar Januário e suspeita de Toninho. Gumercindo convida Bartolo e Leonora para serem padrinhos da criança.