A cantora e atriz Barbra Streisand construiu uma carreira marcada pela música, pelo cinema e também pelo envolvimento em causas sociais e ambientais. Em 1993, ela tomou uma decisão incomum ao doar uma propriedade de luxo em Malibu, na Califórnia, para uma organização estadual de conservação.
Avaliada em US$ 15 milhões na época, a propriedade tinha cerca de 24 acres, equivalentes a quase 10 hectares, e reunia jardins, riachos, pontes e cinco casas com estilos arquitetônicos diferentes. Antes de doá-la à Santa Monica Mountains Conservancy, Streisand tentou vendê-la por seis anos, mas nunca conseguiu ter sucesso na operação.
A doação foi anunciada em 1993 e, na época, Joseph T. Edmiston, então diretor executivo da organização, descreveu o terreno como "a terra mais valiosa já doada à Área de Recreação Nacional das Montanhas de Santa Monica". A ideia era transformar o espaço em um centro de estudos e conservação ambiental, com pesquisadores residentes, conferências e atividades de educação ambiental.
"Ela estava determinada a que (a propriedade) não fosse desperdiçada", afirmou Edmiston naquela ocasião. Segundo ele, a criação do centro partiu da própria cantora, que procurou a Santa Monica Mountains Conservancy interessada em destinar o imóvel a uma iniciativa social ou ambiental.
O projeto previa aproveitar as construções existentes para receber pesquisadores e estudiosos, além de abrir parte da área ao público e conectá-la ao sistema de trilhas das Montanhas de Santa Monica. O local também tinha relevância cultural: em 1986, Streisand realizou em sua propriedade um concerto beneficente que arrecadou milhões de dólares para instituições de caridade e causas progressistas.
O espaço passou a ser conhecido como Centro Barbra Streisand de Estudos de Conservação e, em 2009, recebeu o nome de Ramirez Canyon Park. Apesar da proposta de criar um centro de pesquisa e receber visitantes, o parque não seguiu muito bem os desejos da cantora e, hoje, funciona como uma área pública de visitação regular.
Por estar situado em um bairro residencial privado, o acesso passou a ser limitado e depender de autorização ou agendamento. Em 2011, a propriedade voltou a ser assunto por causa de uma proposta do então governador da Califórnia, Jerry Brown, de vender o parque para ajudar a enfrentar o déficit orçamentário estadual. Na época, Streisand manifestou compreensão diante da situação financeira, embora esperasse que o terreno continuasse preservado.
"Embora eu esperasse que a propriedade em Ramirez Canyon, que doei para a Santa Monica Mountains Conservancy, fosse usada para um moderno Centro de Conferências e Estudos Ambientais, como originalmente planejado, entendo a difícil decisão do Governador Brown, considerando o grave déficit orçamentário que a Califórnia enfrenta", declarou a artista.
Barbra também pediu que qualquer comprador preservasse o habitat e minimizasse os transtornos aos moradores da região. A venda foi contestada pela Santa Monica Mountains Conservancy, responsável pela administração do parque, e não chegou a ser concluída.
Em novembro de 2018, um incêndio queimou quase 97 mil acres nos condados de Los Angeles e Ventura ao longo de aproximadamente duas semanas, e acabou atingindo a propriedade. O fogo destruiu a Peach House, uma das construções mais conhecidas da propriedade. As outras quatro residências foram poupadas, embora o parque tenha sofrido danos.
Atualmente, o local permanece sob administração da organização de conservação, mas não está aberto à visitação livre. O acesso é limitado a pessoas autorizadas e a grupos específicos ligados a atividades de pesquisa e programas educacionais.