A polêmica entre Ratinho e Erika Hilton ganhou desdobramentos inéditos: a deputada conseguiu direito de resposta no SBT, e o apresentador acionou o STF (Supremo Tribunal Federal) contra a parlamentar. Há mais de três meses que o famoso apresentador e Erika trocam farpas depois que o comunicador se mostrou contrário à nomeação da deputada para presidir comissão em prol das mulheres.
Ratinho foi acusado de transfobia ao afirmar que Erika é homem e ao se defender apontou de "lacração" à "malcriação" da parlamentar. Por sua vez, a deputada tentou retirar o "Programa do Ratinho" do ar e exigiu multa. Já nesta quarta-feira (17), a 2ª Vara Cível do Foro Central do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo mostrou-se ao lado de Erika.
Para o juiz André Della Latta Cartax, que se debruçou sobre o caso, Ratinho não se limitou a criticar a nomeação da deputada do PSOL-SP e negou a identidade da psolista, reduzindo a "condição da mulher a atributos estritamente biológicos e morfológicos", relatou a colunista Monica Bergamo, da "Folha de S.Paulo".
O juiz disse ainda que o discurso de Ratinho, envolvido em outra polêmica recente, teve como base ridicularizar e desqualificar a parlamentar. "Ofensa não é opinião, é ato ilícito", destacou. Por fim, Erika Hilton terá direito de resposta no programa do SBT e de duração igual à da fala do apresentador, vencedor em 1997 do Troféu Imprensa como Revelação do Ano.
A veiculação precisará ser feita em até 10 dias para que não haja cobrança de R$ 50 mil ao dia.
E ao mesmo tempo, Ratinho acionou o STF contra a própria Erika. O motivo? O apresentador acusa a deputada de feito ilações ao relacionar um de seus três filhos a um caso de abuso sexual. Caberá ao ministro Dias Toffoli a relatoria do caso.
Também de acordo com a "Folha", em um post do mesmo mês de março, a parlamentar afirmou que Ratinho "submetia pessoas à escravidão em suas fazendas no Paraná" e citou um caso de estupro de vulnerável. Diante disso, o apresentador do SBT cobra duas respostas: a qual dos filhos Erika se referiu e a qual das fazendas.