Walcyr Carrasco avalia 'Amor à Vida': 'Transcendeu a questão do beijo gay'
Publicado em 31 de janeiro de 2014 09:23
Por Purepeople
No ar desde 20 de maio de 2013, "Amor à Vida" chega ao fim nesta sexta-feira (31), depois de 221 capítulos. Estreando com um novelão no horário nobre da Globo, Walcyr Carrasco fecha sua trama em meio a uma grande expectativa do público que torce para o beijo gay do casal Niko (Thiago Fragoso) e Félix (Mateus Solano). Em entrevista ao Purepeople, o autor faz um balanço da obra e afirma que o folhetim "transcendeu essa questão porque discutiu a homofobia". Confira a entrevista completa. Purepeople: Que avaliação você faz da experiência que foi sua primeira novela das nove? Correspondeu às suas expectativas? Walcyr Carrasco: Eu me entreguei inteiramente ao trabalho, com paixão, e isso é o mais importante. Um trabalho só é importante para mim quando é uma viagem emocional, como foi o caso. Não me ligo muito nessa história de horário não, o que gosto é de escrever. Você estabeleceu uma via de comunicação com o público através do Twitter. Isso já acontecia com as suas outras novelas? As crít
Walcyr Carrasco faz um balanço final de  'Amor à Vida', que acaba nesta sexta-feira, 31 de janeiro de 2014
Walcyr Carrasco posa ao lado do diretor Wolf Maya e parte do elenco de 'Amor à Vida'
Fazendo mistério sobre a possibilidade de um beijo gay ir ao ar em 'Amor à Vida', Walcyr Carrasco afirma que a novela 'transcendeu essa questão'
Walcyr Carrasco avalia seu trabalho em 'Amor à Vida': 'Me entreguei inteiramente ao trabalho, com paixão, e isso é o mais importante'
Walcyr Carrasco aborda a questão da homofobia na relação de César (Antonio Fagundes) e Félix (Mateus Solano), em 'Amor à Vida'
Walcyr Carrasco revela que Tatá Werneck teve mais liberdade para usar improviso em suas falas desde o início, pois contracenava com celebridades que não são atores e precisava se virar nas cenas de Valdirene em 'Amor à Vida'
Walcyr Carrasco rebate as críticas à campanha pela leitura que faz em 'Amor à Vida' e garante: 'não é merchandising'
Walcyr Carrasco fala sobre as polêmicas envolvendo os cabelos de alguns personagens de 'Amor à Vida': 'muito menos importantes que as que realmente tinham significado, como em relação à homofobia'
Veja + após o anúncio

No ar desde 20 de maio de 2013, "Amor à Vida" chega ao fim nesta sexta-feira (31), depois de 221 capítulos. Estreando com um novelão no horário nobre da Globo, Walcyr Carrasco fecha sua trama em meio a uma grande expectativa do público que torce para o beijo gay do casal Niko (Thiago Fragoso) e Félix (Mateus Solano). Em entrevista ao Purepeople, o autor faz um balanço da obra e afirma que o folhetim "transcendeu essa questão porque discutiu a homofobia". Confira a entrevista completa.

Purepeople: Que avaliação você faz da experiência que foi sua primeira novela das nove? Correspondeu às suas expectativas?

Walcyr Carrasco: Eu me entreguei inteiramente ao trabalho, com paixão, e isso é o mais importante. Um trabalho só é importante para mim quando é uma viagem emocional, como foi o caso. Não me ligo muito nessa história de horário não, o que gosto é de escrever.

Você estabeleceu uma via de comunicação com o público através do Twitter. Isso já acontecia com as suas outras novelas? As críticas dos telespectadores te incomodaram?

Eu era menos ativo no Twitter antes. Adorei falar com os telespectadores, principalmente quando foi o caso de desmentir notícias falsas. Mas na minha próxima crônica da revista "Época" eu falo também sobre a internet selvagem, onde as pessoas se escondem atrás de fakes para atacar, destruir. Há inclusive empresas que contratam pessoas justamente para criar uma imagem negativa do concorrente na internet, através de fakes.

