Quando vai ser o sorteio da Copa do Mundo 2026? Participações de Galvão Bueno e Donald Trump estão previstas; entenda
Publicado em 1 de dezembro de 2025 às 20:37
Por Pedro Henrique Cabo | Colaborador
Geek fashionista que canta 'Let It Go' no chuveiro, trata 'O Diabo Veste Prada' como religião e escolheu Piplup como seu inicial. Jornalista metido a designer, cinéfilo de Letterboxd e amante das artes.
Galvão Bueno e Donald Trump juntos no sorteio da Copa do Mundo? Saiba onde assistir e descubra com quais países o Brasil poderá ser sorteado
Veja + após o anúncio

Um encontro histórico está marcado, quando o mundo vai finalmente conhecer os grupos da Copa do Mundo 2026, evento que será transmitido direto do Kennedy Center, em Washington, às 14h, no horário de Brasília. Com expectativa global, milhões devem acompanhar o sorteio que definirá o destino das 48 seleções, número inédito na história do torneio.  Mas afinal, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e o narrador esportivo brasileiro mais famoso, Galvão Bueno, que estava internado na UTI, vão estar juntos nessa decisão futebolística? O Purepeople te conta tudo.

Quando será o sorteio e o que ele define?

O sorteio dos grupos acontecerá na próxima sexta-feira (5), e será conduzido pela FIFA no Kennedy Center. É ali que serão definidos os confrontos da fase inicial, marcando a estreia do formato ampliado, ainda mais competitivo, com quase 10 milhões de torcedores esperados nos três países-sede, segundo a própria entidade.

A Copa começa oficialmente em 11 de junho de 2026 e será realizada simultaneamente em Canadá, México e Estados Unidos, outra novidade marcante desta edição. 

Veja + após o anúncio
Entenda como o sorteio vai funcionar

As 48 seleções estão divididas em quatro potes. O Pote 1 reúne os três países-sede e as nove seleções mais bem ranqueadas pela FIFA: Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.

Cada anfitrião terá uma bola de cor específica: México (A1, verde), Canadá (B1, vermelha) e Estados Unidos (D1, azul). As demais seleções do Pote 1 ocuparão automaticamente a posição 1 do grupo que lhes couber.

Os demais potes se organizam assim:

Veja + após o anúncio

Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália.
Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul.
Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia e seis vencedores dos playoffs.

Veja também
Há quase 200 dias para Copa do Mundo, Galvão Bueno é internado e filha do narrador explica estado de saúde do pai: 'Descobrimos uma...'
Donald Trump confirmado no sorteio

A Casa Branca oficializou que o presidente Donald Trump estará presente no sorteio desta sexta. A porta-voz Karoline Leavitt confirmou a ida do presidente ao Kennedy Center, reforçando o peso político que o evento terá em um ano que marca o 250º aniversário da independência dos EUA.

A presença de Trump deve atrair ainda mais atenção midiática para o sorteio, especialmente após o político ter oficializado recentemente a retirada de 40%  de tarifa sobre produtos do Brasil como café e carne, de acordo com a Agência Brasil

Veja + após o anúncio
E o Galvão Bueno? 

O jornalista e colunista Flávio Ricco, do Portal Léo Dias, revelou que Galvão Bueno quer participar da transmissão do sorteio pelo SBT. No entanto, sua presença depende de um fator decisivo: a liberação da Band, emissora com a qual ele ainda mantém contrato e onde apresenta o programa "Galvão e Amigos".

Galvão teria pedido autorização ao departamento de esportes da Band, mas não foi liberado até agora. Resta saber se o pedido precisará chegar diretamente a Johnny Saad, dono da emissora.

Enquanto isso, o SBT já confirmou parte de sua equipe: Tiago Leifert será o apresentador do sorteio direto de São Paulo, acompanhado por Mauro Beting e Wallace Neguerê. Já João Venturi, Alexandre Pato e Gabi Martins estarão nos Estados Unidos para a cobertura, ainda segundo o colunista.

Veja + após o anúncio
Como assistir ao sorteio?

O evento terá transmissão ao vivo pelas plataformas oficiais da FIFA, e no Brasil será exibido pela TV Globo, SporTV e ge tv, no YouTube. Sites e redes sociais da FIFA também farão a cobertura minuto a minuto.

Com seleções históricas, transmissão disputada por grandes emissoras, incertezas sobre Galvão Bueno e presença garantida de Donald Trump, o sorteio da Copa 2026 promete ser um dos mais comentados dos últimos anos e, para as apaixonadas pelo esporte, a contagem regressiva já começou.

Sobre
Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana