Rinoplastia é a solução? Cirurgião lista cuidados para cirurgia no nariz e aponta novas possibilidades
Publicado em 24 de janeiro de 2022 13:58
Por Marilise Gomes | Beleza & Estilo
Ama escrever sobre beleza, estilo, TV e astrologia. Curiosa, sabe que a autenticidade é segredo para o melhor look do dia.
A rinoplastia é uma das cirurgias estéticas mais procuradas no Brasil, mas existe mesmo um nariz perfeito? Cirurgião plástico desmitifica a lenda e dá dicas sobre como encontrar e conquistar o formato ideal para as suas características.
Rinoplastia é a solução? Cirurgião lista cuidados para cirurgia no nariz e aponta novas possibilidades
Rinoplastia é a solução? Cirurgião lista cuidados para cirurgia no nariz e aponta novas possibilidades
Rinoplastia: médico tira dúvidas frequentes sobre cirurgia no nariz
Antes e depois de rinoplastia: a operação deve ser estudada individualmente com auxílio de médico
Harmonia do rosto deve ser prioridade na hora da rinoplastia: evite comparações e priorize a sua beleza única
Cirurgião plástico lista cuidados de rinoplastia: saiba o que esperar da operação
Rinoplastia não deve ser buscada através de comparações com outras pessoas
Rinoplastia deve trazer um formato harmonioso ao rosto e não se inspirar em rostos de famosos
Médico alerta sobre os cuidados da rinoplastia, uma das cirurgias estéticas mais procuradas no Brasil
Nariz perfeito existe? Médico afasta mito sobre rinoplastia e lista passos essenciais antes de operação
Beleza natural do rosto e autencidade de cada pessoa devem ser preservadas na rinoplastia
Rinoplastia ultrassônica é menos invasiva que a tradicional, conta cirurgião
Rinoplastia pode não ser a solução para harmonia do rosto: veja dicas de cirurgião plástico!
Veja + após o anúncio

O ranking das cirurgias estéticas mais procuradas no Brasil sempre tem a rinoplastia como destaque. Entre famosos e anônimos, é cada vez maior o desejo de mudar o nariz: tal necessidade, no entanto, requer alguns cuidados prévios - como o de evitar comparações.

"O objetivo da rinoplastia não deve nunca ser deixar seu nariz parecido com o de outra pessoa, mas sim modificá-lo de forma a realçar as suas melhores características, assim não somente resultando em um nariz natural e bonito, mas também melhorando a harmonia facial como um todo", destaca Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e especialista em Rinoplastia Estética e Reparadora pela Case Western University.

A cirurgia é cercada de mitos e um deles é de que há um formato perfeito do orgão essencial do sistema respiratório para todas as pessoas.

"O formato perfeito do nariz é aquele que melhor se adequa às características de sua face e contribui para a harmonia facial, sendo assim exclusivo para cada paciente. Ou seja, não adianta pedir que o cirurgião modifique seu nariz para ficar igual ao de uma celebridade específica, pois, provavelmente, o nariz dela está longe do formato ideal para o seu rosto.", pondera o médico.

O que fazer antes de optar pela rinoplastia?

A escolha do cirurgião é um passo importante: busque um especialista devidamente certificado e experiente, pois é papel do médico avaliar o formato e o tamanho ideal do nariz para cada paciente de forma que resulte em uma maior harmonia entre os diferentes elementos da face.

"Nessa busca vale a pena, por exemplo, visitar o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para verificar se o médico está credenciado junto à instituição. Outra dica interessante é olhar as redes sociais do médico para observar os resultados de outras rinoplastias já realizadas pelo profissional e encontrar ex-pacientes que possam compartilhar a experiência que tiveram com o cirurgião.", aconselha o especialista.

Estabelecer um diálogo franco com o médico escolhido e explicar os objetivos e as expectativas também é essencial. Assim como ficar receptiva a possíveis aconselhamentos.

