No ano passado, Neguinho da Beija-Flor encerrou sua carreira como intérprete da escola de samba após 50 anos de muita história frente à agremiação, além de momentos delicados com um câncer no intestino que colocou à prova seu futuro na Beija-Flor. Em seu primeiro desfile fora do cargo, ele roubou a cena ao surgir na Sapucaí na madrugada desta terça (17).
No segundo dia dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, a Beija-Flor foi a segunda a se apresentar na Sapucaí e, para a surpresa de muitos Neguinho esteve presente, mas como baluarte. Novidade para muitos, o termo se refere a pessoas de grande importância histórica e cultural dentro de uma escola de samba.
De acordo com o termo, um baluarte atua como pilar e guardião da memória da agremiação, responsável por manter vivo a tradição popular do Carnaval por meio de sua história.
Antes mesmo da Beija-Flor iniciar seu desfile, que trouxe Giovanna Lancellotti em uma posição de destaque e com uma fantasia belíssima, Neguinho da Beija-Flor roubou completamente a cena na concentração. Notado pelo público, ele foi ovacionado com um coro de 'Neguinho' ecoando pela arquibancada.
Muito feliz e ostentando uma faixa de baluarte com as cores da Beija-Flor, o intérprete aposentado distribuiu acenos para o público presente, como pode ver no vídeo anexado no final desta matéria. Com sua saída, os novos intérpretes da escola de samba agora são Nino e Jessica Martin.
Em entrevista à TV Globo, Neguinho da Beija-Flor comentou a felicidade de ocupar o cargo de baluarte no Carnaval 2026: "Vamos ver qual vai ser a minha reação. Vou apresentar a escola, na frente, eu e papai", disse ele, se referindo a Aniz Abraão David, conhecido como Anísio, o patrono da escola de samba.
"É o que fica para a história, esse carinho. Esse é um carinho maior. Estamos disputando o título. É a 1ª vez em 50 anos que não vou cantar na Avenida. Mas vamos ganhar novamente", completou Neguinho, confiante no bicampeonato da Beija-Flor no Carnaval.