Luana Piovani se debruçou sobre diversas polêmicas durante participação no quadro “Pode Perguntar”, do “Fantástico”. Questionada sobre a situação mais constrangedora que já viveu na vida, a atriz relembrou a polêmica com Caetano Veloso em 2006.
“Olha, eu não tenho muita vergonha na cara, não. Para eu ficar envergonhada, é difícil. Mas nessa, achei melhor me calar. Me senti realmente muito embaraçada”, admitiu Luana.
Naquele ano, o artista lançou o aclamado álbum “Cê”, com a faixa “Um Sonho”, que traz uma letra bastante sensual. Luana declarou publicamente que a canção foi inspirada nela. “Cheguei em casa, gritei, escutei a música e me senti, né? Pô, agora sou eu, Regina Casé, Sonia Braga e Vera Zimmerman. Um luxo!'', disse ela ao jornal O Dia.
Alguns versos até ajudavam a confirmar a inspiração. A música abre com “Lua na folha molhada”, cuja junção das duas primeiras palavras forma o nome da atriz, e encerra com “Jabuticaba branca”, que parece referenciar Jaboticabal, cidade natal da então global.
No entanto, Caetano desmentiu a atriz cerca de 10 dias depois em uma entrevista ao jornal Folha de São Paulo. “Uma coisa que eu nunca faria seria tornar pública uma canção erótica sobre uma mulher com quem nada tive", disparou.
A situação rendeu muitas críticas e piadas contra Luana, que, na época, já era uma celebridade que dividia opiniões do público por conta da personalidade forte. “Tinha um colunista social que distribuía o ‘mico do ano’. Em fevereiro ele falou: ‘Bom, gente, esse ano não tem concorrência. O mico do ano é da Luana Piovani’”, lembrou a estrela em 2025.
O desmentido público resultou no fim da amizade de Luana e Caetano. Segundo o jornal Extra, o cantor até tentou pedir desculpas, mas a atriz não aceitou. Meses depois, em entrevista à revista Trip, ela não poupou o ex-amigo de críticas.
“Era um Deus e descobri que era um banana de pijama”, declarou Luana, que foi além: “Para mim, ele morreu, está sepultado. Não posso acreditar que um cara de 65 anos faça uma galhofa dessa”.
No ano seguinte, durante um show no Rio de Janeiro, Caetano finalmente admitiu que “Um Sonho” foi “parcialmente inspirada” em Luana. “Não a desmenti, como disseram. Há dois anos, quando compus a música, disse que tinha sido parcialmente inspirada nela. Mas Luana se precipitou e contou antes de me consultar”, justificou.