Rinoplastia é uma das cirurgias cada vez mais procuradas por brasileiras © Getty Images

"É preciso ter expectativas realistas sobre o resultado da cirurgia e ser honesto consigo mesmo sobre o que deseja. O cirurgião está lá para ouvir, oferecer conselhos e ajudar a definir o formato ideal para cada paciente de modo que o resultado seja satisfatório", diz o Dr. Paolo.

O que é a rinoplastia ultrassônica?

Atualmente, existem técnicas menos traumáticas, como a rinoplastia ultrassônica, na qual é utilizado um aparelho que emite vibrações ultrassônicas para tratar a parte óssea do nariz.

"Ela tem a vantagem de ser mais precisa e preservar estruturas importantes do nariz, como cartilagem, mucosa e vasos sanguíneos presentes na região, resultando em menos inchaço, sangramento, hematomas e inflamação no período pós-operatório, o que faz com que a recuperação seja mais rápida e tranquila", destaca o especialista.

Por ser mais precisa, os resultados da rinoplastia ultrassônica também são mais previsíveis, aponta o médico. "Geralmente, o resultado definitivo da versão tradicional é alcançado em 6 a 12 meses. Mas na rinoplastia ultrassônica esse período tende a ser menor, justamente por causar menos inchaço", afirma.

Harmonia do rosto pode vir com mentoplastia ou perfiloplastia

Outro ponto a ser conversado é a possibilidade de a harmonia do rosto vir através de outra cirurgia. "Isso porque, muitas vezes, não é o nariz o responsável pelo incômodo estético, mas sim o queixo, cujo tamanho pode aumentar ou diminuir o tamanho percebido do nariz", indica Dr. Paolo.

Nesses casos, não adianta tratar apenas o nariz, sendo recomendada então a realização de uma mentoplastia, que visa tratar o desequilíbrio entre o tamanho do terço médio e do terço inferior da face através da manipulação das estruturas que compõem o queixo", acrescenta.

"Já quando apenas a realização da rinoplastia ou da mentoplastia não é o suficiente para deixar o paciente satisfeito com seu perfil, o ideal então é a realização da perfiloplastia, que permite tratar queixo e nariz e corrigir a desproporção entre essas estruturas em apenas um único procedimento, ajudando assim a melhorar significativamente a harmonia facial", completa o especialista.

Finalmente, é necessário lembrar que o formato ideal de nariz e a melhor opção de tratamento podem variar muito de paciente para paciente.

Por isso, antes de optar por qualquer procedimento, é fundamental passar pela avaliação com um médico especializado, que saberá indicar a maneira mais adequada para se atingir os resultados desejados.

Palavras-chave
Beleza & Estilo Beleza & Estética Estética Principais notícias Beleza
Sobre o mesmo tema
Rafaella Justus exibe nariz após cirurgia em vídeo e internautas apontam outro procedimento: 'Tá nítido que fez'
Rafaella Justus exibe nariz após cirurgia em vídeo e internautas apontam outro procedimento: 'Tá nítido que fez'
19 de fevereiro de 2024
'BBB 24': Botão da desistência é apertado novamente! Brothers se assustam com barulho e temem nova eliminação. Assista o vídeo!
'BBB 24': Botão da desistência é apertado novamente! Brothers se assustam com barulho e temem nova eliminação. Assista o vídeo!
24 de janeiro de 2024
Notícias similares
Deborah Secco gasta fortuna com procedimento estético para deixar bumbum turbinado e entrega segredo: 'Uma vez ao...'
Deborah Secco gasta fortuna com procedimento estético para deixar bumbum turbinado e entrega segredo: 'Uma vez ao...'
19 de março de 2024
Make de Halloween: expert ensina a fazer caveira mexicana fácil e estilosa!
Make de Halloween: expert ensina a fazer caveira mexicana fácil e estilosa!
31 de outubro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias