Com o fim impactante de "Força de Mulher", na próxima sexta-feira (4), a Record estreia mais uma produção bíblica na segunda-feira seguinte (7). Já disponível no streaming (Univer Video), "Paulo, o Apóstolo" é a 20ª produção do segmento entre novelas, séries e minisséries desde 2010. À frente do elenco está Murilo Cezar, estreando na emissora após passagem pelo SBT, onde viveu o Marcelo de "As Aventuras de Poliana" (2018-2020) e "Poliana Moça" (2022-2023).
Embora já tenha vivido muitos personagens na TV, Murilo afirma sem hesitar: interpretar Paulo de Tarso foi uma travessia emocional e espiritual. "Vivo intensamente o Paulo. E para voltar para mim depois de uma cena pesada, tenho um ritual simples: banho demorado, música instrumental e, às vezes, só o silêncio. Gosto de meditar e respirar profundamente. Isso me ajuda a entender o que é dele, o que é meu e o que posso levar dessa jornada", explica exclusividade ao Purepeople sobre os bastidores intensos da novela.
Com uma performance visceral, Murilo encontrou em detalhes sutis, como o figurino, caminhos para a imersão completa. "Pode parecer bobo, mas foi a sandália que me trouxe a sensação real de estar no tempo dele. Quando senti a areia da cidade cenográfica nos pés pela primeira vez, me desconectei totalmente do cotidiano", garante o colega de elenco de nomes como Juliana Xavier, Marcos Winter e Rafaela Sampaio, todos já com passagens por outras produções bíblicas da Record.
E se Paulo de Tarso tivesse Instagram hoje? Murilo se diverte com a ideia. "Acho que seria bem sóbrio, nada de filtros! Teria versículos, reflexões, imagens de paisagens, talvez uns 'reels' sobre transformação pessoal… Mas nada de selfies! Ele era muito mais sobre a mensagem do que sobre a imagem", opina o paulista de 39 anos.
Sobre a própria essência, o ator se define como racional, mas profundamente conectado à emoção. "Paulo teve uma jornada linda nesse sentido. Ele começa passional e vai se tornando cada vez mais razão e fé. Uma razão que nasce da consciência. Ele viveu de forma coerente, e essa integridade é algo que admiro demais", destaca Murilo.
E ao entrar na brincadeira da "DM histórica", Murilo indicou com quem gostaria de conversar. "Trocar mensagens com o Ayrton Senna seria incrível. Perguntaria: 'Qual era a fonte da sua busca por ser melhor?' Me inspiro muito nessa dedicação", justifica a respeito do piloto brasileiro morto em acidente no circuito de Ímola em 1994 e na época namorado de Adriane Galisteu.
"Ou então com Jesus mesmo. 'Paulo se inspirava Nele, e eu também. Perguntaria: 'Senhor, como aplicar perdão e compaixão num mundo tão dividido?' Aliás… quando o Senhor volta? (risos)", completa bem-humorado.