A situação política mundial está em um momento delicado. Neste sábado, dia 28 de fevereiro, os Estados Unidos e o Israel lançaram um ataque coordenado ao Irã que deixou dezenas de mortos e muitos feridos. Segundo Donald Trump, o ataque teve como objetivo "proteger o povo americano de ameaças do governo iraniano".
Em resposta, o Irã bombardeou alguns outros países, incluindo Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde Simone Mendes estava hospedada até a última sexta (27). Já na tarde deste sábado (28), Trump publicou um comunicado em seu perfil da rede social Truth Social, dizendo que o aiatolá Ali Khamenei, líder do Irã, teria sido morto nos ataques.
No texto, Trump escreveu: "Khamenei, uma das pessoas mais perversas da História, está morto. Isso não é apenas justiça para o povo do Irã, mas para todos os grandes americanos e para aqueles de muitos países ao redor do mundo que foram mortos ou mutilados por Khamenei e sua gangue de bandidos sedentos de sangue".
Ainda na mesma publicação, Trump afirmou que Khamenei "foi incapaz de escapar de nossa inteligência e de nossos sofisticados sistemas de rastreamento" e completou: "Esta é a maior chance para o povo iraniano recuperar seu país". Ele também sugeriu que outras lideranças teriam sido mortas junto com o aiatolá e citou movimentações dentro das forças de segurança iranianas.
Também no seu pronunciamento, Trump, alvo de uma análise de psicanalista, disse que os ataques seguiriam sem pausa "durante toda a semana ou pelo tempo que for necessário". Segundo o presidente dos Estados Unidos, os ataques têm como objetivo "alcançar a paz no Oriente Médio e no mundo".
Leia na íntegra acessando a galeria!
Por outro lado, o Irã rejeitou o discurso de Donald Trump de que Ali Khamenei estaria morto. De acordo com uma declaração de Esmail Baghaei, porta voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, para a ABC News, tanto o presidente quanto o líder supremo do Irã estariam "sãos e salvos".
Baghaei também afirmou que o sistema de governo do país segue operando normalmente: "Está funcionando", disse o porta voz.
Enquanto Teerã nega e Trump sustenta a suposta morte de Ali Khamenei, Israel, que orquestrou os ataques com os Estados Unidos, também se pronunciou. O primeiro ministro Benjamin Netanyahu declarou que "há muitos sinais" de que o líder supremo do Irã "não está mais entre nós".
ATUALIZAÇÃO: na noite deste sábado (28), César Tralli entrou ao vivo na programação da TV Globo para anunciar a morte do aiatolá Ali Khamenei. De acordo com o jornalista, o governo do Irã, que antes vinha negando o fato, agora confirmou o falecimento.