Não se trata apenas de músculos: um estudo confirma um benefício que a academia representa além do físico e que ninguém lhe contou
Publicado em 17 de fevereiro de 2026 às 15:24
Treinar regularmente está se tornando cada vez mais uma ferramenta silenciosa para fortalecer a autoestima
Não se trata apenas de músculos: um estudo confirma um benefício que a academia representa além do físico e que ninguém lhe contou Além dos benefícios individuais, a literatura acadêmica aponta que o próprio contexto social da academia Qual relação da academia com a autoestima? Veja mais Academia e benefícios sociais: as interações com a equipe, com outros usuários e o senso de comunidade que é gerado pode ajudar na saúde mental Você sabia que treinar regularmente está se tornando cada vez mais uma ferramenta silenciosa para fortalecer a autoestima?

Antes de pensar em corpos definidos ou recordes pessoais, a academia costuma ser vista como um espaço puramente físico, quase mecânico, e que muita gente tenta fugir ao máximo.

No entanto, nos últimos anos, a ciência começou a olhar além do espelho e dos pesos, apontando que treinar regularmente pode ter um impacto profundo na forma como uma pessoa se vê e se relaciona com os outros, um benefício silencioso na saúde mental que até agora tinha passado bastante despercebido.

Um artigo recente publicado na Men's Fitness sugere que a relação entre ir à academia e se sentir bem consigo mesmo vai além de levantar pesos e suar muito: as academias podem se tornar espaços que reforçam a confiança pessoal de maneiras que muitas pessoas não haviam considerado até agora. Imagina que tudo, né? Não perca tempo e saiba como unir o útil ao agradável. 

Qual relação da academia com a autoestima?

De acordo com este artigo, baseado em um novo estudo que examina como os hábitos de exercício se relacionam com a saúde mental e a autoestima, quase um terço dos homens reconhece que suas inseguranças relacionadas à imagem corporal, como evitar espelhos ou fotos, se refletem em seus hábitos de treino e autoestima.

Além disso, justamente ambientes como academias e clubes esportivos aparecem como alguns dos locais que mais impactam positivamente o bem-estar psicológico e a percepção de si mesmo, atrás apenas de parques e espaços ao ar livre onde também se pratica atividade física e se convive com outras pessoas.

Essa abordagem não é isolada na literatura científica sobre exercício e saúde mental. Inúmeras pesquisas mostraram que o exercício regular não apenas melhora a condição física, mas também a autoconfiança e a percepção do próprio corpo. 

Por exemplo, um estudo publicado no PubMed descobriu que as pessoas que se exercitam regularmente apresentam níveis significativamente mais elevados de autoeficácia, autoestima e consciência corporal em comparação com aquelas que levam um estilo de vida sedentário, o que sugere que a prática frequente de atividade física pode ser um método eficaz para fortalecer essas facetas da psicologia pessoal.

Estudos adicionais também comprovam que a atividade física está associada a melhorias na autoestima e na percepção de si mesmo ao longo das diferentes fases da vida, desde a juventude até a terceira idade.

Veja também
Looks de academia candy color no 'BBB 26': descubra de onde são e quanto custam os conjuntos fitness que Sarah levou para o reality
Entenda os benefícios sociais da academia

Além dos benefícios individuais, a literatura acadêmica aponta que o próprio contexto social da academia (as interações com a equipe, com outros usuários e o senso de comunidade que é gerado) pode favorecer a construção de confiança no ambiente e aumentar a fidelidade das pessoas à sua rotina de treino. 

Pesquisas recentes destacam que uma boa interação entre os usuários e os serviços da academia contribui para gerar um vínculo de confiança que influencia positivamente a experiência global dos frequentadores, o que poderia amplificar os efeitos psicológicos saudáveis associados à prática regular de exercícios.

Embora ainda sejam necessárias mais evidências para compreender com precisão a causalidade (ou seja, se a frequência à academia gera confiança ou se as pessoas com maior confiança tendem a frequentar mais a academia), a convergência de descobertas em vários estudos apoia a ideia de que integrar o exercício físico na vida cotidiana pode trazer benefícios que vão muito além do meramente físico.

Em muitos casos, ajudam a reforçar aspectos tão essenciais como a autoestima, a autoeficácia e a sensação geral de bem-estar psicológico. Então já separa o lookinho e bora malhar!

Matérias relacionadas
Nem academia, nem genética: o segredo dos 'gominhos' da barriga de Aline Riscado, Sarah Andrade e outros participantes do 'BBB 26' é a lipo; entenda diferentes versões
Nem academia, nem genética: o segredo dos 'gominhos' da barriga de Aline Riscado, Sarah Andrade e outros participantes do 'BBB 26' é a lipo; entenda diferentes versões
As duas palavras que precisamos mudar, segundo um especialista em saúde mental, para parar de pensar demais
As duas palavras que precisamos mudar, segundo um especialista em saúde mental, para parar de pensar demais
'Sou o jogador mais completo que já existiu', dispara Cristiano Ronaldo em 'aula de autoestima'; atleta garante que nem Messi, nem Pelé o superam
'Sou o jogador mais completo que já existiu', dispara Cristiano Ronaldo em 'aula de autoestima'; atleta garante que nem Messi, nem Pelé o superam
Por Clara Espíndola | Colaborador
Viciada em novela desde criança, Clara é apaixonada por beleza, criada no teatro e troca qualquer programa por uma boa noite de fofoca.
Palavras-chave
Bem-estar Lifestyle Saúde Estética
Sobre o mesmo tema
Notícias similares
Últimas Notícias
Últimas Notícias