Algumas mudanças na trama aconteceram - assim como em toda obra aberta, é claro -, alguma delas você preferia não ter feito, ou tomado um caminho diferente?

Nunca penso nisso, vou criando e me apaixonando ou não pelos rumos da história.

Houve quem criticasse a campanha pela leitura que você lançou na trama através dos livros que vários personagens leem e comentam. Como você vê isso?

É como eu disse, há pessoas que entram na internet decididas a destruir, a falar mal. Algumas deram a impressão de estarem mal informadas por falarem em "merchindising". Os livros que eu indiquei não foram merchandising, a Globo aceita que o autor faça um trabalho social e cultural. Eu escolhi os livros que achava importante indicar.

"Amor à Vida" causou algumas polêmicas, várias relacionadas a cabelo, como você mesmo comentou pelo Twitter uma vez. A proporção que elas tomaram chegou a te surpreender ou incomodar?

Ah, sim, mas essas foram muito menos importantes que as polêmicas que realmente tinham significado, como em relação à homofobia.

Qual foi a maior dificuldade que você enfrentou durante esses oito meses escrevendo?

Houve um momento difícil em que tive que fazer cinco extrações e cinco implantes dentários ao mesmo tempo. senti muita dor durante um mês e meio, e tinha que continuar escrevendo, então passei momentos realmente difíceis. Tomava tanto remédio contra a dor que às vezes dormia no teclado do computador, acordava e voltava a escrever.

É recorrente nas redes sociais comentários de pessoas que acreditam que o texto da Valdirene (Tatá Werneck) é improvisado. Esse improviso acontece realmente ou foi só mesmo no "BBB"?

Desde o começo a Valdirene teve uma liberdade especial, inclusive porque contracenava com pessoas que não eram atores, como o Neymar. Então ela tinha que estar pronta para se virar em qualquer situação. Mas isso não costuma ocorrer com meus personagens.

Essa especulação toda em torno do primeiro beijo gay da teledramaturgia brasileira já vem acontecendo há alguns anos. Por que você acha que não aconteceu até hoje? A possível rejeição do público pesa na hora de decidir escrever uma cena dessas?

Eu acho que "Amor à Vida" transcendeu a questão do beijo gay porque discutiu fortemente a homofobia.

(Por Samyta Nunes)

Sobre
Novela Amor à Vida
Novela Amor à Vida
Beijo gay de Félix e Niko em 'Amor à Vida' é exibido com advertência no Peru
10 de junho de 2015 17:11
Último capítulo de 'Amor à Vida' tem primeiro beijo gay de TV chilena: 'Choque'
7 de janeiro de 2015 10:14
Mateus Solano e Thiago Fragoso gravaram beijo de língua para 'Amor à Vida'
10 de fevereiro de 2014 11:52
Mesmo com beijo gay, final de 'Amor à Vida' não bate recorde de audiência
1 de fevereiro de 2014 10:52
Todos os itens
Palavras-chave
Novelas Entrevista Principais notícias TV
Sobre o mesmo tema
Luísa Sonza revela ainda ser apaixonada por Whindersson Nunes após 3 anos da separação: 'Grande amor da minha vida'
Luísa Sonza revela ainda ser apaixonada por Whindersson Nunes após 3 anos da separação: 'Grande amor da minha vida'
3 de novembro de 2023
'Terra e Paixão': 'O amor do Kevin salvou o Ramiro', opina Amaury Lorenzo, ator que dá vida ao capataz de Antonio
'Terra e Paixão': 'O amor do Kevin salvou o Ramiro', opina Amaury Lorenzo, ator que dá vida ao capataz de Antonio
2 de novembro de 2023
Notícias similares
'Mexi onde não devia': Ana Hickmann acusa Alexandre Correa de fraude, desvio de dinheiro e falsidade ideológica
'Mexi onde não devia': Ana Hickmann acusa Alexandre Correa de fraude, desvio de dinheiro e falsidade ideológica
26 de novembro de 2023
Globo apela com novela 'Renascer' em show de Ivete Sangalo no Maracanã. Veja o que aconteceu!
Globo apela com novela 'Renascer' em show de Ivete Sangalo no Maracanã. Veja o que aconteceu!
21 de dezembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias