'Tremembé' é o berço de alguns dos maiores criminosos do Brasil e trouxe de volta aos holofotes histórias chocantes de Elize Matsunaga, Suzane Von Richthofen e muitos outros casos absurdos que chocaram o país. Porém, além dos famosos, o presídio também abrigava algumas figuras emblemáticas e com crimes amedrontadores.
Além de Poliana, que choca com o seu crime absurdo cometido contras as irmãs, Terremoto é outro personagem importante em 'Tremembé', que rouba a cena por sua brutalidade e liderança dentro do presídio. Interpretado por Miguel Nader, o personagem é inspirado em uma pessoa real, descrita em detalhes no livro 'Tremembé: o presídio dos famosos', do jornalista Ullisses Campbell.
Segundo o autor, que também foi roteirista de 'Tremembé', Terremoto era o apelido de um matador de aluguel que acabou se transformando em um verdadeiro serial killer - embora não tenha ganhado tanta reputação a nível nacional. O nome veio de seu tamanho físico, com 1,90m de altura e corpo robusto, e da postura intimidadora que colocava respeito em suas vítimas e, depois, atrás das grades.
Antes de ser preso, Terremoto trabalhava como uma espécie de 'agente' de cobrança de dívidas. Ele era contratado por agiotas para intimidar e torturar devedores para "resolver pendências" por meio da força, justamente por ter o corpo alto e largo, como mostra a série do Prime Video que tanto tem dado o que falar na web.
Com o tempo, o criminoso passou a aceitar contratos para execuções dos devedores, cobrando entre R$ 5 mil e R$ 30 mil por morte, além de ter uma marca registrada de seus assassinatos: um furo na testa. No entanto, o que começou como trabalho virou vício e, conforme relata Campbell no livro, o criminoso passou a sentir prazer em matar. Sem controle, ele se tornou um assassino em série.
Quando foi preso, ele já somava cerca de 40 homicídios, o que renderam uma condenação de nada menos que 76 anos de prisão.
Dentro da Penitenciária de Tremembé, conhecida por abrigar casos famosos e absurdos, cujos criminosos não seriam perdoados em presídios comuns, Terremoto rapidamente conquistou poder e influência entre os demais detentos. A fama de matador e a sua força física fizeram dele uma espécie de líder atrás das grades, capaz até de interferir nas dinâmicas da cadeia.
Conforme consta na obra e na série 'Tremembé', o criminoso também manteve relacionamentos amorosos e sexuais com outros presos, incluindo um detento apelidado de Tieta do Agreste, retratado na série como Gal e interpretado por Luan Carvalho, que rouba a cena por sua caracterização impecável.
Ele, inclusive, usava dessas relações para atingir objetivos próprios, além de manipular outros detentos.
Com o passar do tempo, o comportamento explosivo de Terremoto e sua tentativa de ter as regras da cadeia começaram a causar conflitos com outros presos em Tremembé. Para conter as confusões, ele foi transferido para outra unidade prisional, que não chegou a ser revelada, onde acabou tendo um fim trágico.
Na outra cadeia, Terremoto não se intimidou e enfrentou o Primeiro Comando da Capital (PCC). O matador de aluguel tentou impor suas próprias regras e assumir o controle de algumas atividades da penitenciária, o que foi visto como uma afronta. Pouco tempo depois, foi assassinato dentro da própria cela.