






Já imaginaram duas Rainhas de Bateria com as mesmas ideias de fantasia? Essa coincidência era quase impossível de se acontecer, mas uniu Viviane Araújo e Erika Januza, representantes do Salgueiro e Viradouro respectivamente no Carnaval do Rio de Janeiro 2025.
Na madrugada desta terça-feira (04), Viviane Araújo brilhou cruzando a Sapucaí frente à bateria do Salgueiro, exibindo além do seu corpo definido muito samba no pé. Vestida de Carcará, uma ave conhecida como 'devoradora de cobras', a atriz roubou a cena com uma fantasia nas cores preto e prata com efeitos especiais.
Acontece que, instantaneamente que o look de Vivi passou a viralizar na web, algumas pessoas notaram que Erika Januza já havia representado o Carcará em sua apresentação pela Viradouro no domingo (02), o primeiro dia dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro.
Embora a coincidência tenha pegado muita gente de surpresa, tanto Viviane Araújo quanto Erika Januza, ambas destaques por muito samba no pé, tiveram bons motivos para escolherem representar o Carcará na Sapucaí, mesmo com sambas-enredos diferentes.
A Viradouro cruzou a avenida com o enredo 'Malunguinho - O Mensageiro de Três Mundos', apresentando a história de Malunguinho, um herói do Quilombo de Catucá. Escolhido por Erika Januza, o Carcará era o pássaro mensageiro da divindade afro-ameríndia e foi representado pela atriz.
Já o Salgueiro desfilou com o samba-enredo 'Salgueiro de Corpo Fechado'. Em entrevista para a TV Globo, Viviane Araújo explicou o motivo de ter representado a ave: "Representa o Carcará, um pássaro do sertão, que os cangaceiros usavam os ossos dele como amuleto de proteção", contou.
Como se a coincidência não bastasse, até mesmo o efeito das fantasias de Viviane Araújo e Erika Januza foi semelhante, já que ambas soltavam fumaça em determinados momentos do desfile. O look de Vivi, porém, foi enriquecido com LED's e também tinha efeitos nas asas, que se moviam.
Apesar de muitas semelhanças até então, eles foram completamente opostos em cores: enquanto Januza desfilou toda de dourado, Viviane apostou em tons de preto e prata para compor a base da sua fantasia. No X, antigo Twitter, algumas pessoas comentaram sobre o assunto.
"Ontem a Erika Januza veio de Carcará que saía uma fumaça hoje a Viviane Araújo também está de Carcará que também sai fumaça, quem copiou quem?", publicou um internauta. "Segundo Carcará na avenida. Ontem incorporado por Erika Januza, hoje por Viviane Araújo", apontou outra.
Veja abaixo os detalhes dos efeitos das fantasias de Vivi e Januza e, na galeria desta matéria, um comparativo entre elas!