Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela A Dona do Pedaço
Novela Bom Sucesso
Novela Órfãos da Terra
Malhação - Toda Forma de Amar
As Aventuras de Poliana
Novela Topíssima
Novela Éramos Seis
Resumo de novelas
TV
Domingão do Faustão
The Voice Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza e estilo agosto 2019
Cabelo
Make
Moda
Dieta & Saúde
Beleza & Estética
Especial Arezzo valendo

Como começar a usar produtos de beleza sustentáveis? Especialista ensina!

Compartilhe no Facebook
A busca por produtos de beleza sustentáveis só cresce! E para quem ainda não sabe como adotar o estilo de vida "eco friendly", a fundadora da marca brasileira Simple Organic, Patrícia Lima, preparou um guia com dicas e hábitos que você pode adotar na sua rotina de beauté para preservar o planeta, respeitar os animais e, claro, embelezar o corpo e as madeixas da mesma forma. Confira!

Ter uma rotina de beleza sustentável significa abrir espaço para cosméticos feitos com ingredientes naturais, orgânicos, veganos, cruelty-free e sem gênero. E o interessante é que esses produtos respeitam o período de plantio de cada espécie, não têm componentes de origem animal e são livre de composições sintéticas que podem prejudicar o meio ambiente. Segundo Patrícia, batons, máscara de cílios, corretivo e até a base podem ser sustentáveis. Para começar a tirar proveito desses produtos, confira a lista!

1 - Leia e entenda os rótulos

A primeira dica é entender a composição dos produtos de beleza. Segundo Patrícia, não é preciso ser um expert em química ou cosmetologia para entender que alguns ingredientes são nocivos ao meio ambiente, como petrolatos, formaldeídos, silicone, parabenos, triclosan, entre outros. "São frequentemente encontrados nas composições. Com o tempo você vai entender tudo desse universo e passará a fazer suas escolhas com muito mais facilidade".

2. Escolha produtos multifuncionais

Uma dica para tornar sua beauty routine mais prática e sustentável é escolher produtos que tenham mais de uma utilidade, como um bastão que pode ser usado como sombra, batom e blush, um duo que serve como contorno facial, sombra e corretivo de sobrancelhas, ou um hidratante que pode ser usado tanto no rosto, quanto no corpo. "Além utilizarem menos recursos do ambiente, produtos com mais de uma função são práticos e economizam espaço na bolsa e no nécessaire", indica a especialista.

3 - De olho nos produtos com refil

Além da fórmula dos produtos, apostar em itens com embalagens sustentáveis também é uma boa dica. Vale investir naquelas que oferecem produtos com refil, embalagens feitas de material reciclado como papelão e menos plástico, e que tenham ações de impacto socioambiental positivo, como o apoio a Ongs, cooperativas, pequenas comunidades e fabricantes locais. Outra dica que pode ser feita em casa é reaproveitar embalagens de vidro de cremes e produtos de beleza de forma criativa, transformando-os em itens de decoração.

4 - Há marcas que oferecem desconto

Há algumas marcas sustentáveis que oferecem desconto na devolução de embalagens vazias na compra de um novo produto. "Esse tipo de ação incentiva o recolhimento de frascos, potes e outros recipientes de produtos de beleza. Se o objetivo é neutralizar o descarte indiscriminado de resíduos na natureza, porque não praticar o descarte sustentável das embalagens depois que o produto termina?", aconselha Patrícia.

5 - Dê preferência à qualidade

Uma dica de Patrícia é evitar escolher os produtos de beleza pelo preço, mas, sim, pela qualidade dos ativos. "Há diversas opções no mercado de marcas de cosméticos naturais, orgânicos, veganos e livre de crueldade animal com preços que competem com os de marcas sintéticas consagrada, porém, com o diferencial de levar saúde e segurança para aqueles que as adotam em suas rotinas de beleza", aconselha.

6 - Dê olho no esfoliante

Um dos produtos de beleza para ficar atento é o esfoliante facial ou corporal: é que, em geral, eles contêm microesferas de plástico que podem contaminar os oceanos e ser engolidos por peixes, por exemplo, ao descerem pelo ralo da pia ou do chuveiro. "Ao consumirmos esse peixe, também somos contaminados nesse ciclo. Por isso, prefira os formulados com sal marinho", indica Patricia.

7 - Procure por selos

Na hora da compra, a dica é buscar por marcas que tenham embalagens com selos de certificados, como o "Eu Reciclo" - que é um certificado de logística reversa por compensação ambiental. Através dele, empresas como a Simple Organic, por exemplo, remunera cooperativas de reciclagem para reciclarem uma quantidade de resíduos equivalentes aos de suas embalagens. Os selos das certificadoras Ecocert e IBD também são importantes. "Esses órgãos particulares inspecionam as marcas de cosméticos brasileiros e internacionais frequentemente, chancelando aquelas que desenvolvem um modelo agrícola baseado no respeito ao meio ambiente em toda a sua cadeia", explica a especialista.

(Por Beatriz Doblas)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.